A Primeira Guerra Mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
I GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1 - Antecedentes/causas:
A Primeira Guerra Mundial
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
A primeira Guerra Mundial
GUERRA E REVOLUÇÃO: NOVOS RUMOS DO MUNDO
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
Primeira Guerra Mundial
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Geografia Politica.
A 1ª Guerra Mundial
A Europa À BEIRA DA GUERRA
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O choque de Imperialismos
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A Primeira Guerra Mundial ( )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
Primeira Guerra Mundial
Apogeu e declínio da influência europeia
I Guerra Mundial Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou.
A primeira Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
1ª Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL O declínio da Europa. POLÍTICA NEOCOLONIAL  A Primeira Guerra Mundial é vista como a “mãe” de todas as guerras. Uma gama de.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
Neocolonialismo: Gerou rivalidades imperialistas entre as potências européias. Unificação de Itália e Alemanha: rompimento do equilíbrio do continente.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) Prof. Lucas Villar “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra” (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX 1914-1991)

Antecedentes O imperialismo “Imperialismo é o nome da fase do capitalismo que nasceu nas últimas décadas do século XIX, quando os monopólios dos países capitalistas avançados começaram a investir capital em outros países. Portanto, capitalismo monopolista e imperialismo têm tudo a ver”

Disputas Imperialistas

Unificações tardias...

A questão dos nacionalismos. “Ao longo do século XIX, consolidou-se na Europa a ideia de que os povos que possuíam a mesma língua, os mesmos costumes e as mesmas tradições formavam uma nação, e que toda nação tinha o direito de viver de maneira autônoma em um Estado independente. Essa concepção recebeu o nome de nacionalismo”. Revanchismo. A paz Armada.

O sistema de alianças “O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir de fins do século XIX, levara países que chegaram tarde à corrida neocolonialista internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômica mundial; tendo se acentuado a rivalidade pela luta por mercados consumidores, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimentos. Essa rivalidade refletiu-se em âmbito mundial devido à interdependência criada entre as economias das diversas regiões do mundo pela expansão do capitalismo. Essa atmosfera de tensão explica a formação de dois sistemas de alianças. Um, a Tríplice Aliança, aparentemente mais coesa, agrupando Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. O único ponto fraco era a Itália, por ser incerta sua atitude na ocasião de um conflito e também por estar se aproximando das potências da Entente Cordiale. O outro sistema era a Tríplice Entente, formada de uma aliança militar (a franco-russa) e dois acordos (a Entente Cordiale - franco-inglesa — e o Acordo anglo-russo). Os vínculos entre tais países eram mais frágeis do que aqueles que entrelaçavam o “sistema alemão” e tinha contra si a fragilidade social, política e econômica da Rússia, sendo também difícil prever o comportamento da Inglaterra antes de iniciar-se um conflito armado. O sistema de alianças secretas gerou um mecanismo tal, que bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Foi o que ocorreu em julho de 1914.”

O início da guerra “Porque, então, a Primeira Guerra Mundial foi travada pelas principais potências dos dois lados como um tudo ou nada, ou seja, como uma guerra que só podia ser vencida por inteiro ou perdida por inteiro? O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido. A rivalidade política internacional se modelava no crescimento e competição econômicos, mas o traço característico disso era precisamente não ter limites. As fronteiras naturais da Standard Oil, do Deutsche Bank ou da De Beers Diamond Corporation estavam no fim do universo, ou melhor, nos limites de sua capacidade de expansão”. (Eric Hobsbawm)

O Conflito (1914-1918)

Primeira Guerra através de imagens...

THE END.... (SERÁ MESMO?????)