Alinhamento Terra-Vénus-Sol Vênus em trânsito do Sol em 08 de junho de 2004 Foto por Jay Ouellet, Quebec no Canadá. Palestra por Luís Resina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Cartografia.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
O Sistema Solar.
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
Os astros.
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
A Lua e as Constelações Lígia Palácio.
Calendário Ocidental Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
O alinhamento já aconteceu!! Os planetas estão se alinhando Os planetas estão se alinhando Os planetas estão se alinhando Os planetas estão... Os.
Observatório do CDCC - USP/SC
AS ESTRELAS OS PLANETAS
Lucca Camanzi – 1-4MA3.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
LUA.
As constelações.
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
O Planeta Terra As estações do ano.
Você no Universo Maria Ângela Dias dos Santos.
Os astros Prof. Marcelo.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Movimentos de rotação.
Geografia, 6º ano, Profº Rafael
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Dúvidas “Astronômicas”
O Fim do Mundo.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
O mundo vai acabar? Por: Diego Scanavachi Custódio
Regularidades na natureza
COLÉGIO DOM BOSCO DE AMERICANA
às 20:01 (horário de Brasília) Início da Primavera Hoje, 22 de Setembro de 2001 às 20:01 (horário de Brasília) Já estamos na Primavera!
Zé. Zé Não!!!! O Céu sem Telescópios Por Marina Trevisan.
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
Prof. Roberto de A. Martins
A TERRA NO UNIVERSO.
= um = cinco = zero e/ou 20 Enquanto que o mundo moderno precisa de um sistema numérico de 10 dígitos diferentes para expressar números grandes. (ex. 9,876,543,210)
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
A Lua e suas principais características
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
Terra, o nosso Planeta.
Sistemas de coordenadas e tempo
Profa. Gabriela Soares Traversi
FUSOS HORÁRIOS.
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Sistema Solar: leis do movimento planetário e observação
O PLANETA TERRA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)
Fenômeno das Marés R. Boczko Departamento de Astronomia
Professora: Marise Rabelo
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
A Terra Forma e Movimentos.
DESCOBRINDO O CÉU.
ASTRONOMIA.
 1- ao realizar sua trajetória em torno do Sol, a Terra descreve uma órbita elíptica;
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
Transcrição da apresentação:

Alinhamento Terra-Vénus-Sol Vênus em trânsito do Sol em 08 de junho de 2004 Foto por Jay Ouellet, Quebec no Canadá. Palestra por Luís Resina

O ECLIPSE DO TRÂNSITO DE VÉNUS REALÇA O FEMININO – O AMOR – A BELEZA Potencializa as qualidades de Vênus: União e amor em todas as formas. Afeto, ternura, recetividade, sensibilidade, amabilidade, delicadeza, cooperação e sociabilidade. Beleza, prazer e arte.

Vénus é a deusa do amor e da criação. Vénus é a Virgem – o retorno do feminino. Vénus é a peça central da cosmologia e da mitologia Maya. Vénus é a noiva, a irmã da Terra e seguidora fiel do Senhor – Sol – representada por Ashtar ou Ishtar, que no Inglês moderno é "Easter" A razão principal do simbolismo de Maio ser nalgumas culturas o mês das noivas, prende-se com o facto de ser um período regido pelo planeta Vénus, o maior símbolo do amor. “Easter”, em Português, traduz-se em Páscoa = passagem.

DIVULGAÇÃO DO ECLIPSE DE VÉNUS - TRÂNSITO DE 1874 – REVISTA PUNCH

Conjunção Inferior (Vénus está no seu ponto mais próximo da Terra)

O ciclo entre duas inclinações máximas dura 584 dias (período sinódico). Depois de 584 dias, Vénus aparece numa posição a 72° da inclinação anterior. Depois de 5 períodos de 72° em uma circunferência (5 x 584 = dias), Vénus regressa ao mesmo ponto do céu, a cada 8 anos (8 anos de 365 dias cada = dias). Este período era conhecido no antigo Egipto como o ciclo Sothis. Os Trânsitos de Vénus acontecem quando este planeta cruza directamente o caminho entre a Terra e o Sol, eclipsando-o, e são eventos astronómicos relativamente raros.

Os trânsitos só podem ocorrer em Junho ou Dezembro, sendo estes os momentos em que Vénus cruza a eclíptica (o plano em que a Terra orbita ao redor do Sol). Os Trânsitos de Vénus ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de Trânsitos espaçados de 8 anos seguidos de 2 longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. O presente par de trânsitos é o de 8 de Junho de 2004 e 6 de Junho de Carl Calleman refere que existe uma profecia maia que diz que um novo mundo de consciência nascerá na ocasião do trânsito de Vénus de 2012, alertando também para o facto de o primeiro e último katuns do actual Ciclo de Conta Longa testemunharem estes raros trânsitos.

Vénus gira em torno de seu eixo retrógrada, na direção oposta a todos os outros planetas incluindo a Terra, e ela gira muito lentamente - em 243 dias, comparado com as 24 horas da Terra. Os movimentos dos dois planetas estão ligados de tal forma que a cada passagem de Vénus ela reflecte a mesma face para a Terra. Vénus faz 5 sinódicas revoluções (584 dias), a Terra faz 8 voltas em torno do sol. As passagens de Vénus seguem dois ciclos, cada um com um período de 243 anos. Assim, há 243 anos entre as passagens de Vénus 1761/1767 e 2004/2012. Um trânsito chamado de “passagem”, só pode ocorrer com os planetas interiores - Mercúrio e Vénus - porque são os dois únicos que podem situar-se entre a Terra e o Sol durante suas órbitas e podem ser vistos.

Seção áurea ou divina proporção 1,618. Pentagrama. 8/5 = 1,6 CÓDICE DE DRESDEN O Códice termina em dezembro de 2012 e marca três eventos importantes no ano: dois eclipses, o trânsito de Vênus e o eclipse total do Sol de novembro. O terceiro é o nascimento do Sol do solstício 22/12/2012 em um local denominado “fenda escura”, uma nuvem no centro da grande nebulosa Via Láctea, que deu nome à nossa galáxia.

Este calendário de Vênus foi coordenado com o seu sagrado calendário Round de 52 anos, este último baseado no entrelaçamento do almanaque de 260 dias (13 números x 20 dias ) denominado de Calendário Vague de 365 dias (18 meses de 20 dias mais 5 dias extras ). Ocorre que 5 x 584 (2.920) é igual a 8 x 365, para que em oito anos Vague (Terra) tenha exatamente cinco períodos sinódico de Vênus. O grande ciclo, equivalente ao nosso século, é alcançado após 65 períodos de Vênus, ou 104 anos Vague. Neste ponto, os sacerdotes astecas acreditavam, que o mundo poderia acabar, por isso todos os incêndios no império eram extintos, para serem reacendidos apenas quando as Plêiades atravessavam o auge em vez de parar. Calendários de Vênus baseados na equação de 65 Períodos igualando 104 anos Vague são encontrados no Cospi, Borgia, B e códices Vaticanus, em que cinco deuses representando Vênus, cada um associado a cinco sucessivos levantamentos helíacos do planeta.

O Movimento de rotação da Vénus é igual a 243 dias um pouco maior do que o seu movimento de translação de 225 dias.

Em 2004, trânsito de Vênus ocorre a 22 ° 51 'sideral Taurus * O trânsito de Vênus 2012 ocorre a 20 ° 35 'sideral Taurus

6/7 de Junho 2012 Nó Lunar Sul Heliocêntrico de Vénus a 13º de Gémeos Sol e Vénus ascendem com Aldebaran Diurnal Motion Absolute Co-Long Star Rise:06:17:59 16 “ 12 Star Culminate:13:11:55 10 “ 45 Star Set:20:05:51 06 “ 29 Star Nadir:01:13:53 10 “ 45 O olho do Touro - One of the Royal Stars of Persia, The Watcher of the East. Like the other three Royal Stars, Aldebaran promises great success as long as certain conditions are fulfilled. The issue for Aldebaran is one of integrity. If the individual strives to achieve without compromising their integrity, then there can be great success. However, they will be tempted to compromise themselves and if they succumb, this is their downfall.

6 de Junho 2012 Nó Lunar Sul de Vénus a 13º de Gémeos Sol e Vénus ascendem com Aldebaran

6 de Junho 2012 Nó Lunar Sul Heliocêntrico de Vénus a 13º de Gémeos, Conjunção inferior vénus retrógrada no signo zodiacal de Gémeos Sol e Vénus ascendem com Aldebaran O Zénite de Vénus (diretamente acima) reside em 162 ° 20 'E / 22 ° 41' N VISIBILIDADE GEOGRAPHIC