B SC CINÉTICA QUÍMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Prof. André Luiz Fiquene de Brito
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Professor Luiz Antônio Tomaz
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,
Professor Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS..
TERMOQUÍMICA Profª Cristina Lorenski Ferreira
CONCENTRAÇÃO E TEMPO LEIS DE VELOCIDADE INTEGRADAS DE PRIMEIRA ORDEM
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Prof° Branco.
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS Colégio IDEAL/Aracaju-SE Por Chico Andrade
Cinética Química Prof. Xuxu.
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
CINÉTICA QUÍMICA Capítulo 14 Autores: Lucas Henrique
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA No cotidiano, uma reação é dita rápida quando ocorre quase instantaneamente, como em uma explosão.
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA.
Fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
VELOCIDADE DAS REAÇÕES
Professor Fernando Farah
Equilíbrio Químico A + B C + D REVERSIBILIDADE
Cinética Química Prof. Emiliano Chemello Novembro/2008.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Cinética Química.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA Vm= ∆│C│/∆t DEFINIÇÃO: VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO
CINÉTICA QUÍMICA FILIPE FERNANDES SZYMANSKI DE TOLEDO 15730
Aula 46 apostila 7 – p. 57.
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Engenharia de Controle e Automação
Química Prof. Marcel Klug.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
16972-Luis Fernando Villa Rios
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Engenharia de Controle e Automação
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Definições importantes
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Transcrição da apresentação:

B SC CINÉTICA QUÍMICA

COMPARANDO VELOCIDADE FUSCA EM MÔNACO PERCORREU 400Km EM 2 HORAS Vm= 200Km/h PROFESSOR NO LABORATÓRIO OBSERVOU A DECOMPOSIÇÃO DA H2O2. 400 mL DE O2 EM 2h Vm = 200mL/h

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações e os fatores que a alteram. Reação lenta - formação de ferrugem. Reação moderada - queima de uma vela. Reação rápida - neutralização. Reação instantânea - explosão de dinamite.

VELOCIDADE MÉDIA A VELOCIDADE MÉDIA DE UMA REAÇÃO QUÍMICA É A RELAÇÃO (DIVISÃO) ENTRE A VARIAÇÃO DA QUANTIDADE PELA VARIAÇÃO DO TEMPO vm = Δ QUANTIDADE / ΔTEMPO QUANTIDADE - MASSA, VOLUME,QUANTIDADE DE MATÉRIA (NÚMERO DE MOLS), ETC.

VELOCIDADE MÉDIA REAGENTE PRODUTOS PARA OS REAGENTES CONSIDERAMOS VELOCIDADE MÉDIA DE CONSUMO. PARA OS PRODUTOS VELOCIDADE MÉDIA DE FORMAÇÃO. vm = Δ QUANTIDADE / ΔTEMPO Δ > O

TEORIA DAS COLISÕES REAGENTES COMPLEXO ATIVADO PRODUTOS PARA FORMAR O COMPLEXO ATIVADO É NECESSÁRIA A ENERGIA DE ATIVAÇÃO. NA COLISÃO EFETIVA OU EFICAZ, AS MOLÉCULAS DEVEM TER ENERGIA MAIOR OU IGUAL A ENERGIA DE ATIVAÇÃO, E COLIDIREM EM ORIENTAÇÃO ADEQUADA.

(H) E N T A REAGEN- L TES P I HR ΔH<0 PRO- DUTOS HP ENERGIA DE ATIVAÇÃO REAGEN- TES HR ΔH<0 PRO- DUTOS HP CAMINHO DA REAÇÃO

(H) E N T A PRO- DUTOS L P HP I REAGEN- TES ΔH>0 HR ENERGIA DE ATIVAÇÃO PRO- DUTOS HP REAGEN- TES ΔH>0 HR CAMINHO DA REAÇÃO

FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE TODO FATOR CAPAZ DE AUMENTAR O NÚMERO DE COLISÕES ENTRE OS REAGENTES AUMENTA A VELOCIDE DAS REAÇÕES QUÍMICAS -CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES -SUPERFÍCIE DE CONTATO -TEMPERATURA -LUZ -TAMANHO DAS MOLÉCULAS

CATALISADOR QUANTO MENOR A ENERGIA DE ATIVAÇÃO DE UMA REAÇÃO QUÍMICA, MAIOR É A SUA VELOCIDADE E VICE-VERSA. O CATALISADOR: AUMENTA A VELOCIDADE DAS REAÇÕES POIS DIMINUI A ENERGIA DE ATIVAÇÃO -NÃO É CONSUMIDO (PRIMEIRO É REAGENTE DEPOIS É PRODUTO) -AGE EM PEQUENA QUANTIDADE -NÃO ALTERA O CALOR DA REAÇÃO (ΔH) -ALTERA O MECANISMO DA REAÇÃO.

CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES QUANTO MAIOR A CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES MAIOR O NÚMERO DE MOLÉCULAS POR UNIDADE DE VOLUME, MAIOR O NÚMERO DE COLISÕES ENTRE OS REAGENTES E MAIOR A VELOCIDADE DAS REAÇÕES.

SUPEPERFÍCIE DE CONTATO QUANTO MAIOR A SUPERFÍCIE DE CONTATO ENTRE OS REAGENTES MAIOR O NÚMERO DE COLISÕES ENTRE AS MOLÉCULAS REAGENTES E MAIOR A VELOCIDADE DAS REAÇÕES. ENO SONRISAL

TEMPERATURA QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MAIOR O GRAU DE AGITAÇÃO DAS PARTÍCULAS REAGENTES, MAIOR O NÚMERO DE COLISÕES ENTRE AS MOLÉCULAS REAGENTES E MAIOR A VELOCIDADE DAS REAÇÕES. TAMBÉM É MAIOR O NÚMERO DE REAGENTES COM ENERGIA MAIOR OU IGUAL A ENERGIA DE ATIVAÇÃO.

LUZ A LUZ AUMENTA A VELOCIDADE DA REAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS COLORIDAS. O CLORO (GÁS VERDE-AMARELO) É MUITO REATIVO EM PRESENÇA DA LUZ. A ÁGUA OXIGENADA PURA É LEVEMENTE AMARELADA, A LUZ A DECOMPÕE EM ÁGUA E OXIGÊNIO, ENTÃO É ARMAZENADA EM FRASCOS ESCUROS.

TAMANHO DAS MOLÉCULAS QUANTO MAIOR O TAMANHO DOS REAGENTES, MAIOR A ENERGIA GASTA PARA ROMPER SUAS LIGAÇÕES E A REAÇÃO TORNA-SE MAIS LENTA. ASSIM O METANO (COM 1 CARBONO) REAGE MAIS RAPIDAMENTE COM O OXIGÊNIO DO QUE O EICOSANO (COM 20 CARBONOS).

LEI DA AÇÃO DAS MASSAS OU LEI DE GULDBERG-WAAGE: É MELHOR COMPREENDIDA COM EXEMPLO: 1 N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) v = K. [N2(g)]1 . [H2(g)]3 K É A CONSTANTE DA VELOCIDADE, OS EXPOENTES SÃO DETERMINADOS EXPERIMENTALMENTE, MAS QUANDO A REAÇÃO É ELEMENTAR (OCORRE EM APENAS UMA ÚNICA ETAPA) PODEMOS PROCEDER COMO O EXEMPLO ACIMA.

LEI DA AÇÃO DAS MASSAS OU LEI DE GULDBERG-WAAGE: 1 N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) v = K. [N2(g)]1 . [H2(g)]3 A ORDEM DA REAÇÃO EM RELAÇÃO AO NITROGÊNIO É 1 E EM RELAÇÃO AO HIDROGÊNIO É 3, ORDEM DA REAÇÃO É 4. A MOLECULARIDADE DA REAÇÃO É 4, POIS É O MÍNIMO DE MOLÉCULAS DOS REAGENTES PARA FORMAR O MÍNIMO DE MOLÉCULAS DO PRODUTO.