SABEDORIA DIVINA Lição 4 - 24 de janeiro de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Advertisements

O CLAMOR DA SABEDORIA.
O que esperar dos nossos Filhos?
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
O SALVADOR COMPASSIVO Lição 6 para o dia 9 de agosto de 2008.
Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009
o acordar da consciência
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
no Evangelho de S. Marcos
O QUE O SENHOR PROMETEU PARA DEPOIS DOS MIL ANOS?
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
NOVA EBD LIÇÃO 20.
A Videira Verdadeira João 15:1-17
e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”
SENIB DOUTRINAS 1.
PAI Senhor meu.
Mistérios e Intrigas da Vida Cap 1: permanecendo firme em Cristo
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"

CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
RETIRO DE LÍDERES COMUNIDADE CRISTÃ DE LAJEADO NOVEMBRO IMIGRANTE (RS)
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
A pessoa e obra do Espírito
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
O JUÍZO FINAL.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
“Não posso resolver as coisas...”
Desafios de confiança ontem e hoje
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
PROVÉRBIOS.
Seja Bem-Vindo !.
TEMPO.
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Jesus, Criador do céu e da Terra
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O Pai Espiritual Lucas 15:
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Educação Cristã vs Relativismo
A natureza tríplice do homem TRICOTOMIA A natureza tríplice do homem.
Jesus é a VIDA João

PAPÉIS DA TRINDADE.
João ; NVI. João ; NVI.
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Meus irmãos e minhas irmãs;
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Lição da Escola Sabatina
“Não posso resolver as coisas...”
TEMAS BÍBLICOS.
O Último Convite.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS 1 SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os.
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
Compreender a identificação que Cristo faz de Si mesmo. Refletir nas implicações que essa identificação tem para a minha Salvação.
Lições para uma vida vitoriosa
Lição 5 31 de Janeiro de «Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte. » (Provérbios 10:2) Esta nova seção de Provérbios.
Provérbios.
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Mateus 11:15 “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt.13:9, 43; Mc.4:9,23; 7:16; 8:18; Lc.8:8; 14:35) Marcos 8:18.
Atos 4:9-12.
Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; Ele diz: “Eu sou o Senhor e não há nenhum outro. Não falei secretamente, de alguma lugar numa terra.
Crescendo em Comunidade
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Provérbios de Salomão, capítulo 8
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
SER COMO JESUS  . SER COMO JESUS   “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem...
Transcrição da apresentação:

SABEDORIA DIVINA Lição 4 - 24 de janeiro de 2015

O CLAMOR DA SABEDORIA «Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?» (Provérbios 8:1) Nos capítulos 8 e 9, o atributo divino da sabedoria é personificado, e se atribuem características próprias da divindade. A forma que se descreve a sabedoria nos lembram o próprio Jesus. A sabedoria clama porque quer ser ouvida. Deve ser escutada, porque é uma questão de vida ou morte para os homens. Declara que é plenamente confiável (Pr. 8:1-21) e que sua aquisição é de maior valor que qualquer riqueza terrenal (Pr. 8:10-11, 19).

O CLAMOR DA SABEDORIA «Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?» (Proverbios 8:1) Por que a sabedoria é confiável? Provérbios 8:1-21 Minha boca falará a verdade (v. 7) Justas são todas as razões da minha boca (v. 8) Minhas razões são retas e justas (v. 9) Habito com a prudência e o conhecimento (v. 12) Comigo está o conselho e o bom juízo (v. 14) Por mim se julga a terra (v. 15-16) Comigo está a justiça (v. 18) Guio por veredas de justiça, por sendas de juízo (v. 20) A sabedoria é a verdade, a verdade absoluta que só podemos encontrar em Jesus (João 14:6). Quem escutar o clamor da sabedoria achará a Jesus. «Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.» (Proverbios 8:17)

A SABeDoRIA e A CRIAÇÃO «O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo» (Proverbios 8:22-23) Deus possuía a sabedoria «no princípio», «antes da terra»; antes do «princípio» de Gênesis 1:1. Com a sabedoria, Pai, Filho e Espírito desenharam e criaram este mundo; porque a sabedoria é parte da própria natureza de Deus. Em Provérbios 8:22-29, a sabedoria se relaciona com os abismos, as fontes das águas, os montes, os outeiros, os campos, o pó, os céus, a face do abismo, o mar, os fundamentos da terra. Como nenhuma destas coisas podem ser criadas por nós, nós não podemos obter a sabedoria se não nos é outorgada por Deus.

O REGOZIJO DA SABEDORIA «Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.» (Proverbios 8:30-31) Como se relacionam o regozijo da sabedoria com a semana da Criação? Dias 1º a 5º «era sua delicia dia a dia» «E viu Deus que era bom» Dia 6º «Me regozijo na parte habitável da sua terra» «E viu Deus… que era bom sobremaneira» Dia 7º «minhas delicias são com os filhos dos homens» «E repousou no dia sétimo de toda a obra que fez» Deus se regozijou em sua Criação. Este regozijo foi crescendo quando criou ao homem; e obteve seu pleno gozo quando desfrutou com ele do primeiro sábado que passaram juntos, em comunhão.

AS BEM-AVENTURANÇAS DA SABEDORIA «… bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos … Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos … Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor» (Proverbios 8:32, 34, 35) Esta dupla bem aventurança dirige nossos pensamentos ao lugar de donde emana a verdadeira sabedoria: a Palavra de Deus. «Mas ele disse: Antes bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.» (Lucas 11:28) «A Bíblia apresenta ante nossa vista as inescrutáveis riquezas e os tesouros imortais dos céus. Os mais fortes impulsos do homem o levam a procurar sua própria felicidade. A Bíblia reconhece este desejo e nos mostra que todo o céu se unirá aos esforços que o homem faça para consegui-la» E.G.W. (A maravilhosa graça de Deus, 21 de dezembro)

A SABEDORIA E A INSENSATEZ «A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas» (Proverbios 9:1) A SABEDORIA É eficiente (9:1-3) Prepara alimento de vida: sacrifícios, pão e vinho (9:2) Chama aos simples para que adquiram sabedoria (9:4-6) A INSENSATEZ É indolente (9:13-14) Prepara alimento de pecado: água furtada e pão que não alimenta (9:17) Chama aos simples para sua perdição (9:15-18) «Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.» (Proverbios 9:8)

«Os que consideram como corajoso e varonil tratar com indiferença e desprezo os reclamos de Deus, estão desta maneira denunciando sua própria loucura e ignorância. Ao mesmo tempo em que se jactam de sua liberdade e independência, estão realmente no cativeiro do pecado e de Satanás. Uma concepção clara do que Deus é e do que Ele requer que sejamos, conduzirá à verdadeira humildade. O que estuda corretamente a Santa Palavra, aprenderá que o intelecto humano não é onipotente. Aprenderá que a força e a sabedoria humanas são apenas fraqueza e ignorância, sem aquele auxílio que ninguém a não ser Deus poderá dar. O que segue a guia divina, encontrou a única fonte verdadeira de graça salvadora e real felicidade, e alcançou o poder de comunicar a felicidade a todos em redor de si.» E.G.W. (Conselhos aos professores, pais e estudantes, pg. 51)