JUVENTUDE EVANGÉLICA LATINO-AMERICANA

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Transcrição da apresentação:

JUVENTUDE EVANGÉLICA LATINO-AMERICANA Perspectivas Históricas Alderi Souza de Matos

O Protestantismo Latino-Americano A complexidade do tema: - Movimento antigo - Movimento vasto - Movimento heterogêneo

Período Colonial Alemães na Venezuela (1529-1546) Franceses no Rio de Janeiro (1557-1558) Holandeses em Pernambuco (1630-1654) Escoceses no Panamá (1698-1700)

O Protestantismo nas Antilhas Partilha entre as nações européias O pioneirismo dos Irmãos Morávios: - 1732: Ilhas Virgens - 1735: Suriname (Holanda) - 1738: Guiana (Inglaterra) - 1754: Jamaica - 1756: Antígua - 1849: Nicarágua (índios mosquitos)

A Imigração Protestante Anglicanos ingleses Luteranos alemães Presbiterianos escoceses Batistas galeses Valdenses italianos Presbiterianos, metodistas e batistas norte-americanos

As Sociedades Bíblicas Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (1804) Sociedade Bíblica Americana (1816) Pioneiros ilustres: - James Thompson (1792-1854) - Andrew Murray Milne (1838-1907) - Francisco Penzotti (†1925)

Missionários Destacados Allen F. Gardiner – Chile, Bolívia, Argentina David Trumbull - Chile Robert R. Kalley - Brasil William Taylor - Chile William S. Payne – Argentina, Paraguai, Bolívia

Pioneiros Presbiterianos Argentina – T. Parvin e J. C. Brigham Colômbia – Henry B. Pratt México – J. M. Prevost, Melinda Rankin, A. J. Park Chile – David Trumbull, J. M. Ibáñez Brasil – A. G. Simonton, J. M. Conceição

Características Iniciais Origem estrangeira Diversidade denominacional Teologia conservadora Índole polêmica Ética individual Ênfase bíblica e educacional

Características Posteriores Crescente nacionalização Históricos e pentecostais Fundamentalistas, evangélicos, liberais Esforços de aproximação Evangelização x envolvimento social

Igrejas Históricas Influências formativas: - Teologia da Reforma - Puritanismo e pietismo - Avivamentos - Liberalismo - Fundamentalismo

Movimentos Evangélicos de Juventude Precursores

Associação Cristã de Moços 1844: fundada em Londres por George Williams 1851: início nos Estados Unidos (Boston) 1855: criação da Aliança Mundial (Paris) 1891: chega ao Brasil com Myron Clark 1893: ACM do Rio de Janeiro 1895: ACM de São Paulo 1920: Associação Cristã Feminina

Movimento Voluntário Estudantil Surgiu nos Estados Unidos em 1886 Fundador: John Raleigh Mott (1865-1955) Voltado para missões estrangeiras Agência missionária da ACM Federação Mundial de Estudantes Cristãos (Suécia, 1895)

Esforço Cristão 1881: fundado pelo Rev. Francis E. Clark 1885: criação da União Nacional dos EUA 1891: chegou ao Brasil com Clara E. Hough 1895: criação da União Mundial 1902: 1ª convenção nacional no Brasil Líderes: Erasmo Braga, Eliézer S. Saraiva

Movimentos Mais Amplos I - Ecumênicos Conferência Missionária Mundial (Edimburgo, 1910) Concílio Missionário Internacional (1921) Conselho Mundial de Igrejas (Amsterdã, 1948)

Congressos sobre a Obra Cristã na América Latina: - Panamá (1916) - Montevidéu (1925) - Havana (1929)

Conferências Evangélicas Latino-Americanas: - CELA I (1949) - CELA II (1961) - CELA III (1969)

Assembléias do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI): - Oaxtepec (1978) - Lima (1982) - Indaiatuba (1988) - Concepción (1995) - Barranquilla (2001)

Instituições: - Unidade Evangélica Latino-Americana (UNELAM) - Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC) - Junta de Igreja e Sociedade na América Latina (ISAL) - Ação Social Ecumênica Latino-Americana (ASEL)

Movimentos Mais Amplos II. Evangélicos Congresso Mundial de Evangelização (Berlim, 1966) Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Lausanne, 1974)

Conferências sobre evangelização: - CLASE (1962) - CLADE I (Bogotá, 1969) - CLADE II (Lima, 1979) - CLADE III (Quito, 1992) - CLADE IV (Quito, 2000)

Instituições: - Missão Latino-Americana - Seminário Bíblico Latino-Americano - Fraternidade Teológica Latino-Americana - Associação Evangélica Brasileira - Aliança Bíblica Universitária (ABU)

Movimentos de Juventude: Movimento de Juventude Cristã (1939) Federação Mundial de Estudantes Cristãos (FUMEC) União Latino-Americana de Juventude Evangélica/Ecumênica (ULAJE, 1941)

União Cristã de Estudantes do Brasil (UCEB) Líder: Rev. Eduardo Pereira de Magalhães 1925: União de Estudantes para o Trabalho de Cristo 1926: União Cristã de Estudantes do Brasil 1938: 1º Congresso Nacional de Mocidade Evangélica 1942: filiação à Fraternidade Mundial de Estudantes Cristãos

Confederação Nacional da Mocidade (IPB) 1938: criação da Secretaria do Trabalho da Mocidade 1944: criação do jornal Mocidade 1946: 1º Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana (Rio) - Confederação Nacional 1949: 2º Congresso Nacional (Recife) 1952: 3º Congresso Nacional (Lavras) Líderes: Paulo César, Waldo César, Tércio Emerique, Paulo L. Rizzo, Billy Gammon

Elementos de tensão: - Preocupação social - Renovação teológica - Discussão da natureza da igreja - Desejo de autonomia - Reação da liderança da igreja

M. Richard Shaull: - Chegou ao Brasil em 1952 - Professor do Seminário de Campinas - Trabalho junto à mocidade - Influente e polêmico - Nova teologia da missão da igreja - Volta para os EUA em 1962

História posterior: - 1960: dissolução da Confederação Nacional da Mocidade - 1966: reestruturação do trabalho da mocidade - 1978: reorganização da Confederação

Âmbito Reformado Personagens: - John Mackay, Erasmo Braga Movimentos: - Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL) - Aliança Latino-Americana de Igrejas Cristãs (ALADIC) - Confraternidade Latino-Americana de Igrejas Reformadas (CLIR)

Desafios para Hoje Identidade teológica Compromisso com a igreja Conceito bíblico de missão Espírito de cooperação Projetos relevantes