Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RELEVO.
Advertisements

Formas de Relevo e Meios Aquáticos
“Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana”
Conservação da natureza:
BIOMAS BRASILEIROS.
Os Rios de Portugal Continental
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Bacias Hidrográficas do Brasil
Principais Rios de Portugal
Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.
Rios.
Os Rios.
REVISÃO GERAL GEOGRAFIA.
A água e a biodiversidade
Águas Continentais.
A Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia do Douro : O Sonho Impossível? OBJECTIVOS Demonstrar situações reais de grave deficiência em termos de.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Riscos e catástrofes.
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Partes do rio.
Catástrofes naturais.
Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
O RIO DOURO.
O Rio Guadiana.
Professora Marília Pereira
Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Viana do Castelo no mundo
Os maiores rios do Norte de Portugal
Dinâmica das bacias hidrográficas
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D
BRASIL DAS ÁGUAS Gérard e Margi Moss “SETE RIOS”.
Rio Minho.
As Serras Carla Rosa Um Tesouro a Descobrir. As Serras Introdução Queres saber mais sobre as serras? A uma elevação de terreno com mais de 400 metros.
HIDROGRAFIA.
ÁGUAS DOCES Rio.
Rio Douro.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Sistemas de Informação Geográfica.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Topónimo de "Marco de Canaveses"
Rio Mondego.
BIOMAS DO BRASIL.
Trabalho de:  Carolina Salomé  Helena Montez  Patrícia Costa  Joana Canela 11.º7.
Como se movimenta a água na superfície terrestre?
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e.
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
O contacto entre a terra e o mar FICHA SUMATIVA
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Importância da biodiversidade animal
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
RIO DOURO.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
O Rio Tejo.
Principais Rios de Portugal Main Rivers of Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Transcrição da apresentação:

Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José do 5ºD Trabalho iniciado com a participação de Sara

Rios Douro, Tâmega e Ovelha O que é a Biodiversidade? Rios Douro, Tâmega e Ovelha Área de Projecto 2010/2011

ÍNDICE O que é a Biodiversidade? O Rio Douro O Rio Tâmega O Rio Ovelha Fonte: www.mma.gov.br/biodiversidade O Rio Douro Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_ Douro O Rio Tâmega Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_Tâmega O Rio Ovelha Fonte: PT wikipédia. Org/ wiki/ Rio_Ovelha

Introdução A Biodiversidade é a variedade de vida que existe no planeta Terra e é também uma das propriedades fundamentais da natureza. É preciso evitar a perda de Biodiversidade. Escolhemos o tema da Biodiversidade porque a perda de Biodiversidade está cada vez a agravar-se mais. Escolhemos também como tema estes três rios porque são os da nossa região e, como tal, resolvemos investigar um pouco mais sobre eles. O Rio Ovelha é um afluente do Rio Tâmega e esse é um afluente do Rio Douro. O Douro nasce em Espanha e a sua foz é no Oceano Atlântico. O Tâmega nasce também em Espanha e a sua foz é no Rio Douro. O Ovelha nasce em Amarante e desagua no Rio Tâmega. A nossa missão como grupo de trabalho, foi a de caracterizar e localizar geograficamente os três rios ligados ao nosso Concelho e, de entender a Biodiversidade fluvial.

O que é a Biodiversidade?

O que é a Biodiversidade? Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies e a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos. Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa. A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Com tamanha importância é preciso evitar a perda da Biodiversidade.

O Rio Douro

O Rio Douro O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbión, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é na costa atlântica, na cidade do Porto. Este é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica. O seu curso tem um comprimento superior a 800km. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. A sua altitude média é de700 metros. O forte declive (inclinação de um terreno),do rio, as curvas apertadas, as rochas salientes, os caudais violentos, as múltiplas irregularidades, os rápidos e os inúmeros "saltos" ou "pontos" tornavam este rio indomável. O Rio Douro foi, e é, uma fonte de riqueza para a região. Este rio antigamente, fazia mover as azenhas que se espalhavam nas suas margens, permitia a pesca, irrigava campos ou enchia os poços das melhores hortas de Bemposta, existentes perto deles, onde se cultivavam as novidades e as árvores de fruta, base de sustento das populações.

O Rio Tâmega

O Rio Tâmega O Rio Tâmega é um afluente da margem direita do rio Douro, com aproveitamento da barragem do Torrão, barragem inaugurada em 1989, no concelho de Marco de Canaveses. Este rio nasce na Galiza, Espanha, e entra em Portugal pelo concelho de Chaves. Sempre orientado para sudoeste, passa perto de Vidago, serve de fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real, banha Mondim de Basto, entrando depois no distrito do Porto: Amarante e Marco de Canaveses. O escoamento anual médio é de 1906,1 hm3

O Rio Ovelha

O Rio Ovelha O Rio Ovelha é um rio Português que nasce em Pena Suar (junto do parque eólico), perto de Covelo do Monte, na freguesia de Aboadela, no concelho de Amarante. Passa na Serra do Marão e a sua foz localiza-se em Fornos, no Marco de Canaveses. O Rio Tâmega recebe as suas águas. É um pequeno rio de águas limpas de margens de tamanho variado. O seu caudal varia bastante, e por vezes inunda os campos, durante as cheias. Sobre este rio passa, na freguesia de Folhada, uma antiga ponte medieval, que se acredita substituir uma outra mais antiga e de origem romana, a Ponte do Arco.

Conclusão A conclusão que tiramos deste trabalho foi a de que, a Biodiversidade é tudo o que existe vivo no planeta Terra. Está a ser afectada e, nós os seres humanos, também seremos seriamente prejudicados. O Rio Douro é o segundo rio mais extenso que passa na Península Ibérica, nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico. O Rio Tâmega nasce também, em Espanha e a sua foz é no Rio Douro. Por sua vez, o Rio Tâmega recebe as águas do Rio Ovelha, que nasce no concelho de Amarante. Estão ligados entre si e, como tal a sua Biodiversidade. Toda a poluição, chuvas ácidas, barragens, aquecimento global, podem provocar a morte, ou a extinção de algumas espécies, assim como, o desequilíbrio da Biodiversidade Fluvial, já detectado no decurso dos nossos rios.

Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José Apresentação Final Livro Área de Projecto 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José Grupo A Turma do 5ºD

Fim