1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

I GUERRA MUNDIAL
O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
AL QAEDA E TALEBAN.
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
1ª Guerra Mundial.
Diversidade Cultural.
Compartilhando a Terra Prometida
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
BOM DIA!.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
PODER PARALELO.
MUÇULMANOS.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Capitulo 1- Povos e Nações
Conflito entre judeus e árabes.
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
O Mundo Árabe “Quando a liberdade eclode no espírito de um homem, dez não podem nada contra esse um” (Jean-Paul Sartre, As Moscas) Prof. Alan Carlos Ghedini.
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Profº: Maria de Lourdes
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
ORIENTE MÉDIO.
PROTESTOS CONTRA QUEIMA DO ALCORÃO. Violentos protestos contra a queima de um exemplar do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, deixaram mais de 20 mortos.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Porque a esquerda apóia incondicionalmente os árabes-palestinos em sua guerra contra Israel? Baseado no texto de: Salomon S. Mizrahi Produzido Por: NetJudaica.Com.Br.
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Transcrição da apresentação:

Cristianismo e Islamismo: Cosmovisões em Conflito Alderi Souza de Matos

1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena (1683) Fim do Império Otomano (1924)

O islamismo na atualidade

Início da I Guerra Mundial: promessa de independência aos países árabes (então sob domínio turco). O Acordo Sykes-Picot (1915) dividiu o Oriente Médio entre Inglaterra e França (colonialismo). Frustração entre os povos árabes.

Cúpula da Rocha, Jerusalém

Declaração Balfour (02-11-1917) O governo de Sua Majestade vê com simpatia a criação de um lar nacional para o povo judeu na Palestina e envidará seus melhores esforços para facilitar a concretização desse objetivo, ficando claramente entendido que nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não-judaicas existentes na Palestina ou os direitos e o status político desfrutado pelos judeus em qualquer outro país.

Declaração Balfour

Woodrow Wilson (1913-1921) decidiu não participar da divisão dos territórios conquistados na guerra, feita pela Liga das Nações. A presença de hospitais e escolas cristãs no Oriente Médio e Paquistão gerava boa-vontade para com os EUA.

Mesquita al-Aqsa, Jerusalém

Harry Truman violou a promessa feita por Franklin Roosevelt ao rei da Arábia Saudita no sentido de consultar os árabes antes de qualquer ação na Palestina. Os Estados Unidos deram pleno apoio à criação do Estado de Israel (1948). Início do sentimento anti-americano entre os árabes.

Minarete em Isfahan, Irã

2. O radicalismo religioso Causas da militância fundamentalista islâmica: - Percepção do Ocidente como uma ameaça para os valores islâmicos; - Sentimento de injustiça, em especial no caso dos palestinos; - Revolta com a presença de tropas americanas na Arábia Saudita.

Peregrinos na Caaba, em Meca

Essas frustrações alimentam uma corrente agressiva que existe no islamismo e remonta a Maomé e ao Corão. O islamismo é uma religião militante e, ao longo da história, usou tanto de persuasão verbal quanto da força das armas para se expandir.

Mesquita azul em Istambul

Conceito controvertido: Jihad Literalmente, significa “luta”, “esforço”, “empenho”. Quatro formas: - Jihad do coração - Jihad da boca - Jihad da pena - Jihad da mão

Aspecto problemático: Jihad da espada Domina a história e a jurisprudência islâmica. Ocorre no Corão sem qualificativos ou com a expressão “na causa de Alá”. Apelo ao combate físico em favor do islã. É considerada a “jihad menor”.

Líderes muçulmanos xiitas

Estágios de desenvolvimento Persuasão pacífica Autodefesa Ataque em certos meses Ataque em qualquer época

3. Outros fatores que alimentam o radicalismo islâmico A ameaça da modernização e da secularização. O expansionismo político, econômico e cultural do Ocidente. A identificação entre Ocidente e cristianismo.

Senso de frustração com a situação atual do mundo islâmico, em comparação com o passado. As tensões políticas, religiosas e sociais do mundo islâmico: divisões, guerras (Irã x Iraque, Iraque x Kuwait).

Lendo o Corão em Londres

Anos 50: o conservadorismo tradicional começa a radicalizar-se: resistência política, revolução, terrorismo. Crítica e rejeição do Ocidente por sua decadência moral. Forte reação diante de agressões aos valores islâmicos (Salman Rushdie, Os Versos Satânicos, 1989).

Dança religiosa

Profundas conseqüências para as relações entre o cristianismo e o islamismo. Dificuldades para os cristãos que vivem em países islâmicos (Egito, Sudão, Indonésia, etc.). Necessidade de nova abordagem por parte do Ocidente.