Dicas da Comunicação Eficaz ORATÓRIA SACRA Dicas da Comunicação Eficaz Fonte: http://www.apl.org.br/Comunicacao/Arquivos/Irineu/Orat%C3%B3ria.ppt
COMUNICA-SE: 7% COM A VOZ 38% COM O TOM DA VOZ 55% GESTOS NÃO VERBAIS(olhar, face, postura, mãos, gestos)
Os gestos comunicam: Não coloque as mãos nas costas. Não cruze os braços Não coloque as mãos nos bolsos. Faça gestos coerentes Cuidado com a interpretação dos gestos Não seja severo ao gesticular
Os gestos comunicam II: Coçar a Cabeça = dificuldade de se comunicar ou resolver questões. Mãos no peito = narcisismo, defender seus direitos... Levantar o indicador = desejo de se comunicar e dar o melhor de sí. Coçar a Orelha = insatisfação pessoal e carência afetiva.
Os gestos comunicam -III Puxar a ponta do bigode = insatisfação; busca do eu; estimula a imaginação. Tocar as mãos com a ponta dos dedos = caráter doce, terno, romântico. Gestos largos e agitados = ansiedade; confusão interior; tendência a histeria. Ausência de gestos = insensíveis, apáticos, pouca disponibilidade.
APRENDEMOS : LEMBRAMOS: 20% OUVIMOS 50% OUVIMOS E VIMOS 11% OUVINDO 83% VENDO LEMBRAMOS: 20% OUVIMOS 50% OUVIMOS E VIMOS
Cuidados: Não utilize recursos visuais em excesso. Não substitua o homem pela máquina. Não faça transparências ou slides com muitas palavras. Vá previnido com extensão, transformador Observe o uso do microfone Nunca pegue no microfone se voce estiver na água...
Recepção da Mensagem: Cartaz ................................................20% Mural .................................................25% Faixa..................................................25% Boletim..............................................50% Falado em horário não nobre.........30% Falado em horário nobre.................50%
A influência das cores: O uso de cores acelera o aprendizado e aumenta a motivação. Vermelho = Estimula Azul = Acalma Amarelo = Atenção Verde = Crescimento Cinza = Estabilidade
Pensamento: Deus nem sempre chama pessoas qualificadas, mas sempre qualifica as pessoas que chama.
O problema não é o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons. Pensamento II: O problema não é o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons.
Pensamos: 70% Passado 25% Futuro 5% Presente Se parares cada vez que ouvires um cão, nunca chegarás ao fim do caminho. Pensamos: 70% Passado 25% Futuro 5% Presente
Pensamento V: Palavras bondosas, joviais, animadoras demonstrar-se-ão mais eficazes do que os melhores remédios. EGW, I TS, 104
Fonte: http://www. apl. org