OS DESVALIDOS – FRANCISCO DANTAS Elza Ferreira Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias de um sargento de milícias( )
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO
2ª geração do Modernismo
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
Memórias de um Sargento de Milícias
LINCOLN FERREIRA FRASES DE CAMINHÃO PARA DESCONTRAIR UM POUCO
Frases....
MULHERES Luis Fernando Veríssimo. MULHERES Luis Fernando Veríssimo.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
MULHERES. MULHERES Certo dia, parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas! São espiãs disfarçadas entre nós.
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
QUANDO DEUS DÁ A FARINHA O DIABO CARREGA O SACO.
Frases....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Vidas secas Luiza Monteiro.
CLIK PARA MUDAR OS SLIDES
Dos sermões de São Pedro Crisólogo, bispo. Sec. IV
Valorize a vida... Formatação: E. Gaudenzi Música: Aeriss_theme.
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
AS ESCOLHAS DE UMA VIDA por Pedro Bial.
Uma pergunta, uma senhora resposta... Pergunta:
No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”.
By Geraldo RosaSJCampos - SP 31/10/2007 CASAR-SE DE NOVO... Arnaldo Jabor.
E SE A VIDA FOSSE UMA ESTRADA?.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
AMANDO-SE... Texto Passado por: ORLANDO BARSOTI Adaptação e criação do Slide: VALTER GARCIA.
Graciliano Ramos Literatura Engajada.
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Qualidades Presentes Na Vida De Um Líder
Memórias de um sargento de milícias( )
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Alunos: Bárbara Cristina
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E Se a Vida fosse uma estrada? Cada um de nós caminha pela vida como se fosse um viajante que percorre uma estrada. Há os que vêem margens floridas e.
Professora Cláudia Alencar 9ª série
no Algarve Trabalho elaborado por: Marina Rodrigues- 7º C
O CONTO e seus elementos
VIDAS SECAS Dra. Elza Ferreira Santos
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
Frases Porretas Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Ligue o som.
Prosa Modernista.
Eis o Cordeiro de Deus.
ÉTICA Na vida e nos negócios....
 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Provérbios de Salomão, capítulo 12
Til José de Alencar 1872.
Pensamentos Pensamentos Sábios e Divertidos
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Acorade Frases - Casamento Clique.
Capitães da Areia Jorge Amado.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1 SABEDORIA POPULAR.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Iza Helena Castro e Lima
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Pela Amizade... LEIA até o FIM! “Ter problemas na vida é INEVITÁVEL. Ser derrotado por eles é OPCIONAL.”
Transcrição da apresentação:

OS DESVALIDOS – FRANCISCO DANTAS Elza Ferreira Santos

Linguagem Discurso indireto livre regionalismo Uso do diminutivo naturalista Passagens metalinguísticas Cordel aforismos

Foco narrativo: narrador-personagem (Coriolano), abre-se constantemente espaço para a fala de outras personagens. Espaço: Rio das Paridas, Aribé, Tanque Novo, Cipó de Leite, Própria, Boquim, Jequié, Aracaju, etc. Influências: José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. Regionalismo de 30 – aproximação com os aspectos políticos sociais, os miseráveis; aproximação com 45 com o zelo pela linguagem

Enredo Irregular Divide-se em: O Cordel de Coriolano, Jornada dos Pares no Aribé e Epílogo – Exemplário de Partida e de Chegada. Presente e passado interagem Anúncio da morte de Lampião Coriolano toma conta da botica Aprendiz do ofício de sapateiro Tio Felipe: vida, ofício, casamento. Encontro de Coriolano e Zé Queixada – jagunço do grupo de Lampião A paixão de Virgulino, sua vida de aventura. Costumes do sertão Opções de vida: cangaço, pedideiro de esmola, ladroagem.

Personagens Coriolano: Filho de João Coculo e Sinhá Justa Ofícios: carregador de leite, dono da botica, vendedor de balas de mel, aprendiz de sapateiro com mestre Isaías. Caluniadorzinho safado, mentiu falando mal de Maria Melona. Tem erisipela, mão enrugada, olhos remelentos. É corcunda. Desprezado por Marcelino, Janjão Devoto e pelos irmãos Decadência deve-se à modernidade: derrotado por remédio de bula e de caixinha, derrotado pela rapadura e pelos impostos. Lampião Tio Felipe: Amansador de cavalos, Molenga para as mulheres, Caixeiro viajante Zerramo: amigo, companheiro de Coriolano Maria Melona: Uma mulher qualquer, Casa-se com tio Felipe, Defensora do marido: incentiva a voltar a ser caixeiro viajante, É injustiçada e vítima de calúnias, Junta-se ao bando de Lampião, Salva Tio Felipe Outros: Mestre Cantílio (barbeiro), Chico Gabiru (amigo de tio Felipe), Lampião e Maria Bonita, Antônio Silvino, burra Carmela, etc.

Desfecho O encontro final com Lampião. Coriolano, Zerramo e Tio Felipe. Zerramo não suporta a humilhação, Coriolano foge, Tio Felipe foge com a ajuda de Maria Melona. São presos pelo bando de Lampião: Melona é estuprada até o fim e Felipe é torturado. Após a morte de Lampião, Coriolano e tio Felipe se encontram mas este não reconhece aquele.

Aforismos “é muito difícil conciliar leitura com algum trabalho duro que se converte em dinheiro” p.29 “nada desta pura vida se esfarinha em vão” p.35 “É, a vida quebra a gente, amolece a moleira, e enverga até o pensamento” p.50 “O certo mesmo é que a pobreza é sempre perdedora” p.52 “Pose, minha gente, quem tira e bota é o zinabre do dinheiro! O resto é conversa fiada!” p.87 “O melhor cabedal do homem é o sossego corredio em boa pauta”. p.144 “Já viu pedra que se muda criar limo?” p.144 “Bem diz o povo que quem ensina é a vida, e quem bota cara feia sem nunca desenvergar é o diabo da fome.” P. 171 “O homem faz finca-pé nas nuvens e se arremessa no mais fundo de seu poço” p.194 “O tempo é uma esparrela” p.215 “Destino, minha gente, ninguém governa! Nem é coisa que se empurre com as mãos” p.219