LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os livros poéticos II – O livro de Jó
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
EPÍSTOLA DE TIAGO Vencendo sua carne
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Filosofia Professor Breno Cunha
O Livro de Jó.
O tema do grande conflito está no DNA da identidade profética e escatológica da IASD. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus mostra uma guerra.
LIÇÃO 9 O TEMPO PARA TODAS AS COISAS
S a l m o 3 2 A u t o m a t i c a m e n t e.
DEUS TRINDADE.
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 2 O LIVRO DE JÓ.
Adoração no livro do Apocalipse
Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 6 CANTARES.
Discernindo os tempos Lucas
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
O Mistério da 2ª Vinda de Cristo
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Jesus, o Deus que se fez homem e habitou entre nós
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
O Coração de um Líder.
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Compreender que a morte de Jesus não pôs fim à Lei. A consciência de que é necessário um relacionamento correto com Deus e com a Sua.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Mãe do Criador.
Crescendo em Comunidade
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
9ª AULA DATA:10/05/2015 ASSUNTO: A Pérola de Grande Valor.
A Tempestade.
Carta do Apóstolo Paulo
Por esta causa me ponho de joelhos...
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Salmo 9 Bíblia Viva SALMO DE DAVI, Ações de graças de Davi.
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
1. EM QUAIS MOMENTOS O TESTEMUNHO DE DANIEL FOI RECONHECIDO POR AQUELES QUE ESTAVAM EM SUA VOLTA E COMO PODEMOS APLICÁ-LOS EM NOSSA VIDA COMO TESTEMUNHO.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Siga-me Objetivo: novo convertido Firmar a fé e os primeiros passos do novo convertido na vida cristã Conteúdo: Conteúdo: restrito a 12 lições (1 Propósito.
Lição da Escola Sabatina 8 de novembro a 14 de novembro de 2015.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
LIVROS SAPIENSIAIS.
LIÇÃO 13 RELACIONAMENTO COM DEUS Prof. Lucas Neto.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A Doutrina do Pecado (1.18 – 3.20).
Lição da Escola Sabatina 20 de março a 26 de março de 2016.
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Importância, a fonte, o objetivo e como ele ocorre. João O Novo Nascimento.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Em nossa existência, muitos são os caminhos percorridos. Vivemos inúmeras experiências, alguma dolorosas, que nos marcarão profundamente. Mas também,
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.

Introdução do livro Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, formam a terceira divisão de nossa Bíblia. Apresentam características da poesia hebraica. Estudaremos 4 unidades: Unidade I – Jó – Sofrimento, Fé e Adoração. Unidade II – Salmos – A excelência do louvor. Unidade III – Provérbios – O universo da sabedoria. Unidade IV – Eclesiastes e Cantares de Salomão – A luta pela vida e pelo amor.

Sofrimento, Fé e Adoração LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor. Jó Sofrimento, Fé e Adoração Unidade I

Capítulo 1- O livro de Jó Esse livro apresenta o sofrimento de um homem temente a Deus que, mesmo sendo íntegro, foi assolado por um plano diabólico que o fez perder não só seus bens materiais e sua família, como também sua saúde. Essa história fantástica deve ser estudada com profunda devoção e dedicação para que o estudante possa compreendê-la e fortalecer sua fé.

Capítulo 1- O livro de Jó 1.1 – O título, a Data e a Autoria de Jó O texto de Jó tem sido alvo de calorosos debates teológicos, devido a falta de registro genealógico sobre ele. 1.1 .1– A data dos acontecimentos em Jó. 1.1.2 - Local dos acontecimentos e a autoria do Livro 1.1.3- A natureza do Livro

Capítulo 1- O livro de Jó 1.2 – Jó, um grande Conflito teológico O livro de Jó é, na maioria das vezes, incompreendido por se tratar de um relato sobre o sofrimento de um justo. Porém , para cada um deles há uma resposta divina e teológica, as quais serão analisadas ao longo deste livro.

Capítulo 1- O livro de Jó 1.3 – Os objetivos do Livro Alguns objetivos: Responder ao problema do mal, analisar as profundezas da Fé em um ser humano e Sondar os mistérios e as reações de Deus diante do mal. 1.4 – Os questionamentos de Jó Três grandes questionamentos: Porque nasceu ? Por que não morreu logo após o parto? E Por que Deus o mantinha vivo?

Capítulo 2 – A casa do Oleiro Analisaremos neste capítulo, as causas do sofrimento de Jó, a visão deste servo de Deus e de seus amigos sobre esse assunto. 2.1 – A fidelidade e a Prosperidade de Jó A Justiça de Jó é louvada no livro que afirma que ele se cobria de retidão e justiça. 2.2 – O sofrimento de Jó Jó sofreu em todas as áreas de sua vida. Diante de todo esse sofrimento, podemos afirmar que ele experimentou o cúmulo da perda.

Capítulo 2 – A casa do Oleiro 2.3- Visões sobre as causas do sofrimento de Jó A perspectiva dos amigos de Jó, que o acusaram de pecado , e ao pensamento do próprio patriarca, que defendia sua inocência. 2.3.1- A perspectiva de Jó sobre seu sofrimento. 2.4- A visão Teológica sobre o sofrimento Sofrimento Consecutivo, Sofrimento Punitivo, Sofrimento Instrutivo e Redentivo.

Capítulo 3 – A Guerra Espiritual Abordaremos a realidade da batalha espiritual entre os reinos de Deus e de Satanás, entre o bem e mal. 3.1- A realidade da Batalha espiritual A pós a queda do homem, a terra tornou-se um palco da guerra espiritual. De um lado, Deus, do outro, o diabo. 3.2- Satanás e o sofrimento de Jó Sendo Satanás o autor e o executor do sofrimento de Jó, o que ele objetivava com esse sofrimento? 3.2.1- As estratégias de Satanás

Capítulo 3 – A Guerra Espiritual 3.3- Deus e o sofrimento de Jó A permissão divina e o silêncio do Altíssimo são estratégias que o eterno utiliza, na batalha espiritual, para executar o seu plano de uma forma que ninguém conhece. 3.3.1- A perfeição do plano de Deus

Capítulo 4 – A celebração da Palavra, do louvor e da Fé Abordaremos as reações de Jó, por meio de seu conhecimento sobre Deus. 4.1- A teologia de Jó Jó tinha um conhecimento profundo sobre Deus, e foi esse conhecimento que o fez permanecer inabalável na Fé diante do sofrimento. 4.2- A Fé de Jó A Fé não anula a tristeza e os problemas, mas é combustível espiritual que nos fará perseverar rumo a vitória.

Capítulo 4 – A celebração da Palavra, do louvor e da Fé 4.2.1- A fé e o conhecimento sobre Deus 4.3 - O Louvor em Jó No inicio do livro nos é revelado segredos que até aquela época não era do conhecimento dos mortais . 4.3.1 – As fontes e os Objetivos do Louvor 4.3.2 – A teologia do Louvor 4.3.3.- O Louvor em Espírito e em verdade

Capítulo 5 – A Soberania Divina Abordaremos os cap. 38 a 42 de Jó, nos quais estão registrados o encontro entre Deus e seu servo. 5.1- Os segredos do Encontro com Deus O maior desejo de Jó era se encontrar com Deus para fazer-lhes algumas perguntas sobre a razão de tamanho sofrimento. 5.2- O caráter teológico das perguntas feitas por Deus a Jó As 71 perguntas revelam grandiosidades do Criador.

Capítulo 5 – A Soberania Divina 5.2.1- Conciliando Jó 38.2 com Jó 1 5.3 - Deus reina na terra As 71 perguntas se dividem em grupos com temas específicos e já têm uma resposta natural, pois ninguém, exceto o próprio Deus poderia respondê-la. 5.3.1- Jó reconhece sua Insignificância 5.4 – Resultados do Encontro com Deus Diante da Revelação de Deus descobrimos: Nossa insignificância; que o perdão é o caminho para a vitória; nosso conhecimento diante de Deus é pequeno.

Capítulo 5 – A Soberania Divina 5.5- A Restauração de Jó Após as perguntas e o reconhecimento de Jó sobre sua pequenez, Deus lhe restaurou tudo o que ele perdera. Jó deixou de lado todos os questionamentos e passou a louvar a Deus.