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Transcrição da apresentação:

Para colaborar com a escrita do projeto: Usando as normas da ABNT na elaboração do relatório de pesquisa

Segundo a Norma 14.724/02 os trabalhos acadêmicos são os seguintes: Dissertação Tese TCC-Trabalho de conclusão de curso TGI- Trabalho de graduação interdisciplinar Monografia

Um trabalho acadêmico deve ter, no mínimo, três partes: Introdução - devem constar informações que respondam às seguintes questões: De que trata? Por que trata? Para que trata? Desenvolvimento - inclui-se a parte principal do texto, apresentado de forma ordenada e pormenorizada. Pode-se dividir em seções e subseções Conclusão - é a parte final do texto no qual se destacam os argumentos que confirmam/rejeitam as hipóteses.

Ilustrações de um texto: De acordo com a NBR14.724/2002, lista de ilustrações é um elemento opcional que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto ( desenhos, esquemas, fluxograma, fotografias, gráfico, mapa, organogramas, plantas, quadros, outros) Já anexos são elementos opcionais e identificados com letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos Exemplo: Anexo A - Modelo de ficha de anamnese As notas de rodapé - conforme a NBR 10.520/2002 são indicações, observações ou aditamentos ao texto do autor.

Citações bibliográficas: A NBR 10.520/2002 define citação como uma menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Ela pode ser direta ou indireta. De acordo com a norma indicada, nas citações do sistema numérico ou auto-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas; quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Exemplos: Warner Jaeger (1986, p. 75) afirma que “a educação espartana era militar”. “As culturas humanas são simbólicas na medida em que são fundadas sobre, e corporificam, um conjunto sistematicamente inter-relacionado de idéias a respeito do sentido da vida” (BROCKELMAN, 2001, P.51). Citação direta de até 3 linhas - elas são construídas no texto entre aspas. Se o texto que estiver sendo transcrito contiver aspas, estas serão transformadas em aspas simples.

Citações bibliográficas: Citação direta com mais de três linhas tem letra tamanho 10; destacado do texto com 4 cm da margem esquerda do texto e dois espaços entre os parágrafos anterior e posterior Exemplo: Melhorar a qualidade e a eficácia das intervenções de prevenção das DST realizadas nos cursos de educação sexual do programa FPS no segundo ciclo do secundário, nas escolas públicas situadas no território do DSC Charle- LeMoyne Uma citação da citação é feita usando a expressão apud ou citado por. Exemplo: De acordo com Bonato citado por Coulon (1995, p. 34).

Citações bibliográficas: Quando acontecer citação de autores com o mesmo sobrenome e mesma data de edição faz-se como nos exemplos: (Bonato, P.,1999) (Bonato, L.,1999) No caso de citação de diversas obras de um mesmo autor, publicadas em um mesmo ano procede-se como no exemplo: (Moreira, 1999a) (Moreira, 1999b) Quando os dados são obtidos por informação oral usa-se a expressão informação verbal entre parênteses, mencionando-se os dados disponíveis, somente em nota de rodapé.

Resumos: Segundo a NBR 6.028/1987 existem três tipos de resumos: indicativo (sintético), informativo (mais detalhado) e indicativo/informativo (combinação) Recomenda-se que os resumos tenham as seguintes extensões: Notas e comunicações breves até 100 palavras; Monografias e artigos até 250 palavras Relatórios e teses até 500 palavras

Sumário e índice: De acordo com a NBR 14.724/2002, o sumário é obrigatório e se constitui na enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página. Já a NBR 6.027/1989 ensina como elaborar um sumário.

Como elaborar um sumário: O termo sumário é escrito de forma centralizada, em maiúsculas e em negrito, assim como os principais capítulos e títulos. Não se coloca traço nem ponto depois da escrita do título e ou sub-título. EXEMPLO: 1 INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa do Tema 1.2 Objetivos 1.3 Objetivo Geral 1.4 Objetivos Específicos 2 O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Paginação: Conforme a NBR 14.724/2002, todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. As páginas que antecedem o texto são numeradas com algarismos romanos minúsculos,na margem inferior da página e centralizados.

Referências: De acordo com a NBR 14.724/2002, referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, numerada e alinhadas somente à margem esquerda. Elas podem ser colocadas: no final do texto ou em notas de rodapé no final de capítulo

Aspectos gráficos de um trabalho: Tamanho da folha: conforme a NBR 14.724/2002 a folha deve ser A4 (21cm x 29,7 cm) Margem: as folhas devem ter margem esquerda e superior de 3 cm; margem direita e inferior de 2 cm Fonte: Para a digitação do texto normal utiliza-se a fonte 12, Times New Roman ou Arial; para notas de rodapé e citações longas ( mais de 3 linhas) o tamanho da fonte é 10

Ordem de montagem de um trabalho: De acordo com a NBR 14.724/2002 um trabalho possui: Elementos pré-textuais Capa: Nome do autor, título, subtítulo se houver, número de volumes, se houver, local, ano de entrega do trabalho. Folha de rosto: nome do autor, título, subtítulo, quando houver, número de volumes, se tiver, natureza do trabalho, nome do orientador, ano da entrega do trabalho. ERRATA DEDICATÓRIA AGRADECIMENTOS EPÍGRAFE RESUMO EM PORTUGUÊS RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA SUMÁRIO LISTA DE TABELAS, FIGURAS ANEXOS ETC.

Ordem de montagem de um trabalho: ELEMENTOS TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências, glossário, anexos, índice ELEMENTOS QUE DEVEM APARECER CENTRALIZADOS NA FOLHA Introdução, Nome dos capítulos, Listas, Conclusão, Referências Cada um deles devem ser iniciado em folhas separadas ESPAÇOS A UTILIZAR Espaço de entrelinhas no texto de acordo com a NBR 14.724/2002 O trabalho deve ser digitado em espaço de 1,5 nas entrelinhas Espaço entre título e o início do texto: 1 espaço duplo Espaço entre texto e citação longa: 2 espaços duplos para iniciar a citação e 2 espaços duplos para reiniciar o texto A divisão silábica poderá ser feita somente com hífen. Nas referências utilizar espaço simples nas entrelinhas e duplo entre uma referência e outra. Para iniciar parágrafo: pratica-se 4 espaços após a margem e inicia-se o texto no quinto espaço