Objetivos Gerais Expandir, ampliar, interiorizar e consolidar a rede de Institutos e Universidades Federais, democratizando e ampliando o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
VALE DO JIQUIRIÇA VALE DO JIQUIRIÇÁ Jiquiriçá Educação Alfabetizados 966 alunos através do Programa Topa no período de Investidos R$ 12 mil em.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade Federal de Pelotas
Organização Territorial da Indústria no Brasil
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Apresentação do Campus Porto Alegre
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Universidade – Tecnologias – Articulação
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
RECIFE ESTRUTURADO PARA O TURISMO DE SAÚDE
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
Institutos Federais: Um Futuro em Aberto Eliezer Pacheco.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
José Aldemir Freire – Economista
Quais os objetivos da discussão do PNE
PLENÁRIA FINAL.
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Gestão e Otimização de Espaços de Cultura, Esporte e Lazer
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Premissas Dados das Microrregiões.
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
PNE: como tornar realidade Uma abordagem sobre o investimento Senador José Pimentel 31/7/2014 CXXXIII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS DE PERNAMBUCO (PNCGA-PE) Foto: Roberto Arrais.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Caracterização Regional
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise CEPLAN Recife, 27 de abril de
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Associação Brasileira
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
Pernambuco. O que vem depois de Suape Fernando Castilho São Paulo Abril de 2011.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
PROJETOS – GESTÃO ESTRATÉGICA MPPE Admissão Legal  Líder: Maviael de Souza Controle à Vista  Líder: Edson Guerra Fiscalizando Atenção Básica à Saúde.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Objetivos Gerais Expandir, ampliar, interiorizar e consolidar a rede de Institutos e Universidades Federais, democratizando e ampliando o acesso de vagas na Educação Profissional, Tecnológica e Superior; Promover a formação de profissionais qualificados, fomentando o desenvolvimento regional e estimulando a permanência de profissionais qualificados no interior do Brasil; Potencializar a função social e o engajamento dos Institutos e Universidades como expressão das políticas do Governo Federal na superação da miséria e na redução das iniquidades sociais e territoriais

1 - DIMENSÃO SOCIAL: Universalização de atendimento aos Territórios da Cidadania; Atendimento aos municípios populosos e com baixa receita per capita, integrantes do G100*; Municípios com percentual elevado de extrema pobreza; 2 - DIMENSÃO GEOGRÁFICA: Atendimento prioritário aos municípios com mais de habitantes ou microrregiões não atendidas; Universalização do atendimento às mesorregiões brasileiras; Municípios em microrregiões não atendidas por escolas federais; Interiorização da oferta pública de Educação Profissional e Ensino Superior; Oferta de Educação Superior Federal por estado abaixo da média nacional. 3 - DIMENSÃO DE DESENVOLVIMENTO: Municípios com Arranjos Produtivos Locais - APLs identificados; Entorno de grandes investimentos.

FASE 1 – 2007 – CAMPUS IPOJUCA NORDESTE BRASILEIRO

FASE 2 – 2010 – CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA, CAMPUS CARUARU E CAMPUS GARANHUNS. Caruaru Afogados da Ingazeira Garanhuns

FASE 3 – 2014 – CAMPUS ABREU E LIMA, CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO, CAMPUS IGARASSU, CAMPUS JABOATÃO DOS GUARARAPES, CAMPUS OLINDA, CAMPUS PALMARES E CAMPUS PAULISTA. Cabo Jaboatão Olinda Paulista Abreu e Lima Igarassu Palmares

Caruaru Recife Ipojuca Cabo Jaboatão Olinda Paulista Abreu e Lima Igarassu Palmares Vitória de Santo Antão Barreiros Afogados da Ingazeira Garanhuns Pesqueira Belo Jardim DISTRIBUIÇÃO DE TODOS OS CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMABUCO - IFPE

Campus Recife

Campus Ipojuca

ESTALEIROS REFINARIA INDÚSTRIA TEXTIL PETROQUÍMICA ALIMENTO TURISMO AUTOMOTIVA GERAÇÃO LOGÍSTICA

Campus Ipojuca LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA ( SOFTWARE E CAD)

CONSTRUÇÃO NAVAL

LICENCIATURA, QUÍMICA E PETROQUÍMICA

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

SEGURANÇA DO TRABALHO

PROGRAMAS E PROJETOS

ENIO CAMILO DE LIMA Vice – Reitor Diretor Geral do Campus Ipojuca Fone: (81)