Sistemas operacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Sistemas Operacionais Gerência do Sistema de Arquivos
Sistemas Operacionais
Python: Entrada e Saída
Sistemas Operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Redes de computadores II
Sistemas Operacionais
Administração de sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Ambientes Operacionais
Processos no Unix e Linux
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado
Sistemas Operacionais II - Sistemas de Arquivos -.
Sistemas de Arquivos Distribuídos
ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro
Prof. Luis Otavio Alvares
Capítulo 6 Sistemas de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios
Softwares.
Sistemas de Arquivos.
UNIX.
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Sistemas Operacionais Adriana Vettorazzo
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
Disciplina: Sistema Operacional Professor: Luciano Ricardi Scorsin
Sistemas Operacionais
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Manipulação de Arquivos em C
Sistemas Operacionais
Gerência de Memória Virtual
Sistemas Operacionais
Aula 13 - Armazenamento de Dados em Arquivos
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Arquivo.
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Sistemas Operacionais Entrada e Saída – Aula II Prof. Galvez.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Sistemas Operacionais
Algoritmos e Estruturas de Dados
Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Sistemas Operacionais Aula 15 Sistema de Arquivos
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Infra-Estrutura de Software
ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Gerenciamento de Arquivos
Aula – Sistemas Operacionais
Gerenciamento de Memória Sistemas Recentes
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Sistemas de Arquivos.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas de Arquivos Capítulo Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema.
Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Arquivos textos (text)
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Transcrição da apresentação:

Sistemas operacionais Sistemas de arquivos Prof. Diovani Milhorim

Sistemas de arquivos Lembrando… O disco rígido é organizado em cilindros, trilhas, e setores. Para acessar dados, distingue-se 3 tempos caraterísticos: Tempo de busca (seek) Procura da trilha certa Tempo de latência rotacional Espera a giração do disco Tempo de transferência Leitura do(s) setor(es) T(b bytes) = Tseek + 1/(2r) + b / (rN) Onde : B bytes, r rotações por segundo, N bytes por trilha.

Sistemas de arquivos Escalonamento de disco É preciso levar em consideração essa organização para escalonar as requisições. Otimiza busca e/ou latência rotacional Políticas FIFO, SSTF, Scan (elevador) SSTF: menor tempo de seek em relação à posição corrente do cabeçote. Postergação infinita Elevador: muito bom, porém injusto. Melhor: o C-SCAN

Sistemas de arquivos Escalonamento de disco Políticas de otimização da latência rotacional: Shortest Latency Time First Shortest Positionning Time First Seek + latência.

Sistemas de arquivos Definição do sistema de arquivos É a parte do Sis. Op. que organiza de forma lógica os dados armazenados no disco. Organização típica: Arquivos Unidade básica de dados enxergada pelo usuário Diretórios Sistema de classificação dos arquivos.

Sistemas de arquivos Funções básicas Visão lógica (abstrata) do disco Uso eficiente dos discos Escalonamento das requisições Possibilidades de organização dos dados Compartilhamento Procura/classificação nomeação Do ponto de vista do Sis. Op.: Descrição do arquivos Gerenciamento do espaço físico Gerenciar blocos livres/ocupados

Sistemas de arquivos Funções básicas Do ponto de vista do usuário: Nomear um arquivo Criar, apagar, mover, ler, escrever arquivos Controlar seus direitos de acesso Organizar seus arquivos Efetuar backups

Sistemas de arquivos Organização de arquivos

Sistemas de arquivos Gerência de dispositivos Função básica: alocar/liberar “blocos”. Blocos são mapeados em setores Conforme for preciso, é preciso: Obter mais blocos (quando um arquivo está sendo criado/acrescentado) Liberar blocos (quando um arquivo está sendo destruído) Problemas a resolver: Fragmentação Desempenho Bom uso do disco.

Sistemas de arquivos Núcleo básico Gerenciamento dos arquivos abertos. Armazena os descritores de arquivos em estruturas de dados (tabelas). Cada processo tem uma tabela de arquivos abertos; Mais indicações sobre o tipo de operações (Escrita, leitura...) Os descritores são associados a um identificador (ponteiro) para poupar acessos à estrutura. FILE* meu_arquivo meu_arquivo = fopen(“arquivo.txt”,”r”);

Sistemas de arquivos Gerência de diretórios Basicamente, sua função é “achar” o arquivo: A partir de um ponto de entrada (raiz), vai identificar um caminho até o arquivo; Associa ao nome do arquivo um identificador (cf. FILE*) Abre o arquivo para o usuário.

Sistemas de arquivos Interface com o usuário Chamadas de sistema: Manipulação de arquivos: open, close, read, write... Manipulação de diretórios: cd, mkdir, ls O Sis. Op. efetua o vínculo entre nome simbólico e lugar de armazenamento no disco. Em nível do usuário, o arquivo é caracterizado: Por um nome (com ou sem extensão) Por atributos Por uma organização lógica

Sistemas de arquivos Atributos de um arquivo Informações de accounting: Data de criação, Tamanho, Dono Grupo ... Informações de segurança Direitos de acesso R, w, x Tipo: Arquivo, diretório, link

Sistemas de arquivos Tipos de arquivo Um sistema operacional suporta vários tipos de arquivos. O tipo condiciona as operações que podem ser efetuadas com o arquivo Executá-lo ; lê-lo ; escrever alguma coisa nele... Exemplos: Executável (binário) Arquivo de dispositivo (device) no Linux Diretório Um arquivo de um dado tipo pode ter seu acesso restrito: Leitura só/escrita só/...

Sistemas de arquivos Organização de arquivos: registros O arquivo é organizado em registros Registro = menor unidade de dados acessível. Os registros podem ter tamanho fixo ou adaptável Caso adaptável, cada registro deve ter seu tamanho informado. A medida que o arquivo tem seu tamanho alterado, o número de registros deve evoluir Lista encadeada de registros.

Sistemas de arquivos Arquivos seqüenciais e randômicos Arquivos em acesso seqüencial Implementação fácil com todos os tipos Arquivos randômicos Fácil quando se usam registros de tamanho fixo Vide acessos em uma tabela (vetor) Quando se usam registros de tamanho variável, complica! É preciso de um “índice” Dificilmente suportado pelo Sis. Op.

Sistemas de arquivos Prática de laboratório Acesse seu sistema linux atráves da máquina virtual. Veja como o sistema classifica o arquivo quanto ao seus donos. Veja como o sistema classifica os arquivos quanto ao permissionamento Altere o permissionamento de arquivos. Comandos: ls, chown ,chmod