O ACRE DOS CHICOS E OS CHICOS DO ACRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO ETERNOS APRENDIZES
Advertisements

A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
VOCÊ VALE PELO QUE É!.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
A Floresta Encantada.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
SERVIÇOS AMBIENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 1º PERÍODO – 08 / 05 / 2009 PALESTRANTE: REUBEN.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
“Balada do amor através das idades” Carlos Drummond de Andrade
A luta por Helena.
O declínio do Império Romano
Animais da Amazônia! E um pouco mais .
Acreditar e Agir.
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Assim é a Vida....
Francisco Alves Mendes Filho
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Um buscador.
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Metas Gestão e Desenvolvimento Humano e Institucional.
Chico Mendes Um homem da floresta.
Gúbio, uma cidade na Úmbria, estava tomada de grande medo.
Zaqueu encontra um Amigo
DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
MPS – Ministério da Previdência Social
Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos.
A existência de Deus.
TERRAS DO SEM FIM JORGE AMADO (1943).
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
PENSAMENTO SISTÊMICO Sistema de interesse: Análise sistêmica e a Reestruturação do Código Florestal Brasileiro Grupo: Danilo Madureira Estefânia Ferreira.
Moisés, atravessando um mar de desafios!
Marli de Castro Ferreira. PopulaçãoPopulação: (2012) ÁreaÁrea: km² UniversidadeUniversidade: Universidade Federal do AcreUniversidade.
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
A iniciativa da Publicação do livro Povos Indígenas Isolados na Amazônia : a luta pela sobrevivência, pelo Cimi, faz parte do esforço em assegurar a proteção.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
A colonização espanhola na América
Núcleo Econômico Comunitário - A parte mais desenvolvida da UE é a área que envolve a Alemanha, França, Benelux, Centro-sul da Grã Bretanha, Suécia, Dinamarca.
Como reaver o que inimigo levou
Querido Filho, estou triste, pois não vou
Tema da aula Grupo – Capítulo
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
KETLYN.
Grito dos Livres Com Som Quando os campos deste sul eram mais verdes Índios pampeanos que habitavam o lugar Foram mesclando com a raça do homem branco.
Estilos de Vida Saudável
Abrindo Caminho de Ana Maria Machado
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
Apresentação: Nilson M. Souza Palácio Rio Branco.
Liderança Martin Luther King JR..
CANDLELIGTH XI-CANDLELIGTH LUZ DE VELAS DO RECIFE “ Em Solidariedade ”
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Versos de pé quebrado – Sãozinha – Abril Seu doutor, nos dê licença, para nossa história contar,
Milton Neves pergunta:
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Não precisa clicar curta o som...
ROLAGEM AUTOMÁTICA Canto liberdade, liberdade canto, para renascer. Canto liberdade, liberdade canto, para um “vir a ser”. Canto liberdade na certeza.
Desestruturação do Império Romano
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
Histórico Pessoal Nascido no seringal Porto Rico, em Xapuri (AC) em 15 de Dezembro de Por meio do movimento sindical, que chegou ao Acre em 1974,
Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com os cavalos? Jeremias 12: 5.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em Santa Catarina Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde ACÉLIO CASAGRANDE – Secretário Adjunto.
Transcrição da apresentação:

O ACRE DOS CHICOS E OS CHICOS DO ACRE Quando se fala em Acre e em Chico, a referencia é sempre o Chico das lutas pela floresta, mas somando-se a esse Chico, há mais Chicos.

Dantas não lutou como Mendes contra o desmatamento da Amazônia, mas como ele, teve a coragem de embrenhar-se nas matas do ativismo no enfrentamento da epidemia do HIV/Aids.

O Chico de Xapuri buscava a união dos povos da floresta, o Chico de Rio Branco a resposta através de políticas publicas que atendessem as pessoas vivendo com HIV/Aids.

Um enfrentava de peito aberto a exploração de grileiros e coronéis da terra, o outro, o estigma e a discriminação sobre as pessoas que se deparavam , na época, com as limitações de uma doença rápida e letal.

O seringueiro se fortalecia através da luta no sindicato, o ativista através da luta em uma ONG e depois no governo, ambos, traçaram suas metas na promoção , valorização e manutenção da vida.

O Chico do campo era um homem simples e bem humorado, o da cidade um simples homem simpaticamente fanfarrão e debochado.

Ambos os Chicos eram acreanos sérios, comprometidos e apaixonados pelo que faziam, intrinsecamente ligados e amados pela família e amigos.

Não eram acomodados, possuíam a capacidade da indignação, a violência atravessou ambos os caminhos, suas vidas foram tomadas precocemente, seus algozes tinham propósitos diferentes, mas a ganância e a covardia não se diferenciavam.

(Um minuto de Silêncio ... Viva a Vida!!!!) O Chico do sindicato teve seu projeto continuado, esse Chico , certamente também o terá. Chico e Chico, o Acre é um, mas seus Chicos são muitos... (Um minuto de Silêncio ... Viva a Vida!!!!) Texto em memória póstuma ao companheiro Francisco Dantas covardemente assassinado em Agosto/2007 em Rio Branco - AC