Expressionismo ..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Mario Raul de Moraes Andrade
EXPRESSIONISMO O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Romantismo.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Fauvismo.
Modernismo Profª. Mara Magaña.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Arte e representação.
The Persistence of Memory
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Professsora: Aíla Rodrigues
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Arte e representação.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A ruptura e a inovação na arte
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Expressionismo
A criação artística e a obra de arte
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
BARROCO.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
EXPRESSIONISMO.
29 de dezembro de 1903 Brodoswki, São Paulo. 06 de fevereiro de 1962
ROMANTISMO Profª: Indianara..
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Movimentos modernos.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
ARTE DO XIX.
Os estilos artísticos do início do século XX
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Pintura Pós-impressionista
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
CUBISMO Profª Patricia.
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
 Prof. Florêncio Caldas.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
IMPRESSIONISMO.
Barroco.
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Transcrição da apresentação:

Expressionismo .

que é? O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.

...E onde se manifestou??? O expressionismo manifestou-se num grande número de campos: arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc. A sua primeira manifestação foi no terreno da pintura. Mais que um estilo com características próprias comuns foi um movimento heterogêneo, uma atitude e uma forma de entender a arte que aglutinou diversos artistas de tendências variadas e diferente formação e nível intelectual.

Surgido como reação ao impressionismo, frente ao naturalismo e o caráter positivista deste movimento de finais do século XIX os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista –a "expressão"– frente à uma realidade de "impressão”.

E que mais... O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico.

O Expressionismo distingue-se do Realismo por não estar interessado na idealização da realidade, mas na sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-"Romantismo" do mundo. Com as suas cores violentas e a sua temática de solidão e de miséria, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha pré-bélica, bem como da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e do período entre-guerras (1918-1939).

E que isso provocou? Essa amargura provocou um desejo fortemente de transformar a vida, de buscar novas dimensões à imaginação e de renovar as linguagens artísticas. O expressionismo defendia a liberdade individual, a primazia da expressão subjetiva, o irracionalismo, o arrebatamento e os temas proibidos

Fiel reflexo das circunstâncias históricas em que se desenvolveu, o expressionismo revelou o lado pessimista da vida, a angustia existencial do indivíduo, que na sociedade moderna, industrializada, se vê alienado, isolado. Assim, mediante a distorção da realidade visavam impactar o espectador e chegar ao seu lado mais emotivo.

O expressionismo não foi um movimento homogêneo, mas de uma grande diversidade estilística: houve um expressionismo modernista (Munch), fauvista (Rouault), cubista e futurista (Die Brücke), surrealista (Klee), abstrato (Kandinsky), etc. Embora o seu maior centro de difusão fosse na Alemanha, também foi percebido em outros artistas europeus (Modigliani, Chagall, Soutine, Permeke) e americanos (Orozco, Rivera, Siqueiros, Portinari).

Na Alemanha organizou-se nomeadamente em torno de dois grupos: Die Brücke (fundado em 1905), e Der Blaue Reiter (fundado em 1911), embora houvesse artistas não adestritos a nenhum grupo. Depois da Primeira Guerra Mundial apareceu a chamada Nova Objetividade que, se bem que surgiu como recusa do individualismo expressionista defendendo um caráter mais social da arte, a sua distorção formal e o seu colorido intenso tornam-nos herdeiros diretos da primeira geração expressionista.

O expressionismo na música A intensidade de emoções e distanciamento do padrão estético tradicional marcam o movimento na música . A partir de 1908, o termo é usado para caracterizar a criação do compositor austríaco Arnold Schoenberg(1874-1951), autor método de composição dodecafônica. Em 1912 compõe Pierrot Lunaire, que rompe definitivamente com o romantismo Schoenberg inova com uma música em que todos os 12 sons da escala de dó a dó têm igual valor e podem ser disposto em qualquer ordem a critério do compositor.

O expressionismo na Literatura o movimento é marcado por subjetividade do escritor, análise minuciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotesca. Em geral, a linguagem é direta com frases curtas, O estilo é abstrato, simbólico e associativo. O irlandês james Joyce, o inglês T. S Eliot(1888-1951), o tcheco Franz kafka e o austríaco george traki(1887-1914), Estão entre os principais autores que usam técnicas expressionista.

Expressionismo nas artes plásticas O principal precursor do movimento é o pintor holandês Vincent Van Gogh, criador de obras de pinceladas marcadas, por cores fortes, traços fortes, traços expressivos, formas contorcidas e dramáticas. Em 1911, numa referência de um crítico à sua obra, o movimento ganha o nome de expressionismo.

Então Acho... Que isso é tudo... Fim