Criação de Apresentações Formadora: Vanda Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
AULA 8 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Animações Exercício Animações 14/10/09 Bruno C. de Paula 2º Semestre 2009 > PUCPR >
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 7 Mercado Equilíbrio de concorrência perfeita
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 6.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
FUNÇÃO MODULAR.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
1 TABULAÇÕES: Exemplo de utilização de Tabulações.
Mecânica dos Sólidos não Linear
Pequena revisão e alguns conselhos
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
Sugestões de especificação:
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
As regras de ouro para criar uma boa apresentação
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Um suporte na Sala de Aula
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
COMO RECURSO DIDÁCTICO
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
A minha primeira apresentação…
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Apresentação ao público
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Título Instituições (logos) Autores.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Escola Profissional Vasconcellos Lebre - Mealhada
Normatização para apresentações
TIPOLOGIA E DESIGN.
Primeira Apresentação
APRESENTAÇÃO ELETRÓNICA
Utilização Eficaz do PowerPoint
Transcrição da apresentação:

Criação de Apresentações Formadora: Vanda Martins Regras de Criação de Diapositivos Criação de Apresentações Formadora: Vanda Martins

Conteúdos Inquéritos Exemplos Princípios Formato Texto Cores Grafismo Animações e Transições Resumo

Inquéritos Inquéritos efectuados a um grupo de formadores. Fonte: João Pina

Inquéritos Inquéritos efectuados a um grupo de formadores. Fonte: João Pina

Maus Exemplos Evolução Tecnológica ver Seminário de Gestão Escolar ver Dia da Europa ver IST ver Evolução ver SOL ver Estado ver

Princípios Utilizar sempre um Diapositivo Modelo (Modelo Global de Diapositivos): Ajudá-lo-á a criar um estilo para a sua apresentação. Ligará visualmente os diapositivos individuais. Fará com que os seus ficheiros fiquem menores.

Princípios Ensaios Ensaie sempre a sua apresentação no lugar onde a irá executar. Verifique os seus diapositivos do fundo da sala.

FAÇA ASNEIRA FAÇA (RE)FAÇA (RE)FAÇA FAÇA FAÇA (RE)FAÇA FAÇA FAÇA !!!

ATÉ FICAR PERFEITO

Formato Fontes Cores Tamanho Representações Texto Efeitos Gráficos

Formato Pense na sua apresentação como um livro Cada diapositivo deve ligar-se com o seguinte como as páginas de um livro. O mesmo estilo deve ser mantido ao longo da apresentação. O diapositivo de início deve ser igual ao último diapositivo da apresentação.

Formato Os diapositivos devem todos começar no mesmo local dentro da sua apresentação. O olhar da audiência irá automaticamente para aquele ponto em cada novo diapositivo que apresentar. Esta técnica é conhecida como o ponto de referência.

Formato Fundo Mantenha-o simples e relevante. Use um logótipo ou símbolo.

Formato Visualmente equilibre os seus diapositivos – não centre tudo.

Texto (muito pouco) BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH BLAH

Texto - Quantidade Utilizar Palavras Chave (pontos chave) do seu Guia de Sessão e não todo o seu conteúdo. Minimizar a pontuação. Máximo de 8 palavras/linha e 8 linhas por slide (64 palavras) - isto dependerá do tamanho da audiência.

Texto (tamanhos de referência) fontes 44pt 40pt 36pt 32pt 28pt Nº Max Linhas Nº Max Palavras Sala de aulas J K L 8 64 Auditório 6 30 conferências 7 35

Texto Letras Clássicas e Testadas Tamanhos Título 36 a 44 Sub-Título 28 + Bold Corpo Nunca Inferior a 24 Informação “Marginal” 12/14

Texto As maiúsculas poderão ser usadas: Em Títulos Em Anotações No Cabeçalho Para dar Ênfase Nunca use maiúsculas em blocos de texto Torna-se difícil de ler e atrasa a leitura

Texto TEXTO EM MAIÚSCULAS É MAIS DIFÍCIL DE LER. NÓS LEMOS RECONHECENDO A FORMA DAS PALAVRAS – OS ALTOS E BAIXOS DESSAS FORMAS. MAIÚSCULAS NÃO TÊM ALTOS NEM BAIXOS NAS FORMAS, ASSIM OS OLHOS TÊM QUE PARAR LETRA A LETRA PARA RECONHECER A PALAVRA.

Texto Texto em maiúsculas é mais difícil de ler. Nós lemos reconhecendo a forma das palavras – os altos e baixos dessas formas. Maiúsculas não têm altos nem baixos nas formas, assim os olhos têm que parar letra a letra para reconhecer a palavra.

Texto Nunca sublinhe texto para lhe dar ênfase (a linha confundir-se-á com o texto) Use uma das seguintes alternativas: Texto em Itálico Mude o tamanho do texto Use uma cor diferente Use MAIÚSCULAS

Texto - Espaçamento O espaçamento deste parágrafo é de 1.5 Este espaçamento separa os parágrafos através de espaço e visualmente também. O Espaçamento entre parágrafos é encontrado no separador Base > Parágrafo > Espaçamento entre linhas.

Texto Não reduza o espaçamento entre linhas para caber mais texto. Texto muito apertado é muito mais difícil de ler. Em vez dessa opção comece outro diapositivo.

Texto Este texto tem o espaçamento demasiado pequeno. Nós lemos através do reconhecimento das formas das palavras e das letras, e o espaçamento ajuda-nos. Este texto está configurado de forma deficiente. O espaço entre cada linha isola cada palavra tornando-a mais fácil de identificar. Contudo o espaço ainda não é o mais aconselhável para uma leitura agradável.

Texto – Alinhamento Este bloco de texto foi centrado.. Blocos de texto centrado são muito mais difíceis de ler, porque os olhos têm de procurar o início de cada linha. E é muito mais difícil quando as linhas têm tamanhos diferentes.

Texto – Alinhamento Este bloco de texto foi justificado. O texto utilizado em regra nos diapositivos de uma apresentação não é extenso o suficiente para que se justifique o texto. Vai criar buracos e espaços que obrigam os nossos olhos a saltar de palavra em palavra. Vai atrasar o leitor. Os espaços parecem maiores quando vistos a distância.

Texto – Alinhamento Este bloco de texto está alinhado à esquerda. Para os mais variados propósitos o alinhamento à esquerda será a melhor opção. É o melhor para se ler. Os olhos sabem exactamente onde é o início do linha.

Texto – Alinhamento Resumindo: Alinhe à esquerda os blocos de texto. Títulos podem ser centrados ou alinhados à esquerda. Não justifique.

Fontes = Tipos de Letra

Fontes = Tipos de Letra Assegure-se que as fontes: São possíveis de ler São apropriadas à mensagem a transmitir. As fontes de fantasia não deverão ser usadas quando se pretende transmitir uma mensagem séria. Estão disponíveis no computador – senão arrisca- se a sua apresentação fique desformatada.

Fontes = Tipos de Letra Não utilize mais que 2 fontes por diapositivo e mais de 3 fontes por apresentação. Use o itálico, o negrito ou MAIÚSCULAS no caso de querer realçar algo e não uma nova fonte.

Fontes = Tipos de Letra Serifadas ????

A A Fontes = Tipos de Letra Este tipo tem linhas mais grossas – linhas grossas são mais fáceis de ler. Logo a apresentação fica mais fácil de ler. Este tipo tem linhas mais finas – linhas finas são mais difíceis de ler. A

Cores Restrinja o número de cores que vai usar na sua apresentação. Não use mais do que 5 cores por diapositivo. Cores suaves conseguem ser mais eficazes que cores com um grande contraste.

Cores Vermelho e verde ….. …Tendem a saltar

Cores Contraste A A A A

Cores Contraste

Cores Seja coerente – use as mesmas cores durante a sua apresentação. Use mudanças subtis para dar ênfase, não grandes contrastes – é mais agradável para os nossos olhos.

Cores Escolha cores escuras para o fundo dos seus diapositivos. Azuis e verdes escuros são os mais eficazes. São confortáveis para a vista mas ao mesmo tempo providenciam contraste suficiente para texto e imagens. Cores brilhantes e claras são cansativas para a vista.

Cores – Fundo O fundo branco fornece um bom contraste. Quase todas as cores se conseguem ver bem. Contudo, é muito cansativo para a audiência. Cores claras e brilhantes cansam os olhos.

Cores – Fundo Poucas cores trabalham com o fundo amarelo. Pode ser usado para um diapositivo singular, mas não é apropriado para uma apresentação inteira. Cores claras e brilhantes cansam os olhos.

Cores – Fundo Poucas cores trabalham com o fundo vermelho. Pode ser usado para um diapositivo singular, mas não é apropriado para uma apresentação inteira. Cores claras e brilhantes cansam os olhos.

Cores – Fundo Um fundo verde é agradável para os olhos. Fornece-nos um bom contraste e não é cansativo. Estas cores são aconselhadas para usar neste fundo.

Cores – Fundo Um fundo azul é agradável para os olhos. Fornece-nos um bom contraste e não é cansativo. Este diapositivo mostra-nos algumas cores a utilizar.

Cores – Fundo Um fundo preto é agradável para os olhos. Mas como o fundo branco, pode ser cansativo para os seus olhos. De qualquer forma, muitas são as cores que funcionam num fundo preto.

Grafismo Use gráficos para auxiliarem a sua explicação - não como decoração ou preencher espaço. Use o ClipArt com moderação. Uma figura vale mais que 1000 palavras – mas só se for relevante.

Grafismo Seja coerente – Se está a usar setas, use sempre o mesmo estilo de setas

Grafismo Aumente/encolha as imagens utilizando os cantos mas mantenha as mesmas proporções.

Grafismo Se não se mantiver as proporções a figura ficará distorcida.

Utilização das Animações O texto pode: Aumentar Surgir da direita Surgir da esquerda Surgir de baixo Surgir de chicoteada Todas as direcções em simultâneo podem colocar a audiência tonta

Utilização de Transições Nunca ou quase nunca!

Utilização de Transições Pode experimentar Barras verticais aleatórias…

Utilização de Transições Pode experimentar Desvendar

Utilização de Transições Pode experimentar Dissolver

Utilização de Transições Pode experimentar Varrimento de fora para dentro…

Utilização de Transições Pode experimentar Varrimento da Esquerda para baixo

Utilização de Transições Pode experimentar Varrimento a rodar Use efeitos especiais apropriados e com moderação Mas se fosse a você… eu não me cansava

Em resumo Para apresentações eficazes: Mantenha-as simples – menos é mais! Use o mínimo de texto Evite animação excessiva Seja consistente e objectivo Ensaie, ensaie, ensaie, …

Boas Apresentações!!