Biologia Molecular Professora Ana Carolina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Advertisements

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Professora Marisa Dionísio
O Dogma Central da Biologia Molecular:
Biologia Prof. Fláudio.
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Ácidos Nucléicos.
Genética Molecular: o que vamos estudar?
Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Ácidos Nucleicos.
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ácidos Nucléicos.
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
Introdução à expressão gênica
AULA 08 E 09 SÍNTESE PROTÉICA CODIFICAÇÃO GENÉTICA SIRLENE DAS VIRGENS.
Proteínas e ácidos nucléicos
Ácidos nucleicos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS
Ácidos Nucléicos.
Transcription and Translation
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
das atividades celulares
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
Replicação, transcrição e tradução
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Metabolismo de controle: síntese de proteínas
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
A genética e os genes.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Ácidos Nucléicos.
Metabolismo de controle
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Obs: Nucleosídeo = açúcar + base nitrogenada
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Ácidos nucléicos e síntese proteica
Mutações gênicas.
NÚCLEO CELULAR.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional
Biologia Código Genético e Síntese Protéica Código Genético
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos.
Metabolismo dos Nucleotídeos
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Dogma Central da Biologia Molecular
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Introdução à Biologia Molecular
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
ÁCIDOS NUCLEICOS: DNA e RNA
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
Dogma Central da Biologia Molecular
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
Introdução à Biologia Molecular Computacional Katia Guimarães.
CITOGENÉTICA.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Preparatório ENEM 2009.
ÁCIDOS NUCLÉICOS Nos ácidos nucléicos podem identificar-se três constituintes fundamentais: Ácido fosfóricoÁcido fosfórico(fosfato) - confere aos ácidos.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

Biologia Molecular Professora Ana Carolina

O Material Genético Genes: segmentos de DNA responsáveis pela determinação e transmissão das características hereditárias de um organismo. Composição do material genético: DNA, RNA e proteínas.

Composição química do DNA Polinucleotídeo. Dupla fitas antiparalela. Pentose – Desoxirribose Bases Nitrogenadas: Púricas (A e G e Pirimidicas (C e T). AT, CG

A estrutura do DNA Duas cadeias helicoidais, complementares e antiparalelas. Adenina e Timina – 2 pontes de H. Citosina e Guanina- 3 pontes de H.

Composição química do RNA Polinucleotídeo Fita simples Açucar: Pentose – Ribose Bases Nitrogenadas: Púricas (A e G) e Pirimídicas (C e U) AU,CG.

Os tipos de RNA RNA ribossômico (RNAr): constitui o ribossomo e relaciona-se à síntese de proteínas. RNA mensageiro (RNAm): codifica a seqüência de aminoácidos das proteínas sintetizadas nos ribossomos. RNA transportador (RNAt): transfere os aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos que os encadeia na síntese proteica.

A Replicação do DNA Semiconservativo DNA Polimerase Quebra das pontes de H Separação das duas cadeias Encadeamento de novos nucleotídeos Formação de duas cadeias que conservam uma metade da molécula mãe. Reparo do DNA. http://www.youtube.com/watch?v=teV 62zrm2P0

Replicação e Transcrição Replicação: duplicação da molécula de DNA. Transcrição: síntese de RNA a partir de uma fita da molécula de DNA.

O Código Genético Sistema de símbolos usados para traduzir informações. Os símbolos são as quatro letras: A, T, C e G. A seqüência de três bases nitrogenadas codifica 1 aminoácido. Cada códon é uma seqüência de três bases. Temos um total de 20 aminoácidos.

Códons do RNAm para os 20 aminoácidos.

A Síntese de Proteínas Compreende 3 etapas: Transcrição: DNA – RNA Ativação de Aminoácidos: RNAt ligam-se ao aminoácido AA Tradução: síntese de uma proteína a partir de um molde de RNAm. http://www.youtube.com/watch? v=QQnPgSrgC9U&feature=relat ed

A Transcrição Abertura da dupla hélice. Uma fita serve de molde para a formação do RNA – encadeamento de nucleotídeos complementares. A/U e C/G.

A Tradução Síntese de proteína. Realizado num ribossomo a partir de um molde de RNAm. Um RNAt, transportando um aminoácido, se encaixa em um sítio. São formadas ligações peptídicas entre os aminoácidos. O RNAr vai traduzindo os sucessivos códons, formando um polipeptídeo.

Dogma Central da Biologia Molecular

A Mutação Gênica - Classificação Substituição: substituição de um nucleotídeo por outro. Transições: troca de purina por outra ou pirimidica por outra. Transversões: trocas entre purina e pirimidica. Deficiência: perda de bases. Inserção: colocação de um par de bases (A/T ou C/G) entre dois outros pares preexistentes.

Mutação Reversa Conceito: gene mutado pode novamente mutar, produzindo cópias normais. Mutação dominante e recessiva: quanto mais dominante, mais eficiente. Mutação somática e germinativa: Nas somáticas podem não ser transmitidas à descendência. As germinativas podem ser transmitidas e provocam variabilidade genética.

A Mutação Gênica Erro na duplicação.

Fatores Mutagênicos Agentes químicos. Ex: Colchicina, ácido nitroso, proflavina. Radiações Ionizantes: Raios X, alfa, beta, gama. Não ionizantes: Luz ultravioleta

A Engenharia Genética O que é? Utilização: Busca de novas terapias. Transgênicos. Transplante de tecidos. Identificação e função de genes em animais e plantas.

Técnicas da Engenharia Genética Enzimas de Restrição - Produzidas por bactérias que destróem o DNA. Seqüência palindrômica. Extremidades coesivas

DNA Recombinante Molécula híbrida. União de DNAs derivados de fontes diferentes. Clivagem por enzimas de restrição. União pela DNA ligase

Clonagem Molecular - Introduz-se o gene de interesse no DNA de um hospedeiro para que ocorra a transcrição do gene, em mRNA, e a tradução em proteína. O hospedeiro é um organismo que se multiplica (se reproduz) rapidamente, como por exemplo, as bactérias. Quando as bactérias se reproduzem por bipartição elas transmitem ao seus “filhos” o seu material genético. Em pouco tempo teremos milhões de bactérias com o gene.

- Organismo que apresenta um DNA exógeno, introduzido artificialmente. Transgênicos - Organismo que apresenta um DNA exógeno, introduzido artificialmente. Animal transgênico Planta transgênica

Clonagem É possível clonar um animal morto? Vantagens da clonagem: Produção de medicamentos. Transplante de órgãos. Multiplicação de rebanhos. Multiplicação de animais em extinção.

Terapia Gênica Cura pelo DNA. Genes defeituosos são trocados por genes saudáveis.

O Teste de DNA - Código de barras específico para cada indivíduo.

Células-tronco - Células totipotentes. - Dois tipos: embrionárias e adultas.

Apoptose Morte celular programada. Dois processos: necrose e apoptose. Morte por regulação gênica. Ex: pele humana, lagarta- borboleta, girino-sapo.

Fim!