A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma."— Transcrição da apresentação:

1 Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma pura. Eduard Hanslick X Richard Wagner: Estética da forma X estética do sentimentos Eduard Hanslick buscava a união do técnico e o estético, a supremacia da forma na música. Wagner: Obra de arte total; relação com os gregos; nova visão do papel da ópera.

2 Outros pontos de discussões Século XIX Contradições, por um lado busca o coletivo, buscando relacionar todas as artes, juntamente com a cultura em geral, mas preza o individualismo virtuosístico. Analogia entre desenvolvimento industrial e moto perétuo.

3 Considerações a respeito da educação musical _Surgimento das primeiras escolas particulares de caráter profissionalisante _Privilegia-se a formação do instrumentista virtuose e corrobora com a tendência ao individualismo. _Criação do conservatório brasileiro de música do Rio de Janeiro em 1845 e do conservatório dramático e musical de São Paulo em 1906. _Pelo grande número de pessoas interessadas em aprender composição, a mesma passou do ensino individual para o coletivo, sistematizando os vários ramos do saber musical. _Surgimento de métodos: Antonin Reicha, Hugo Riemann etc. _Não busca ensinar o fazer artístico mas o ofício de compositor como artesão, dominando harmonia, forma, orquestração. _Este sistema influência o mundo acadêmico até os dias atuais.

4 Música e ciência _HelmHoltz Conscentrava-se no estudo das sensações e dos fundamentos materiais do som. Está ligado ao positivismo que buscava cobrir com o método científico da investigação todas as atividades humanas, inclusive as éticas artísticas,. _Carl Strumpf Analisa a música psicologicamente descritivamente e não cientificamente como HelmHoltz. A análise da sensação sonora não é produto da reflexão nem procedimento experimental, mas a faculdade de distinguir os diversos elementos contidos na percepção dos sons. Oposição à HelmHolts, afasta-se da linha de investigação científica de caráter positivista.

5 Riemann Busca a lógicaA representação sonora prescinde da fisicidade do estímulo e se realiza inteiramente por meio da fantasia da consciência, na qual é interpretada, relacionada e representada aos sons musicais. O objetivo da teoria não são os sons em sua realidade acústica, mas as relações musicais que esses sonos estabelecem. Considera a historicidade e a cultura agentes de significados musicais.


Carregar ppt "Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google