Que haja luz! Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida.

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Transcrição da apresentação:

Que haja luz! Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro

* Em Série: Na ilustração abaixo vemos um circuito em série que consiste em uma pilha, fios elétricos e duas lâmpadas. Quando fechamos o circuito, os elétrons fluem a partir do terminal negativo, através do fio condutor e passam pelas lâmpadas fazendo com que as mesmas acendam. Logo após, os elétrons voltam ao terminal positivo, e com isso temos um ciclo continuo ocorrendo no circuito. 

* Em paralelo Na imagem abaixo temos o mesmo número de lâmpadas e apenas uma fonte conectada a elas, porém a situação é diferente. Temos então um circuito em paralelo, nele a eletricidade tem mais de um caminho para passar. Na imagem abaixo a eletricidade pode fluir por mais de um caminho, ao contrario do circuito em série, se uma das lâmpadas queimar, a outra ainda pode acender. Isso ocorre porque o fluxo de eletricidade para a lâmpada queimada não interrompe o fluxo de eletricidade para a outra lâmpada. Da mesma forma, se uma lâmpada for retirada, isso não impede que a outra acenda.

ACENDE OU NÃO ACENDE ?! Olá alunos, Hoje iremos trabalhar com componentes elétricos para entender como e quando uma lâmpada se acende.  Entregaremos à você nessa primeira parte da aula...

01 placa de contato 01 lâmpada 01 fonte ou suporte de pilhas com 02 baterias 02 conectores 02 fios

Algumas informações importantes: Este objeto chama-se fonte. Dois cabos estão ligados a ele, que deverão ser usados para conectar o sistema montado por você na placa de contato. DESAFIO: Agora é a sua vez ! Utilizando os materiais sobre a sua mesa, monte um sistema que faça a lâmpada acender. BOA SORTE !!

Agora vamos para a fase seguinte: " DESAFIO MASTER " Você terá que montar um novo sistema, porém iremos lhe dar mais: 01 lâmpada e 03 conectores, mas ... tem que usar TODAS as lâmpadas e TODOS os conectores, e claro ... fazer todas as lâmpadas acenderem... será que você consegue ?! BOA SORTE !!

Desenhe neste espaço os dois sistemas (faça uma legenda para cada um)

Fotografe e cole neste espaço os dois sistemas (faça uma legenda para cada um) 

Conseguiu acender 2 lâmpadas. Então que tal com 3, 4, 5 Conseguiu acender 2 lâmpadas?? Então que tal com 3, 4, 5... haha, não, chega de acender lâmpadas né?!

Vamos treinar mais um pouco?! Hoje o desafio é diferente. Você vai conhecer um simulador de circuito elétrico, para montar o sistema que quiser. http://phet.colorado.edu/sims/circuit-construction-kit/circuit-construction-kit-dc_pt.jnlp USEM A CRIATIVIDADE, e MÃOS Á OBRA!!

E aí. Conseguiu fazer uns circuitos bem doidos E aí? Conseguiu fazer uns circuitos bem doidos? Então que tal um teste para ver se já pode ser assistente de eletricista?   Vamos ter 4 circuitos e você  terá que dizer se a lâmpada acende ou não acende Pronto para o desafio?

Ao lado de cada circuito você terá figuras de lâmpadas acesas e apagadas Arraste com o mouse cada figura e cole sobre a lâmpada que você está analisando. Acesa Apagada

Arraste com o mouse a lâmpada acesa ou apagada para o seu circuito

Dicas! No circuito em série, a eletricidade vai da pilha para cada lâmpada, acendendo uma por vez, na ordem em que elas foram conectadas ao circuito. Porém, se uma das lâmpadas queimarem, a outra não acende. Isso ocorre porque o fluxo de corrente elétrica (i) foi interrompido na lâmpada queimada, da mesma forma, se uma lâmpada for retirada, o fluxo para ambas é interrompido;

A corrente total é dividida igualitariamente entre as duas lâmpadas, se forem iguais. Caso sejam diferentes, a corrente vai ser maior naquela que apresenta maior voltagem; A tensão é igual em todas as lâmpadas do circuito; A intensidade luminosa em cada uma das lâmpadas vai ser menos à medida que for aumentando a quantidade das mesmas no circuito.

Bibliografia: GONÇALVES Aurélio; E; Toscano Carlos, “Física para o Ensino Médio”, 2008, editora Scipione

Colégio São Francisco Xavier Iniciação Científica Junior da PUC/SP http://picjrintelpucsp.blogspot.com/ http://virafacilconteudo.blogspot.com/ Colégio São Francisco Xavier Profa. Marcia Nobue Sacay (email...... ) Alunos: Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro (GOPEF-PUC/SP)