Curso Técnico em Mineração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Banco de Dados Microsoft ACCESS Básico
Funcionalidades de um SGBD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Projeto de Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados e Access
Introdução a Banco de Dados e Access Isabel Harb Manssour Porto Alegre, maio de 2007 Baseado no material das professoras Miriam Sayão, Adriana Beiler e.
Maurício Edgar Stivanello
Introdução a Bancos de Dados
Prof. Carlos H. Marcondes
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Prof.: Alessandro S.Campos
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Normalização Disciplina: Banco de dados II.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Análise MER: Fábrica de Calçados
Usando Microsoft Access 2010
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
Microsoft access Aula 1 - Introdução ao Microsoft Access
Curso Técnico em Mineração
Curso Técnico em Informática
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Curso Técnico em Informática
Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Implementação a Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
Informática Básica – Unidade 2
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados.
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
Teste.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Integração de Ferramentas CASE
Banco de Dados I I Comandos SQL
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
VERSÃO O Access é um Gerenciado de Banco de dados Relacional Uma Base de Dados é um local Físico onde armazenamos dados para poder consultar essas.
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Introdução a Banco de Dados e Access
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
UCSal – Bacharelado em Informática
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Modelo Relacional ABTécnico. M ODELOS DE DADOS Apoiando a estrutura de um BD está o modelo de dados: uma coleção de ferramentas conceituais.
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
VERSÃO O Access é um Gerenciado de Banco de dados Relacional Uma Base de Dados é um local Físico onde armazenamos dados para poder consultar essas.
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Professor: reno nooblath
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Mineração PARACATU /MG Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa

INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS O que o torna relacional é a maneira como os dados são armazenados e organizados no banco de dados. Todos os dados são guardados em tabelas - “planilha”. São os relacionamentos entre as tabelas que as tornam “relacionais”.

PRINCIPAIS OBJETOS DE UM BD RELACIONAL Tabelas Chave Primária Visões Índice Relacionamento entre tabelas

1. TABELAS Objeto, representado em forma de planilha, criado para armazenar os dados fisicamente Os dados são armazenados em linhas (registros) e colunas (campos) Os dados de uma tabela normalmente descrevem um assunto tal como clientes, vendas, etc.

IMPORTANTE: UMA TABELA PRECISA TER NO MÍNIMO DOIS CAMPOS COLUNA/CAMPO: Local onde os dados serão inseridos. Por exemplo: NOME. LINHA/REGISTRO: Conjunto de campos com informações relacionadas. Por exemplo: 1245, João da Silva, Campinas, 2639900 IMPORTANTE: UMA TABELA PRECISA TER NO MÍNIMO DOIS CAMPOS

2. CHAVE PRIMÁRIA Permite a identificação única de cada registro de uma tabela. Exemplo: RG

CADA TABELA REPRESENTA UM ASSUNTO ESPECIFICO. IMPORTANTE: CADA TABELA REPRESENTA UM ASSUNTO ESPECIFICO.

SEPARANDO O FORMULÁRIO POR ASSUNTO TEMPOS AS SEGUINTES TABELAS: FUNCIONÁRIOS LOTAÇÃO DEPARTAMENTO OCUPAÇÃO CARGOS

3. VISÕES Tabela lógica de um banco de Dados, não contém dados.

4. ÍNDICE É uma ferramenta usada pelo gerenciador de Banco de Dados para facilitar a busca de linhas dentro de uma tabela ÍNDICE ÚNICO: Índice criado a partir da chave primária, não permite a inclusão de linhas duplicadas ÍNDICE DE PERFORMANCE: Facilita a busca de linhas na tabela

EXEMPLO DE ÍNDICES

5. RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS É a forma de unir duas ou mais tabelas por um campo em comum a elas (CHAVES OU ÍNDICES).

PLANEJAMENTO DO BANCO DE DADOS

PLANEJAMENTO DO BANCO DE DADOS Antes de criar um banco de dados é necessário realizar um estudo sobre o tipo de dados que você precisará armazenar para obter as informações adequadas, ou seja, que lhe serão úteis. O planejamento é primordial para que se garanta que dados não faltarão ou serão repetidos, que as tabelas e campos que armazenarão os dados sejam definidos corretamente, entre outros.

A MODELAGEM É COMPOSTA PELAS SEGUINTES ETAPAS: Definição da finalidade do banco de dados Definição das tabelas e respectivos campos Identificação dos campos de chave primária Definição dos relacionamentos entre as tabelas Revisão da estrutura das tabelas

1. DEFINIÇÃO DA FINALIDADE DO BANCO DE DADOS Listar todas as informações necessárias para a confecção do banco de dados. Consultar todas as pessoas que utilizarão o banco de dados. Reunir todos os formulários, planilhas e demais documentos que são utilizados atualmente.

2. DEFINIÇÃO DAS TABELAS E RESPECTIVOS CAMPOS Divida as informações que você precisará em tópicos principais. Exemplo: Clientes, Contas a Receber, Pedidos. Cada tópico torna-se uma tabela. IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES DEVERÃO CONSTAR DE APENAS UMA TABELA.

3. IDENTIFICAÇÃO DOS CAMPOS DE CHAVE PRIMÁRIA Campo que contém um valor exclusivo; Servirá para: Identificar um registro Fazer a ligação entre tabelas.

4. DEFINIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS ENTRE AS TABELAS Definir como os dados de tabelas diferentes relacionarão entre si.

5. REVISÃO DA ESTRUTURA DAS TABELAS Verificar-se: Há informações duplicadas (dados redundantes). Há colunas desnecessárias. Todos os itens de informações foram quebrados em partes menores Por exemplo, uma coluna para Nome e outra para Sobrenome. Os campos estão relacionados com a tabela. Quando um campo não contém informações sobre o tópico da tabela é porque pertence a uma tabela diferente.

CONCEITOS MICROSOFT ACCESS O Access é um Sistema de Gerência de Banco de Dados Relacional Interativo (SGBD) para o Microsoft Windows. Sua utilização é muito simples, não sendo necessário programar para criar um banco de dados. O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é um sistema capaz de armazenar e recuperar informações em banco de dados.

TELA MICROSOFT ACCESS Como a tabela é o principal objeto do Access – ao criar um banco de dados ela é gerada automaticamente. Vamos considerar que a janela visualizada na figura 4 seja a principal. Internamente, cada banco de dados possui 5 objetos (estruturas).

CINCO ESTRUTURAS ACCESS : TABELAS: LOCAL ONDE OS DADOS SÃO ARMAZENADOS. O banco de dados pode ter inúmeras tabelas Cada tabela tem características próprias, em virtude das informações que armazena. CONSULTA – OBJETO MAIS IMPORTANTE, pois é nele que se podem selecionar dados, realizar cálculos e mesclar dados de tabelas diferentes entre outras funções. FORMULÁRIO – UTILIZADO PARA APRESENTAÇÃO OU DIGITAÇÃO DOS DADOS. Layout do formulário é definido de acordo com a preferência do usuário. RELATÓRIO – UTILIZADO PARA IMPRESSÃO DOS DADOS. MACRO – CRIA UMA LISTA DE AÇÕES QUE O ACCESS EXECUTA AUTOMATICAMENTE.