FERTILIZAÇÃO Citologia e Embriologia – Vera Vargas, 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGUNDA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
Advertisements

PRIMEIRA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
Ciclo menstrual e fertilização
Fertilização e implantação
DESENVOLVIMENTO DOS ANIMAIS
FECUNDAÇÃO Conceito - É o processo biológico através do qual o ovócito e o espermatozoide se unem para formar uma nova célula chamada ovo ou zigoto, com.
Segunda Semana Vera Vargas, 2011.
A vida antes do nascimento
Reprodução humana Recapitulando ….
Uma Produção do Professor Aldinho:
Embriologia Humana Fecundação e Segmentação
FERTILIZAÇÃO Transporte dos gametas: Transporte do ovócito
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Reprodução.
Sistema Reprodutor Masculino
GAMETOGÊNESE.
Na trompa o óvulo é fecundado pelo espermatozóide
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
EMBRIOLOGIA.
FECUNDAÇÃO.
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Desenvolvimento Embrionário Embriogênese Humana
Desenvolvimento embriológico humano
Fertilização Encontro dos gametos.
CAPÍTULO 10 SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO,
FUNDAMENTOS DE EMBRIOLOGIA
Reprodução humana.
Segunda Semana Vera Andrade, 2014.
Como ocorre, no caso humano, o encontro dos gâmetas?
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Gametogênese (espermatogênese)
Sistema reprodutor feminino
GAMETOGÊNESE.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Profª Elisangela Freitas
Primeira e Segunda semana de desenvolvimento embrionário
Embriologia.
Embriologia Humana Fecundação e Segmentação
EMBRIOLOGIA Aula 11 PROF. LEILIANE LIMA.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
“QUIZ” Ciências.
FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos.
Transmissão da vida.
Meiose I – uma célula diploide origina duas células haploides; Meiose II – cada uma das células haploides divide- se originando, cada uma delas, duas.
Valeska Silva Lucena  É o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Começa no momento da fertilização do óvulo,
Valeska Silva Lucena Fim da Nidação (implantação) e formação dos anexos embrionários 2ª Semana Valeska Silva Lucena
Prof. Bartolomeu Garcia
ASSER Profa Camila Papini
DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges
Fecundação “Processo durante o qual um gameta masculino se une a um gameta para formar uma célula, o zigoto” Local e Fases Passagem do espermatozóide pela.
Desenvolvimento Embrionário E Gestação
Segunda Semana Vera Andrade, 2016.
ANATOMIA FUNCIONAL REPRODUTIVA
Embriologia Início do desenvolvimento. Teoria Celular. Todos os organismos são compostos por uma ou mais células. A célula é a unidade estrutural da vida.
Para recordar a aula anterior... Algumas questões.... Uma pequena animação...
Reprodução Humana Biologia - Anderson.
FISIOLOGIA REPRODUTIVA FERTILIZAÇÃO, CLIVAGEM, IMPLANTAÇÃO
Embriologia e Desenvolvimento Gametogênese
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
FERTILIZAÇÃO Transporte dos gametas: Transporte do ovócito
FERTILIZAÇÃO Vera Andrade, 2014.
FERTILIZAÇÃO Transporte dos gametas: Transporte do ovócito
Transcrição da apresentação:

FERTILIZAÇÃO Citologia e Embriologia – Vera Vargas, 2011

Espermatozóides são capacitados no útero ou na trompa uterina, são removidas as capas de glicoproteínas da membrana plasmática e proteínas seminíferas da superfície do acrossoma. A sede usual de fertilização é a ampola - trompa uterina.

Útero Forma de um cone cujo vértice é inferior Parte superior é o corpo e a inferior é o colo ENDOMÉTRIO - Mucosa endocervical e endometrial de EPITÉLIO CILÍNDRICO SIMPLES CILIADO E NÃO CILIADO MIOMÉTRIO - Tecido muscular liso PERIMÉTRIO - Membrana serosa, tecido epitelial pavimentoso simples

Fisiologia

Transporte do ovócito Na ovulação o ovócito secundário é expelido do folículo ovariano e do ovário junto com o líquido folicular Durante a ovulação, a extremidade da trompa uterina com fímbrias adere ao ovário As fímbrias varrem o ovócito secundário para o infundíbulo da tuba uterina, após passa para a ampola da tuba em direção ao útero

Transporte do espermatozóide Do seu local de armazenagem, no epidídimo a na ampola do ducto deferente, os espermatozóides são transportados para a uretra por meio de contrações peristálticas da capa muscular do ducto deferente Cerca de 200 a 600 milhões de espermatozóides são depositados no colo do útero, atravessam o canal cervical, o útero e as trompas Somente 200 espermatozóides alcançam o sítio de fertilização

Maturação dos espermatozóides Parede do útero

Maturação dos espermatozóides Espermatozóides recém ejaculados não são capazes de fecundar o ovócito. É preciso um período de condicionamento que dura cerca de 7 horas, num processo chamado de capacitação. Eles são capacitados no útero ou na trompa uterina, são removidas as capas de glicoproteínas e proteínas seminíferas da superfície do acrossoma

EMBRIOLOGIA “O desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando o ovócito é fertilizado por um espermatozóide e juntos formam um zigoto”

Cumulus oophurus Teca externa Teca interna Corona radiata Granulosa Antro Folículo secundário Folículo maduro

Óvulo rodeado de espermatozóide Folículo maduro – ovócito secundário, zona pelúcida e corona radiata formada de células foliculares Óvulo rodeado de espermatozóide

Fertilização É a seqüência de eventos que se inicia com o contato entre espermatozóides e um ovócito secundário e termina com a fusão dos núcleos e a mistura dos cromossomos paternos e maternos.

Fase 3: Fusão das membranas celulares do ovócito e do espermatozóide. Fases da Fertilização Fase 1: Passagem do espermatozóide através da corona radiata. Fase 2: Penetração na zona pelúcida. Fase 3: Fusão das membranas celulares do ovócito e do espermatozóide.

Fases da Fertilização Núcleo do espermatozóide contendo cromossomos Acrossomo contendo enzimas Membrana plasmática do espermatozóide Perfurações na parede do acrossomo Enzimas rompendo a zona pelúcida Espermatozóide no citoplasma do ovócito sem membrana plasmática Fusão das membranas celulares do ovócito e do espermatozóide.

Resultado da Fertilização Formação do pró-núcleo feminino e masculino Término da segunda divisão celular. Pró-núcleos masculinos e femininos entram em contato. Zigoto

Restauração do núcleo diplóide de cromossomos.

Resultados da Fertilização Cerca de 30 horas após a fertilização O zigoto (enquanto atravessa a tuba uterina) → se divide em duas células conhecidas como blastômeros (início da clivagem). O gameta do pai determina o sexo do embrião, determinação primária do sexo.

Clivagem do zigoto e formação do blastocisto Primeira divisão, 2 células

Clivagem do zigoto e formação do blastocisto 8 células

4o dia Formação do Blastocisto Cerca de 4 dias após a fertilização surgem espaços entre os blastômeros centrais, que se enchem de líquido proveniente da cavidade uterina, a mórula penetra no útero.

Primeira Semana

Ruptura da zona pelúcida

1a semana A zona pelúcida desaparece e o blastocisto aumenta de tamanho e prende-se ao endométrio pelo pólo embrionário cerca de seis dias após a fertilização. A implantação do blastocisto começa no fim da primeira semana e termina no final da segunda semana.

Parede do útero - Endométrio Primeira Semana Parede do útero - Endométrio Massa celular interna Trofoblasto

Primeira Semana Massa celular interna Citotrofoblasto Hipoblasto Cavidade uterina

7o dia O trofoblasto começa a proliferar e se transforma em: Citotrofoblasto Sinciciotrofoblasto Sincício é uma massa celular na qual não se pode divisar limite celular, é altamente invasiva, e invade o estroma endometrial.

Exercício Escreva um resumo da fertilização e da primeira semana.