Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARASITOLOGIA MÉDICA.
Advertisements

As principais portas dos agentes infecciosos
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÕNICAS INTRAESPECÍFICAS COLÕNIAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
VÍRUS Acelulares São parasitas intracelulares obrigatórios – só se reproduzem no interior de células vivas; Não apresentam metabolismo.
Factores bióticos.
ALUNAS:TAINA,ANA CAROLINA DANIELA,DAIANE,JAINE
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Como classificar os seres vivos?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Na natureza, as diversas populações que formam uma comunidade estabelecem entre si relações menos ou mais íntimas, como por exemplo:
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
REINO PROTISTA // PROTOCTISTA (atual)
Vírus: Seres sem organização celular
Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes
As bactérias.
Protozoários e Protozooses
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Classificação Biológica
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Biologia – Reino protista
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
ECOLOGIA.
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Parasitologia Clínica Introdução
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Características gerais
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Aulas 29, 30 e 31 Prof. Alan Alencar.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
Campus Caxias Disciplina: Anatomia e fisiologia de invertebrados superiores C/H: 60 h vírus Paulo Sérgio Moraes Caxias 2013.
Parasitologia - UNIPLI
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Marcelo Correa. RELAÇÕES  Relações harmônicas - Ninguém é prejudicado.  Relações desarmônicas – Alguém é prejudicado.  Relações.
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
TIPOS DE RELAÇÕES Harmônica ou positiva (+) – um ou ambos organismos são beneficiados. Desarmônica ou negativa (- ) – um organismo é beneficiado e outro.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Parasitologia Profª Thelma de Filippis BIBLIOGRAFIA
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
O reino Protista Protozoários.
REVISÃO 7º B 2º SEMESTRE P1.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Diversidade dos seres vivos
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Paula Costallat Cantão
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes Reino Monera Aula 3 Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas: Semelhanças morfológicas; Formas de alimentação; Locomoção; Reprodução; Ciclo de vida, etc.

Ex. Bactérias - hanseníase, tétano, tuberculose Conceito O reino Monera é formado por seres muito simples, unicelulares, cuja única célula é envolvida por uma membrana. O material genético (DNA) responsável por sua reprodução e todas suas características encontra-se espalhado no seu interior. Não apresenta uma membrana envolvendo o material genético, ou seja, não possui um núcleo delimitado ou diferenciado do seu restante, é chamada de célula procariótica. Ex. Bactérias - hanseníase, tétano, tuberculose

REINO PROTISTA O reino Protista é constituído por seres também formados por uma só célula, porém com seu material genético protegido por uma membrana nuclear (célula eucariótica). Esses seres unicelulares, que apresentam estrutura um pouco mais complexa, são denominado Eucariontes. No reino Protista encontram-se os protozoários. Muitos deles vivem como parasitos do ser humano e de muitos mamíferos, sendo capazes de causar doenças graves - caso do Plasmodium falciparum, causador da malária - e as diarréias ameba

REINO PROTISTA O reino Protista é constituído por seres também formados por uma só célula, porém com seu material genético protegido por uma membrana nuclear (célula eucariótica). Esses seres unicelulares, que apresentam estrutura um pouco mais complexa, são denominado Eucariontes. No reino Protista encontram-se os protozoários. Muitos deles vivem como parasitos do ser humano e de muitos mamíferos, sendo capazes de causar doenças graves - caso do Plasmodium falciparum, causador da malária - e as diarréias ameba

REINO ANIMALIA O reino Animalia é o que reúne o maior e mais variado número de espécies. Nele estão os homens, répteis, insetos, peixes, aves e outros animais. E também os vermes, que são parasitos e causadores de doenças como a ancilostomíase, conhecida como amarelão, e a ascariose, causada pelas lombrigas.

REINO ANIMALIA Os ácaros que são transportados pelo ar e causam a sarna e alergias respiratórias - e os carrapatos. (aracnídeos) Os insetos também são artrópodes, dentre eles estão as pulgas, que vivem como parasitos, prejudicando os animais e o homem. Existem ainda os insetos que transmitem doenças infecciosas para o homem, como os mosquitos transmissores da febre amarela, dengue, malária e os barbeiros transmissores da doença de Chagas.

OS VÍRUS Os vírus não pertencem a nenhum reino. Não são considerados seres vivos pois não são formados nem mesmo por uma célula completa. São parasitos obrigatórios, só se manifestam como seres vivos quando estão no interior de uma célula. Causam diversas doenças, como caxumba, gripe e AIDS

Formas de associação entre os seres vivos As relações entre os seres vivos visam, na maioria das vezes, a dois aspectos: obtenção de alimentos e de proteção. Como são muitos, e de espécies diferentes, convivendo em um mesmo lugar e relacionando-se, interagem e criam vários tipos de associação. Essas associações podem ser de duas formas: positivas ou harmônicas e negativas ou desarmônicas.

ASSOCIAÇÕES POSITIVAS OU HARMÔNICAS Nas relações harmônicas, as partes envolvidas são beneficiadas e, quando não existem vantagens, também não há prejuízos para ninguém. Todos se relacionam e convivem muito bem.

ASSOCIAÇÕES POSITIVAS OU HARMÔNICAS No comensalismo, uma das espécies envolvidas obtém vantagens, mas a outra não é prejudicada. Como exemplo temos a ameba chamada Entamoeba coli, que pode viver no intestino do homem nutrindo-se de rest

ASSOCIAÇÕES POSITIVAS OU HARMÔNICAS O mutualismo é a relação em que as espécies se associam para viver de forma mais íntima, onde ambas são beneficiadas. Como exemplos temos os protozoários e bactérias que habitam o estômago dos ruminantes e participam na utilização e digestão da celulose, recebendo, em troca, moradia e nutrientes..

ASSOCIAÇÕES POSITIVAS OU HARMÔNICAS A simbiose é a forma extrema de associação harmônica. Nessa relação, as duas partes são beneficiadas, porém a troca de vantagens é tão grande que, depois de se associarem, esses indivíduos se tornam incapazes de viver isoladamente. Assim, temos os cupins, que se alimentam de madeira e para sobreviver necessitam dos protozoários (triconinfas). produzem enzimas capazes de digerir a celulose.

ASSOCIAÇÕES NEGATIVAS OU DESARMÔNICAS As formas de relações desarmônicas mais comumente encontradas são a competição, o canibalismo as predatórias e o parasitismo. No parasitismo, o organismo de um ser vivo hospeda, abriga ou recebe um outro ser vivo de espécie diferente, que passa a morar e a utilizar-se dessa moradia para seu benefício.

ASSOCIAÇÕES NEGATIVAS OU DESARMÔNICAS Sempre haverá um lado obtendo vantagens sobre o outro, que acaba sendo mais ou menos prejudicado. Aquele que leva vantagem (inquilino) ou seja quem invade ou penetra no outro, é denominado parasito. E o indivíduo que recebe ou hospeda o parasito é chamado de hospedeiro.

ASSOCIAÇÕES NEGATIVAS OU DESARMÔNICAS O parasito pode fazer uso do organismo do hospedeiro como morada temporária, entretanto, na maioria das vezes, isto ocorre de forma definitiva. Utilizando-se do hospedeiro como fonte direta ou indireta de alimentos, nutrindo-se de seus tecidos ou substâncias