Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
MEDALHA PAULO FREIRE.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Processo de Elaboração do PLOA 2011
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
Leila Brandão SECAD/MEC
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
O Centro De Culturas Populares e Identitárias (CCPI) foi criado em 04 de maio de 2011 para ser o braço da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na execução,
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FÓRUM NACIONAL DOS DIRETORES DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – FNODCF XXI REUNIÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia-Mato Grosso Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica PRONATEC Programa Nacional de Acesso.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Ministério da Cultura.
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
OBSERVAÇÕES GERAIS Atenção às quantidades das metas !!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Como solicitar a certificação
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
EDITAL GESTÃO ESCOLAR PARA A EQUIDADE – JUVENTUDE NEGRA Objetivo Apoiar projetos de gestão escolar que tenham por finalidade enfrentar as desigualdades.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
ATER MARCO LEGAL.
O Programa Brasil Alfabetizado
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
Ministério da Educação
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo de promover e fortalecer políticas públicas voltadas para o estímulo à leitura do público de EJA e à consolidação de uma rede de formação de educadores.

Fomento à Leitura Com o objetivo de estabelecer critérios e procedimentos para a execução de projetos de fomento à leitura para neoleitores jovens, adultos e idosos, mediante assistência financeira, a SECAD elaborou a RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N° 44 DE 16 DE OUTUBRO DE Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Quem pode enviar projetos A assistência financeira de que trata a RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N° 44, destina-se, exclusivamente, aos Estados, Municípios, Distrito Federal, Instituições Públicas de Ensino Superior e Entidades sem Fins Lucrativos. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Cada entidade poderá apresentar um ou mais projetos de fomento à leitura, não sendo permitido, porém, apoio a projetos, de uma mesma instituição, de conteúdo análogo ou que seja objeto de convênio/termo de cooperação ainda em execução.

Forma de apresentação de projetos As propostas serão consideradas válidas somente quando apresentarem, em meio impresso e eletrônico, o conjunto de documentos composto por: Plano de trabalho (em formulários eletrônicos próprios), Projeto Básico (onde se insere cotação de preço e que não segue a modelo padrão).

Público atendido jovens, adultos e idosos neoleitores, respeitadas suas caracter í sticas é tnico-raciais, s ó cioeconômicas, de gênero, de identidade regional/territorial e aqueles em condi ç ão de hospitaliza ç ão, deficiência e priva ç ão de liberdade. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Linhas de ação Os projetos devem articular pelo menos duas entre as quatro linhas de ação: I. promoção de acesso à leitura; II. formação de leitores e mediadores de leitura; III. produção e distribuição de tecnologias educacionais de fomento à leitura; IV. pesquisa e avaliação sobre leitura. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Dos recursos Os recursos repassados serão destinados somente para as despesas de custeio não sendo, portanto, financiados gastos com aquisição de material permanente, construção, reforma, locação de imóveis e similares. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Contrapartida A título de contrapartida financeira, a entidade proponente participará com um valor mínimo a partir de 1% (um por cento) do valor total do projeto, conforme estabelecido na Lei nº ,de 13 de agosto de 2007 – Lei de Diretrizes Orçamentárias Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Direitos Autorais A transferência de direitos autorais patrimoniais será concedida ao Ministério da Educação obedecendo ao disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, não havendo impedimento para que o(s) cedente(s) utilize(m) o produto desde que tal uso não vise lucro e não atenda a fins comerciais. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Seleção Pública 2009 O Edital n º 5, de 27 de mar ç o de 2009, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de março de 2009, Seção 3, páginas 44 e 45, regulamenta a apresentação de proposta no exercício de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Cadastro no SICONV De acordo com o Edital nº 5, as entidades e entes interessados em apresentar projetos devem estar cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, de acordo com o que estabelece a Portaria Interministerial nº 127, de 29 de maio de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Prazo para envio de projetos Os envelopes deverão ser entregues a partir do dia 15/04/2009 at é o dia 15/06/2009 à s 18:00h, valendo como comprovação, o registro de recebimento do projeto pelo protocolo do MEC. Qualquer envelope recebido ap ó s data e hor á rio limites, indicados no Edital n º 5, ser á devolvido lacrado à Institui ç ão. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

Projetos apoiados em 2008 No exercício de 2008, a SECAD investiu um montante de recursos da ordem de R$ ,25 no apoio a 7 convênios de fomento à leitura. As instituições contempladas foram: Associação Vaga Lume/SP Casa das Artes/RJ Fundação Palavra Mágica/SP PUC/RJ – Cátedra de Leitura PUCRJ – Depto de Letras SEDUC/MT