UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Início.
Advertisements

Cultivo de plantas medicinais
Relação dos parâmetros da precipitação com a vazão de um rio.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Circuito equivalente recomendado pelo IEEE
Sistema de Informações Geográficas
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ELETRODINÂMICA.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Décima terceira aula Iniciamos apresentando a solução do exercício proposta na aula anterior.
Qual das vazões se usa no dimensionamento da tubulação
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
Universidade Federal de Campina Grande
SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
Para isso, é necessário:
Eletrobrás PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS SISTEMAS DE BOMBEAMENTO E AR.
Fontes de Tensão e Corrente
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
CAPACITOR MOS COM SUBSTRATO TIPO-P
BOMBEAMENTO DE ÁGUA A Alternativa Solar Grupo: Bianca de Castro Leyen
Exercícios de instalações de bombeamento
Geradores Elétricos DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Fontes de alimentação e energia elétrica
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Equação de energia na presença de uma máquina
Condensadores resfriados a ar
Transferência de Energia - exercícios
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero
Estudo dos efeitos da degradação sobre as propriedades mecânicas e elétricas em materiais poliméricos de ferramentas usadas na manutenção com redes energizadas.
SOLAR PUMPING. 01 Solar Pumping / O que é? Solar Pumping (Bombeamento Solar) é o sistema de propulsão de bombas utilizando-se a energia gerada por um.
Irrigação através de Energia Solar
PROPOSTAS DA CEMIG AP 012/2004 ANEEL 28/04/2004 CEMIG.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA INTEGRADA À EDIFICAÇÃO DO COSTÃO DO SANTINHO E INTERLIGADA À REDE ELÉTRICA PÚBLICA. Clarissa Debiazi Zomer – LabEEE Ricardo.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Circuito Retificador Prof. Nilton Cesar de O Borges
A Natureza da Eletricidade
Geradores ELÉTRICOS.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
MEDIÇÃO FATOR DE POTÊNCIA
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICA
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DA ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Objetivos 1.Realizar comunicação USB entre o MATLAB e o PIC18F4550; 2.Criar uma interface amigável que facilite a monitoração das principais variáveis.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
sólido líquido gasoso Fluidos
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTEGRADOS À EDIFICAÇÃO E INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM CENTROS URBANOS DO BRASIL:DOIS ESTUDOS DE CASO Isabel.
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Soldagem a arco elétrico Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
Energia Solar Condicionamento de Energia – EEL 805 Esthefânia Costa Joana Campos Juliana Bertoni Caio Bachega Gustavo Giansante.
SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA
Instituto Federal de Santa Catarina
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS DE FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES BIFACIAIS EM SILÍCIO CZ PGETEMA Rita de Cássia da Costa Licenciada em Física.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia na Agricultura POTÊNCIA GERADA E EFICIÊNCIA DOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS EM FUNÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL PARA BOMBEAMENTO DE ÁGUA Autores: Carliane Diniz e Silva Odivaldo José Seraphim

INTRODUÇÃO OBJETIVOS Energia - vetor de desenvolvimento; Fontes Alternativas de Energia; Bombeamento de Água. OBJETIVOS Utilização de novas fontes renováveis de energia na Fazenda Lageado; Avaliar o potencial solar e potência gerada por módulos fotovoltaicos; Aplicação em bombeamento d’água.

MATERIAL E MÉTODO Característica Módulo SR100 SR90 SP75 SM55 SM50 HM45D12* Potência Nominal (Wp) 100 90 75 55 50 45 * Painel fabricado pela Heliodinâmica. Fonte: catálogos da Siemens e Heliodinâmica. Radiação solar global de 1987 a 1996. Precipitação média mensal de 1987 a 1996.

Tipos de Células e Módulos Célula Si-Mono. Célula Si-Poli. Módulo de células Si-Mono. Módulo de células Si-Poli.

Características elétricas dos módulos fotovoltaicos: As principais características elétricas dos módulos fotovoltaicos são as seguintes: Potência Nominal (Wp) Tensão de Circuito Aberto (Voc) Corrente de Curto Circuito (Icc) Potência Máxima (Pmax) Tensão de Potência Máxima (Vmp) Corrente de Potência Máxima (Imp) As condições padrão (STC - Standard Test Conditions) para se obter as curvas características dos módulos é definida como uma radiação de 1000W/m2 (radiação recebida na superfície da Terra em dia claro, ao meio dia), e uma temperatura de 25ºC na célula (a eficiência da célula é reduzida com o aumento da temperatura). Fatores que afetam as características elétricas dos módulos: Os principais fatores são Intensidade Luminosa e a Temperatura. Corrente gerada  quando a intensidade luminosa ; Eficiência  quando a temperatura .

Parâmetros de potência máxima.

Procedimento para determinar a eficiência do arranjo fotovoltaico:

Para verificar o “estado” dos módulos, instalados no campo, em relação aos parâmetros característicos fornecidos pelo fabricante, é necessário corrigir os dados medidos sob a condição de insolação e temperatura, para as condições de referência:

Na determinação do potencial solar fotovoltaico para bombeamento d’água, estima-se: Determinação da vazão de água bombeada, contra altura manométrica e eficiência dos mecanismos envolvidos.

Diagrama de sistemas fotovoltaicos em função da carga

Visualização de uma instalação de bombeamento solar fotovoltaico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Radiação Solar Global X Precipitação.

Potência elétrica gerada em CC, em função do Wp e da radiação solar.

Potência elétrica gerada em CA, em função do Wp e da radiação solar.

Vazão em função da altura manométrica e dos módulos fotovoltaicos em CC.

Vazão em função da altura manométrica e dos módulos fotovoltaicos em CA.

CONCLUSÕES As potências geradas nos módulos fotovoltaicos para alimentação direta da bomba em corrente contínua ou alternada apresentaram um percentual de 51,8 a 87,6% do valor da potência nominal, considerados aceitáveis. Porém em dias nublados esta potência assume valores baixos, comprometendo o sistema de bombeamento, devido o arranjo não prever conjunto de baterias. A radiação, quando aplicado sobre o plano do módulo, têm-se valores considerados adequados na geração de energia elétrica fotovoltaica em bombeamento de água, obtendo vazões médias diária suficiente para atender as necessidades do consumo humano, de animais ou de pequenos sistemas de irrigação, vazão esta que está diretamente relacionada com a altura manométrica e capacidade de geração dos módulos. A eficiência dos módulos está diretamente relacionada à radiação solar, entretanto, se aumentar a temperatura a eficiência tende a diminuir e, consequentemente, a potência gerada decresce. Para compensar estes fatores deve-se aumentar a área dos módulos, devido sua baixa eficiência.