Tempo de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sivuca e Glorinha Gadelha
Advertisements

QUEIROZ, Maria Isaura P. Carnaval brasileiro: da origem européia ao símbolo nacional. Ciência e Cultura. v. 39, n.8, p Resumo: O carnaval brasileiro.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Carnaval é um dos temas mais ricos da cultura popular brasileira. E é também uma referência no calendário mundial. O brasileiro.
Carnaval É um período de folia e boa disposição.
Frevo.
PROJETO MÁSCARAS Desenvolvido pelas professoras Glória, Juliana, Denise e Simoni ALUNOS ENVOLVIDOS Todos os alunos do Fund II e EJA.
Oficina: História de Carnaval Professora: Jailze Campos
Carnaval popular Brasileiro
O Nordeste do Brasil.
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
Chiquinha Gonzaga.
Diga ao Vento....
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Brasil o país do carnaval
Carnaval é tempo de festa ou de reflexão?
Através de quatro programas, Ouro Negro, Pelourinho, Pipoca e Outros Carnavais – Maragojipe, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia estimula a diversidade.
CARNAVAL 2010 MIX FM Recife. CARNAVAL: Carnaval 2010 é na Rádio MIX FM, vamos celebrar juntos esta grande festa popular, iniciando nossa cobertura com.
O Carnaval Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 02/2012.
História do:
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
CARNAVAL: da antiguidade ao carnaval brasileiro
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Ser carioca é....
Ser carioca é... Ser carioca é... By Búzios Slides Automático.
O CARNAVAL.
Marchinhas de Carnaval
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Danças. Ciranda e Frevo..
Nossa Bandeira Pernambucana
D´Breck A Banda Surgiu de um bloco carnavalesco onde a idéia era ser um diferencial levando um ritmo pouco conhecido as ladeiras de Olinda, a mistura.
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
IZABEL SADALLA GRISPINO Vêm pierrô e colombina Fantasiar a ilusão, Vêm confete e serpentina Suavizar a sofreguidão.
Carnaval no Brasil
Trabalho realizado por: Inês Cardoso nº 12 6ºC
Ser carioca é... Começar alguma conversa com o usual "olha só..." "olha só..." Ser marrento porque pode ser... Afinal, olha só onde a gente nasceu!
AXÉ MUSIC.
YELLOW / ORANGE P.M. “Hoje é dia de carnaval, amanhã é dia de carnaval, depois de amanhã também é dia de carnaval...” O carnaval da be.Living também foi.
O carnaval por aqui foi só folia!!! Uma diversão só... A Mafú trouxe, nas aulas de Coisas D’Aqui, muita música, fantasia e muita animação! As crianças.
O CARNAVAL É UMA DAS FESTAS MAIS POPULARES DO BRASIL
Fantasia e Sedução Rolagem automática Ligue o Som.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Carnaval, Carnavais! Suzana L. Salgado Ribeiro. Histórias de Carnaval Mercantilização Homogeneização História – Entrudo – Samba de Morro.
Ser carioca é... Começar alguma conversa com o usual "olha só..." "olha só..." Ser marrento porque pode ser... Afinal, olha só onde a gente nasceu!
MARDILÊMARDILÊ F FABRE Denise Severgnini Marineusa Santana Mardilê Friedrich Fabre Mari Saes Nina Mariana Sayuri Mara Pupin Nadir A D´Onofrio AO CARNAVAL,
Ser carioca é....
Carlinhos de Jesus Coreografo.
Recife é a capital do estado nordestino brasileiro de Pernambuco, cuja sede administrativa é o Palácio do Campo das Princesas. Fundada em 1537, permaneceu.
O RIO DE JANEIRO E O CARIOCA. A PRAIA A praia é o principal ponto de socialização do carioca. Todos os outros programas vêm depois dela. A razão disso.
Frevo Pernambucano: Caminhos e desafios na atualidade
O hit do carnaval 2016 Por Reytiane Freire da Silva.
Luzia
O carnaval brasileiro é a
O que você sabe sobre essa festa brasileira?
Como surgiu o carnaval ? Todo mundo pensa que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas toda essa farra existe desde a Antiguidade e vem de muito longe.
História do carnaval.
MáSCARAS CARNAVALESCAS
História do Carnaval A história do carnaval tem suas origens na Antiguidade, sendo uma festa tradicional e popular que chegou ao Brasil durante a colonização.
História do Carnaval.
História do Carnaval.
História Do Carnaval (Brasil)
A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser.
Historia do Carnaval Ester e Gabriela Turma:61.
CNSP alunos: Caio e Jonathan Turma 71
História Das Máscaras Carnavalescas
A História do carnaval A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo,
Carnaval no Brasil.
A História do Carnaval.
Transcrição da apresentação:

Tempo de

O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo.

Essa forma de brincar; persistiu, durante a Colônías, e a Monarquia, consistia num folguedo alegre mas violento.

As pessoas atiravam uma nas outras água com bisnagas ou limões de cera e depois pó, cal e tudo que tivesse nas mãos.

Combatido como jogo selvagem, o entrudo prevaleceu até aparecerem objetos menos agressivos, como o confete, a serpentina e o lança-perfumes.

Daí, em diante através dos tempos o carnaval no Rio de Janeiro, foi inovando. Em 1846 surgiu o Zé Pereira, grupo dos foliões de rua com bombos, e tambores.

Vieram depois os cordões, as sociedades carnavalescas, blocos e ranchos. O Corso hoje desaparecido, consistia num desfile de carros pelas ruas da cidade.

Todos de capotas arriadas, com foliões, fantasiados atirando confetes e serpentinas, uns nos outros.

Em 1929 com a fundação da primeira escola de samba. (Deixa Falar), no bairro carioca de Estácio, o carnaval passou a ter como ponto alto o desfile dessas entidades.

Foi á partir de abre-alas (1899), da maestrina Chiquinha Gonzaga, que a folia passou a ser animada por composições, especialmente elaboradas para ela.

São a marcha-rancho o samba, a marchinha a batucada, e o samba-enredo no Rio de Janeiro, e o frevo de rua ou de salão característico, do carnaval Pernambucano.

O carnaval reveste-se de característica próprias seguindo o lugar em que ocorre.

Distinguem-se, entre si, os carnavais de Nice, Veneza, Roma, Florença, e Nova Orleans, e Brasil.

Diferenciando-se do Brasil Diferenciando-se do Brasil. No Rio de Janeiro, hoje o evento mais importante, do carnaval são os bailes de salão, e os desfiles das escolas de samba.

Em Salvador, predomina o carnaval de rua, ao som de trios elétricos, e ao som e ritmos dos blocos afro-brasileiros de afoxés.

Em Pernambuco, sobretudo, em Olinda e no Recife, o que domina são os blocos de frevo e maracatu.

Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia antiga, das bacanais, saturnais romanas, todas de caráter orgiástico.

São apontadas também ligações como as festas dos doidos, das danças macabras e medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento, tenham se transformado, tempos afora.

São apontadas também ligações como as festas dos doidos, das danças macabras e medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento, tenham se transformado, tempos afora.

Artista Nelson Gonçalves Formatação Alvaro Cardoso alvaro.cardoso187@hotmail.com Imagem Internet Musica Serpentina Artista Nelson Gonçalves Formatação Alvaro Cardoso