Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
2
COM A FINALIDADE DE BUSCARMOS A CONSTRUÇÃO DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA DO EDUCANDO, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS RELATIVAS AO ENSINO DA ARTE.
3
AO RECORDAR O PROCESSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE, PERCEBEMOS A MARGINALIZAÇÃO DA DISCIPLINA NO ÂMBITO ESCOLAR, MARCADA PELA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS QUE VALORIZAM A TÉCNICA E A LIVRE EXPRESSÃO DO EDUCANDO, SEPARANDO A ARTE DA PRÁTICA SOCIAL DESVINCULADO DA REALIDADE DO COTIDIANO.
4
O ENSINO DA ARTE É UM PROCESSO AO MESMO TEMPO TEÓRICO E PRÁTICO, CRIADOR E TRANSFORMADOR, QUE DEVE COLOCAR O EDUCANDO EM CONTATO COM SUAS VIVÊNCIAS, COM O SABER ARTÍSTICO ACUMULADO E COM AS DIFERENTES CULTURAS.
5
O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO-EDUCAÇÃO ESTÉTICA, INICIA-SE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E TEM SEQUÊNCIA POR TODA A VIDA DO EDUCANDO, ULTRAPASSANDO OS MUROS ESCOLARES PARA ACOMPANHÁ-LO POR TODA A SUA TRAJETÓRIA.
6
NA ESCOLA, O REAL SENTIDO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA É A FORMAÇÃO DOS SENTIDOS HUMANOS A PARTIR DA PRODUÇÃO E DA FRUIÇÃO DA ARTE (SEJA CORPORAL, VISUAL, MUSICAL OU CÊNICA) REGIONAL, NACIONAL E UNIVERSAL.
7
COMO O ENSINO DA ARTE NECESSITA DE UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE APRENDER A VER A INVESTIGAR E A PENSAR CRITICAMENTE, SUGERIMOS UMA METODOLOGIA QUE ENVOLVA AS EXPERIÊNCIAS DE OBSERVAR, ANALIZAR, INTERPRETAR E CRIAR-TRANSFORMAR.
8
A IDÉIA DE QUE TODOS PODEM CONHECER, COMPREENDER E USUFRUIR ARTE É O EIXO DE UM PROCESSO REALMENTE COMPROMETIDO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM.
9
ELE CAPACITA O HOMEM A NÃO SER UM ESTRANHO EM SEU MEIO, É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, LOGO NÃO PODE FICAR FORA DA ESCOLA.
10
Fonte: Currículo Básico.
Organização: Maria Salete Queiroz.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.