Tempo de
O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo.
Essa forma de brincar; persistiu, durante a Colônías, e a Monarquia, consistia num folguedo alegre mas violento.
As pessoas atiravam uma nas outras água com bisnagas ou limões de cera e depois pó, cal e tudo que tivesse nas mãos.
Combatido como jogo selvagem, o entrudo prevaleceu até aparecerem objetos menos agressivos, como o confete, a serpentina e o lança-perfumes.
Daí, em diante através dos tempos o carnaval no Rio de Janeiro, foi inovando. Em 1846 surgiu o Zé Pereira, grupo dos foliões de rua com bombos, e tambores.
Vieram depois os cordões, as sociedades carnavalescas, blocos e ranchos. O Corso hoje desaparecido, consistia num desfile de carros pelas ruas da cidade.
Todos de capotas arriadas, com foliões, fantasiados atirando confetes e serpentinas, uns nos outros.
Em 1929 com a fundação da primeira escola de samba. (Deixa Falar), no bairro carioca de Estácio, o carnaval passou a ter como ponto alto o desfile dessas entidades.
Foi á partir de abre-alas (1899), da maestrina Chiquinha Gonzaga, que a folia passou a ser animada por composições, especialmente elaboradas para ela.
São a marcha-rancho o samba, a marchinha a batucada, e o samba-enredo no Rio de Janeiro, e o frevo de rua ou de salão característico, do carnaval Pernambucano.
O carnaval reveste-se de característica próprias seguindo o lugar em que ocorre.
Distinguem-se, entre si, os carnavais de Nice, Veneza, Roma, Florença, e Nova Orleans, e Brasil.
Diferenciando-se do Brasil Diferenciando-se do Brasil. No Rio de Janeiro, hoje o evento mais importante, do carnaval são os bailes de salão, e os desfiles das escolas de samba.
Em Salvador, predomina o carnaval de rua, ao som de trios elétricos, e ao som e ritmos dos blocos afro-brasileiros de afoxés.
Em Pernambuco, sobretudo, em Olinda e no Recife, o que domina são os blocos de frevo e maracatu.
Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia antiga, das bacanais, saturnais romanas, todas de caráter orgiástico.
São apontadas também ligações como as festas dos doidos, das danças macabras e medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento, tenham se transformado, tempos afora.
São apontadas também ligações como as festas dos doidos, das danças macabras e medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento, tenham se transformado, tempos afora.
Artista Nelson Gonçalves Formatação Alvaro Cardoso alvaro.cardoso187@hotmail.com Imagem Internet Musica Serpentina Artista Nelson Gonçalves Formatação Alvaro Cardoso