O adolescente cristão e a sexualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO APLICAR O FRUTO DO ESPÍRITO PARA ABENÇOAR MINHA FAMÍLIA?
Advertisements

Entendendo o Adolescente Normal
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
A BÊNÇÃO DOS LIMITES NA FAMÍLIA
Os Conflitos e Questões Mais Importantes da Adolescência
Drogas na adolescência
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
filho, segundo Dom Bosco.
Namoro Ficação ou Pegação?
Instituto de Desenvolvimento Humano e Social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
MANTENDO-SE PURO EM UM MUNDO IMPURO
ROTEIRO Conceito de sexo como energia criadora cuja utilização se enraíza no espírito; Educação sexual adequada, para o crescimento do espírito; Como educar.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
VIVENDO DEDICADO AO SENHOR
Namoro.
PAPO DE HOMENS – 24/08/2013 PALESTRA HOMENS - PORNOGRAFIA.
Contatos Físicos são Importantes para o Desenvolvimento do Amor?
A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência
Série Vida Frutífera Primeira Igreja Batista em Porto Alegre
VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Tema: discipulado com propósito
Luzes e Sombras da Família hoje:
Comportamento do Consumidor Alunos:  Bruno Rocha  Fernando Cardoso  Everton  Sebastião Alves  Mauri Alves.
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Orando por uma vida cristã saudável
Pr Joarês Mendes de Freitas
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Frutos Gálatas 5:
REVISÃO PARTE 03: FAZENDO AS ESCOLHAS CERTAS. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que o mundo nos oferece coisas contrarias a vontade de Deus, como sendo.
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
I Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Identificando Oportunidades
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
...cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
Leia vagarosamente, medite e aplique à sua vida 1- Que é isto, que vocês quando têm alguma coisa contra outro cristão vão à justiça e pedem a um tribunal.
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Gabriela Ramalho Lopes
DANIEL Cap. 1.
SEXUALIDADE ….
Como se desenvolve a sexualidade
O amor humano.
Este estado de magia que paira no ar, fazendo aflorar a alegria nos corações, no momento em que toca os sinos anunciando a maior festa cristã!
Ler o livro Orientação da Criança, págs / Seção 4 e 5 (capítulos 10-19)
Seção 9 (capítulos 36-40) “Muita ansiedade e tristeza dos pais poderiam ser poupadas se desde o berço se ensinasse às crianças que sua vontade não.
Sexualidade na Escola.
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Em busca da felicidade.
“Seja o seu ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” Mateus 5.37.
“Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” Gênesis 2.18.
Transcrição da apresentação:

O adolescente cristão e a sexualidade

Texto base 1 Coríntios 6.19,20. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem seu corpo para a glória dele

Conceito Sexualidade A sexualidade é um aspecto central do bem estar humano, do começo ao fim da vida, envolvendo sexo, identidade de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução (OMS - Organização Mundial de Saúde)

O desenvolvimento sexual humano Fatores influenciadores na sexualidade: Educação; Costumes da família ou grupo com o qual vivemos (cultura); Escolhas e valores pessoais.

O desenvolvimento sexual humano Assim como a alimentação e o descanso, o sexo proporciona sensações de prazer que estão associadas a centros específicos do cérebro, quando estes são estimulados vem a sensação de prazer

O desenvolvimento sexual humano O estímulo sexual é diversificado: vai desde o toque até a troca de olhares ou a imaginação erótica. Resultado da interação entre fatores biológicos e psicológicos resultando na excitação sexual (FIGUEIREDO & CONDEIXA, 2009).

O desenvolvimento sexual humano Segundo a psicologia, a sexualidade de cada pessoa é parte de seu modo de agir e de se expressar e guarda influências de seu meio social e cultural

Adolescência - conceito Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adolescência é o período que vai dos 10 aos 20 anos de idade.

Mudanças no corpo: características sexuais secundárias

Adolescente é normal? Síndrome da Adolescência Normal Busca de si mesmo e da identidade Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fantasiar Evolução da sexualidade Crises religiosas Vivência de um tempo próprio Atitude social reinvindicatória Constantes flutuações de humor Manifestações contraditórias de conduta

O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo? O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. Sendo uma oportunidade de se conhecer melhor, e, com mais intensidade, alguém que pretendemos ter um relacionamento sério, que leve ao casamento. O problema é que muitos jovens hoje namoram demais. Acaba virando um vício. Não conseguem ficar sem namorar.

O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo? A falta de comunicação recíproca entre pais e filhos é o principal motivo dos jovens buscarem orientação de modo errado; através da Internet, televisão e até com outros amigos. “É preciso falar sobre a genitália, a masturbação, os limites do namoro, e até mesmo das mudanças fisiológicas que ocorrem em seu corpo.

O jovem cristão e seu comportamento diante do namoro e do sexo? Hoje a sexualidade está sendo veiculada nos meios de comunicação de forma distorcida. Mas se a menina e/ou menino são instruídos no seu lar, vão saber ter um namoro santo: evitar beijos ardentes, roupas mais sensuais, toques nas partes íntimas e, por último, o ato sexual.

União de pessoas do mesmo sexo

O Espírito de Deus e a natureza humana (Gl 5. 19-23) Imoralidade sexual, Impureza, Adoração à ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raivas, ambição egoísta, desunião, invejas, bebedeiras e etc. Espírito de Deus Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio.