Mais adaptados ao meio terrestre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis A.D. de Ciências.
Advertisements

Répteis.
Especialidade de Répteis
COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Classes Amphibia e Reptilia
RÉPTEIS.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
Super-classe Tetrápodes
Diversidade Principais Características Classificação
Répteis.
Classe Reptilia.
Répteis Reptare= rastejar
RÉPTEIS.
ANFÍBIOS.
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
O cágado Tudo sobre o cágado.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 25 Anfíbios.
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Vertebrados aquáticos
RÉPTEIS.
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Répteis.
Peixes Anfíbios Répteis
AULA 26 Répteis.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
Revisão para a Prova Mensal do (4º Bimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Répteis Características.
O início da Conquista do Meio Terrestre
DIVERSIDADE ANIMAL III
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
Os animais vertebrados e a conquista do ambiente terrestre
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula - Répteis
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
RÉPTEIS.
Evolução da classe Reptilia
Filo: Cordados Classe : Répteis
Répteis.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
RÉPTEIS.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Peixes Características principais: Seu hábitat é exclusivamente aquático. Locomovem-se por nadadeiras. Seu corpo é hidrodinâmico e coberto de Escamas visíveis.
Répteis BALA 2012.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
RÉPTEIS.
Transcrição da apresentação:

Mais adaptados ao meio terrestre 7° ano – Profª Elisete

Características Gerais Podem ser encontrados no meio terrestre, na água doce ou salgada. Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos. São heterotermos ou pecilotérmicos. Com respiração pulmonar. Pele seca, impermeável, rica em queratina que pode ser revestida por escamas, carapaças ou placas ósseas ou córneas.

O coração da maioria dos répteis apresenta dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos. Nos ventrículos ocorre a mistura do sangue venoso com o arterial. Nos crocodilos, jacarés, os dois ventrículos estão completamente separados, mas o sangue venoso e arterial continuam se misturando, agora fora do coração. Possuem sistema digestório completo que termina na cloaca.

ter ter ter ter

Reprodução São de sexos separados e de reprodução sexuada. Com fecundação interna. A maioria das espécies é ovípara, podem ser ovovivíparas (algumas cobras) ou vivíparas (alguns lagartos). Os ovos são envolvidos por casca, o que os tornaram independentes da água. Os jacarés e crocodilos são os únicos que cuidam de seus ovos.

Classificação (as ordens dos répteis) Quelônios: Têm o corpo recoberto por duas carapaças. Exemplos: As tartarugas são aquáticas e podem viver em água doce ou salgada; suas pernas têm a forma de nadadeiras, o que facilita a locomoção na água. Os jabutis são terrestres e seus dedos são grossos. Os cágados vivem em água doce e seus dedos são ligados por uma membrana que auxilia na natação

Crocodilianos: têm corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática. Exemplos: Crocodilos e jacarés.

Escamados: Têm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídeos. Lacertílios, compreendem os lagartos, os camaleões e as lagartixas, répteis de corpo alongado, com quatro membros.

Ofídios, Compreendem as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas. A grande maioria desses animais possuem glândulas que fabricam veneno.

Lacertílios

Diferenças entre cobras peçonhentas e não peçonhentas Cabeça Peçonhenta: achatada, triangular e bem destacada. Não-peçonhenta: estreita, longa e pouco destacada.

Olhos e fosseta lacrimal Peçonhenta: olhos pequenos, com pupila em fenda vertical; a fosseta lacrimal está entre os olhos e as narinas. Não-peçonhenta: olhos grandes, com pupila circular; não possuem fosseta lacrimal.

Escamas do corpo Peçonhenta: alongadas, pontudas, imbricadas, com carena, apresentando um aspecto áspero. Não-peçonhenta: achatadas, sem carena, apresentando um aspecto liso e lubrificado.

Cauda Peçonhenta: é curta e afina bruscamente Cauda Peçonhenta: é curta e afina bruscamente. Não-peçonhenta: é longa e afina gradualmente.

Atitude Peçonhenta: atacam quando são perseguidas Atitude Peçonhenta: atacam quando são perseguidas. Não-peçonhenta: fogem quando são perseguidas. Hábitos Peçonhenta: noturnas. Não-peçonhenta: diurnas. Movimentos Peçonhenta: lento. Não-peçonhenta: rápido.

PICADAS DE COBRAS PEÇONHENTAS