HIDROGRAFIA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

O Continente Americano
Hidrografia dos países em desenvolvimento
POTAMOGRAFIA Estudo das águas continentais
ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre.
JEFFERSON MAMEDE NUNES
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Professor Fabio Limeira
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
RELEVO E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Biomas e Hidrografia.
Hidrografia.
Hidrografia de Santa Catarina
HIDROGRAFIA Prof. Rui Piassini.
Antonio Neto Lima Bonfim
O que você deve saber sobre
BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASIL.
Bacias Hidrográficas do Brasil
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Hidrografia.
RECURSOS HÍDRICOS: MANEJO E ESTADO ATUAL
Hidrografia brasileira
Bacia Amazônica: Abrange uma área de km2 – a maior do mundo
Águas Continentais.
Os oceanos e os mares Planeta água..
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Profªѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia
A Hidrografia Brasileira
Hidrografia e Clima.
CIVILIZAÇÕES DE REGADIO
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Bacias Hidrográficas da América do Sul
Dinâmica das bacias hidrográficas
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
Capítulo 11 – Hidrografia
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Formas e Unidades do Relevo
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
HIDROSFERA Prof. Márcia.
Prof.: Fabrício Américo
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
Hidrografia.
Dinâmica das bacias hidrográficas
HIDROGRAFIA.
Hidrografia Brasileira
Aquecimento da água pelo Sol Evaporação Vapor se eleva com o ar quente
Região Nordeste 18/04/2017.
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10.
Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área e, como tal,
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Hidrografia
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
PRÉ-ENEM FREI SERÁFICO
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Recursos hídricos A questão da água.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Bacias hidrográficas brasileiras
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Hidrografia - Características
O CICLO HIDROLÓGICO. O CICLO HIDROLÓGICO DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA E NO BRASIL.
Hidrografia Professor: Jeferson.
Hidrografia Professor: Jeferson. Ciclo da água.
Hidrografia e o ciclo da água
Transcrição da apresentação:

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

Bacia Hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, consiste em uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Nosso país é o mais rico em rios do mundo: detém 12% de toda a água doce que está na superfície da Terra. A maior bacia fluvial do mundo também fica no Brasil - é a Amazônica, claro. Só o grandioso rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos

No Brasil, há rios com os mais diferentes aspectos No Brasil, há rios com os mais diferentes aspectos. As águas que os alimentam vêm das chuvas e por causa de nosso clima tropical, muito chuvoso, a maioria dos rios brasileiros nunca seca. Mas há exceções: rios temporários que somem nas secas, como é o caso do rio Jaguaribe (no Ceará).

RIO JAGUARIBE

CLASSIFICAÇÃO DOS RIOS Perenes = Mantém suas águas durante todo o ano. Intermitentes = Secam durante o período de escassez de chuva. Planaltos = mantém seu curso na região de planalto. Planícies = mantém seu curso na região de planícies Exorréicos = deságuam diretamente no mar. Endorréico = deságuam dentro do continente, formando lagos ou lençóis freáticos. Criptorréicos = rios subterrâneos. Arréicos = áreas que contem todas as partes do rio, exceto água.

RIO PARNAIBA - PERENE

RIO PARAÍBA - TEMPORÁRIO

RIO SÃO FRANCISCO - PLANALTO São sete hidrelétricas com capacidade instalada de 10.356 MW, que corresponde a 17% da capacidade instalada no país e 98% da região Nordeste.

RIO DE PLANÍCIE - AMAZÔNAS

RIO EXORRÉICO

DRENAGEM ENDORRÉICA – LAGO EYRE (AUSTRÁLIA)

DRENAGEM CRIPTORRÉICA Sac Actun é o rio subterrâneo mais longo do mundo, com 215,4 km de comprimento e 33,5 metros de profundidade. Ele fica na península de Yucatán, no México. DRENAGEM CRIPTORRÉICA

DRENAGEM ARRÉICA – RIO ARACOIABA (CE)

Tipos de regime dos rios Pluvial = necessitam das chuvas para manter suas águas. Glacial ou Nival = depende do derretimento do gelo das montanhas. Misto = quando utiliza de mais de uma forma de regime.

Características gerais dos rios brasileiros 1) A mais extensa bacia fluvial do mundo em torno do mais caudaloso rio, o Amazonas; 2) Predomínio de rios planálticos, que em decorrência do relevo apresentam em seu leito rupturas de declive e vales encaixados que lhes conferem grande potencial hidrelétrico. 3) As duas grandes bacias planálticas são a Platina e a do São Francisco, onde se destacam várias quedas d'água .

3) Predomínio do regime pluvial - Como a maior parte do país se localiza na zona tropical, seus rios apresentam cheias no verão e estiagens no inverno, excetuando-se o rio Amazonas, com regime complexo, o Uruguai (cheias de primavera) e os rios do Nordeste (Piranhas, Jaguaribe, Paraíba e Capibaribe), cujas cheias são de outono/inverno;

4) Prevalência de rios perenes - a principal exceção acha-se no sertão nordestino semi-árido, onde existem diversos cursos fluviais temporários 5) resença de fozes estuarinas — e só excepcionalmente em forma de delta (rio Parnaíba, entre Maranhão e Piauí) ou foz mista (rio Amazonas). 6) Pobreza de lagos - que podem ser agrupados em três categorias: - Costeiros, formados pelo fechamento de uma restinga ou cordão arenoso (caso das lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, no Rio Grande do Sul; Araruama e Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro);

6) Pobreza de lagos - que podem ser agrupados em três categorias: - Costeiros, formados pelo fechamento de uma restinga ou cordão arenoso (caso das lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, no Rio Grande do Sul; Araruama e Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro);

Fluviais ou de transbordamento, originados pelo transbordamentos de cursos fluviais (como o Manacapuru, no Amazonas; Mandioré e Cáceres, em Mato Grosso); Lagos mistos (Lagoa Feia, no Rio de Janeiro e Manguaba em Alagoas).

Laguna Mandioré (Mato Grosso)

Lago Hillier no arquipélago Recherche na Austrália

Hoje existem alguns tipos de lagos que vamos conhecer Lagos Tectônicos Lagos Vulcânicos Lagos Residuais Lagos de Depressão Lagos Glaciais Lagos Mistos

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO MUNDO

CENTROS DISPERSSORES DE ÁGUAS DO BRASIL A Cordilheira dos Andes, onde nascem os formadores do rio amazonas; O Planalto das Guianas, que dá origem aos rios da margem esquerda da bacia amazônica; O Planalto Central Brasileiro, de onde se originam os rios das mais importantes bacias brasileiras: a Amazônica (rios da margem direita), a Platina, e a do São Francisco.