PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Continuidade: sem interrupções
Advertisements

Introdução a Lógica Matemática
Cálculo 3 9. Integrais Duplas Volumes Amintas Paiva Afonso
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Técnicas de orçamento de capital
VETORES.
FUNÇÕES.
Matemática II aula 3 Profª Débora Bastos.
6 Outubro de 2005Trajectória de um Projéctil1 Jorge Cruz DI/FCT/UNL Introdução aos Computadores e à Programação 1º Semestre 2005/2006.
2 Dezembro de 2005Simulação com Modelos Diferenciais1 Jorge Cruz DI/FCT/UNL Programação para as Ciências Experimentais 1º Semestre 2005/2006.
11 de Maio de 2006Listas e Ordenação1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Introdução aos Computadores e à Programação 2º Semestre 2005/2006.
Introdução aos Computadores e à Programação
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Excel.
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Arquivos Seqüenciais Inhaúma Neves Ferraz
Introdução à Computação Gráfica Recorte
Geometria Computacional Interseção de Segmentos
Interseção de Semiplanos
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
Aula 02 de Excel.
Computação Gráfica: Rendering e Rasterização
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Métodos de Levantamento Topográfico Planimétrico:
Listas e algoritmos (em Scratch)
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
CURVAS DE NÍVEL TOPOLOGIA – Estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II
Linguagem de Programação JAVA
1 O Problema da Intersecção de Segmentos António Leslie Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro.
Grandezas Escalares e Vetoriais
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Listas.
MÁRCIA CONTE BOA AULA.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
Navegação e Controle de Robôs Móveis PLANEJAMENTO DE CAMINHOS.
Marcos Germano Degenhardt
Criando uma formatação
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Prof. Edison Oliveira de Jesus
Computação Gráfica - Recorte
Geometria Computacional Fecho Convexo
PADRÕES FRISOS PAVIMENTAÇÃO EMPACOTAMENTO.
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 5.
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Mapa coroplético.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS.
 A linguagem Java tem diversas classes para a manipulação dos conjuntos de dados. Esses dados podem ser organizados de duas maneiras diferentes: ◦ Vetores.
Prof. Edison Oliveira de Jesus
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
Arrays Outline 7.1 Introdução 7.2 Arrays 7.3 Declarando e Criando Arrays 7.4 Exemplos usando arrays 7.5 Ordenando arrays 7.6 Procurando em.
Introdução à Computação Gráfica Rasterização
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Freqüências simples ou absoluta:
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Classificação (Ordenação) de dados. Roteiro Contextualização e definições sobre Classificação Métodos de Classificação de Dados.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Nome Data Matemática Relacionar unidade, dezena e centena
Transcrição da apresentação:

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS TIPOS DE PREENCHIMENTO . hachuras ( horizontal, vertical, diagonal, cruz, etc. ) . sólida ( uniforme ) . texturada ( preenchimento c/ padrões) 2 métodos de preenchimento se destacam: . decomposição em polígonos elementares . método da paridade

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS MÉTODO 1 a) Para cada aresta do polígono, determinamos os pontos de intersecção com as linhas horizontais da hachura. b) Classificamos os pontos de interseção através de y e, para pontos de mesma ordenada, classificamos pela abcissa x. c) Os pontos ordenados serão tomados aos pares, os quais determinarão os extremos dos segmentos de hachura Figura 6.2.: hachuras que interceptam um número par de vezes, as arestas do polígono.

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS MÉTODO DA COERÊNCIA : a) Computamos os segmentos da hachuras em ordem decrescente. b) Para cada hachura mantemos a lista das arestas das poligonais interceptadas : a lista das arestas ativas. c) Esta lista classificada por abcissas crescentes que tratadas aos pares gerará os segmentos de hachura para cada linha. d) Traçados os segmentos de hachura da linha corrente, passamos à hachura imediatamente abaixo, atualizando as intersecções da lista das arestas ativas. e) A lista é reclassificada pelas abcissas das interseções e se não tiver vazia repetem-se os passos (c) e (d).

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS   Para acelerarmos as operações de cálculo, para cada aresta armazenamos três valores: a) xatual - valor da abcissa de interseção da linha de hachura corrente com a aresta. b) dx - valor da variação da abcissa de interseção de uma aresta quando se passa de uma hachura para outra. c) dy - número de linhas de hachura que interceptam uma aresta

PREENCHIMENTO DE POLÍGONOS Como exemplo, vamos supor que os três parâmetros devem ser calculados para uma aresta com extremidades (3.25, 7.0) e (14.25, 12.5). Esta aresta constará da entrada correspondente à ordenada 12 da tabela. O valor inicial dos três parâmetros para esta aresta é: xatual = 14.25 – 14.25 – 3.25 *(12.5-12) = 14.0 12.50 – 7.0 dx = 14.25 – 3.25 * 1 = -0.5 12.5-7.0 dy = parte inteira (12.5 - 7.0) = 5.0; Para atualizar a lista de arestas ativas de uma hachura para a hachura seguinte basta computar: xatual := xatual – dx; dy := dy – 1; A eliminação de arestas da lista de arestas obedece o critério dy =0 para aquela aresta.