Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Por que Arte-Educação?
2
Herbert Read (1943) Pensador Inglês.
Primeiras diretrizes da Educação pela Arte.
3
Adestramento e Aprendizagem
A consciência humana, reflexiva é função dos símbolos, da linguagem. Todo processo de conhecimento e aprendizagem humanos se dá sobre dois fatores: as vivências (o que é sentido) e as simbolizações (o que é pensado).
4
A tudo que sentimos, vivemos, procuramos dar um significado, através dos símbolos (palavras).
Todo novo conceito nós o aprendemos a partir de nossas vivências.
5
Linguagem e Arte A arte é um fenômeno presente em todas as culturas.
A linguagem fragmenta o nosso sentir e lhe atribui significados. Os conceitos lingüísticos, no entanto, são incapazes de exprimir e descrever os sentimentos.
6
A arte é uma tentativa de concretizar, em formas, o mundo dinâmico do “sentir” humano.
A arte não é linguagem: ela não comunica significados, mas exprime sentimentos. O sentido expresso na obra de arte é “intraduzível”.
7
O Artista e o Espectador
O artista expressa, em sua obra, os sentimentos que ele capta junto as comunidades humanas. A beleza não é uma qualidade dos objetos nem um produto da consciência, mas uma forma de relação que o homem mantém com o mundo. Na experiência estética, experimenta-se o objeto a nível dos sentimentos, sem a mediação conceitual da linguagem.
8
Fundamentos da Arte-Educação
A civilização industrial se funda na primazia da razão e do trabalho e no mito da natureza infinita. A arte permite dirigir nossa atenção aos sentimentos e ainda contribui para o seu refinamento. A arte mantém acesa a imaginação e a utopia – um projeto de futuro.
9
A arte permite um contato direto com os sentimentos de nossa e de outras culturas.
Arte-educação não significa apenas a inclusão da arte nos currículos escolares. Arte-educação tem a ver com um modelo educacional fundado na construção de um sentimento pessoal para a vida, que seja próprio de cada educando.
10
Arte Educação Entre Nós
Lembremo-nos: arte-educação significa expressar os sentimentos e sentidos oriundos da vida concretamente vivida, e não a imitação dos valores alheios. A Lei 5.692/71 teve como finalidade principal a produção de mão-de-obra acrítica para o modelo de desenvolvimento que adotamos.
11
Porque arte-educação, no fundo, nada mais é do que o estímulo para que cada um exprima aquilo que sente e percebe. A partir dessa expressão pessoal, própria, é que se pode vir a aprender qualquer tipo de conhecimento construído por outros.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.