A Primeira Guerra Mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 3 – TEMAS 1 E 2: A 1ª Guerra Mundial ( )
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
I GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1 - Antecedentes/causas:
HISTÓRIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial
A 1ª Guerra Mundial
SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,
A Europa À BEIRA DA GUERRA
I Guerra Mundial.
PROFESSOR: RONALDO MOURA LEAL
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
HISTÓRIA I GUERRA MUNDIAL.
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
O choque de Imperialismos
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 –1918)
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
A Primeira Guerra Mundial ( )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) Dos antecedentes à Versalhes
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
GRANDE GUERRA HISTÓRIA – PROF. LISI GRANDE GUERRA.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1º AULÃO DE HISTÓRIA – CMB/PREVEST – PROF VICENTE
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) A Guerra Para Findar Todas as Guerras
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
A 1ª GUERRA MUNDIAL : Tríplice Aliança – Império Alemão, Império Austro- Húngaro e Itália. AlemanhaItáliaÁustria-Hungria PARTICIPANTES.
Apogeu e declínio da influência europeia
I Guerra Mundial Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou.
A primeira Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Neocolonialismo: Gerou rivalidades imperialistas entre as potências européias. Unificação de Itália e Alemanha: rompimento do equilíbrio do continente.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

A Primeira Guerra Mundial Do Neocolonialismo à formação da Liga das Nações.

África antes da Conferência de Berlim em 1885 A divisão arbitrária da África teve o seu marco com a Conferência de Berlim iniciada em 1884 e só terminou no ano seguinte. Dela participaram os 15 países, 13 da Europa mais Estados Unidos e Turquia. Os Estados Unidos não possuíam colônias na África, mas era uma potência em ascensão.

Domínios Coloniais A Grã-Bretanha e a França foram as que obtiveram mais territórios, seguidas de Portugal, Bélgica e Espanha. Territórios mais reduzidos foram ocupados pela Alemanha e pela Itália. A partilha provocou grande insatisfação nas novas potências, levando as Disputas Imperialistas e a Política de Alianças.

Consequências Observe que 60% desta divisão é constituído de retas ou de arcos de circunferência. Podemos dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje é conseqüência da partilha da África. Os estados africanos atuais, na sua maioria, não tem a mesma unidade etnica, lingüística ou cultural. Existem casos em que um mesmo Estado abriga várias nações ou até uma única nação em dois ou mais Estados.

Europa antes da Guerra

Rivalidade e Tensão Causas da 1a Guerra Mundial Disputas Imperialistas Movimentos Nacionalistas Paz Armada Política de Alianças TRÍPLICE ALIANÇA ALEMANHA AUSTRO-HÚNGARO ITÁLIA TRÍPLICE ENTENTE INGLATERRA FRANÇA RÚSSIA

Momentos Crise Crise do Marrocos Crise Balcânica Entre 1905 e 1911, França e Alemanha disputam Marrocos. Crise Balcânica Região de atrito, onde se chocavam os interesses sérvios (Grande Sérvia) e o expansionismo austriaco. Carro Francisco Ferdinando Prisão Gavrilo Princip

Etapas 1a Guerra Mundial Os quatro anos da 1a GM são, geralmente, divididos em três fases.

Movimentação (1914-1915) Rápidas Ofensivas Formação da Frente Ocidental (trincheiras) Formação da Frente Oriental (resistência russa)

A Guerra do Equilíbrio (1915-1917) Na Frente Ocidental pela “guerra de trincheiras”. O ano de 1915 foi marcado por gigantesca ofensiva alemã na frente ocidental visando eliminar a Rússia. Entrada Itália na T. Entente.

Etapa Final (1917-1918) Entrada dos Estados Unidos, atacado pelos alemães. Retirada da Rússia da guerra com a trégua assinada em dezembro de 1917. Em 1918 assinado Brest-Litowsk. Em novembro de 1918, republicanos obrigaram o kaiser a abdicar. Em 11 de novembro a Alemanha assinou um armistício. Terminada a guerra nenhum inimigo havia penetrado em território alemão.

Conseqüências da Primeira Guerra Considerando-se humilhados pelo Tratado de Versalhes, os alemães passara a nutrir um ódio sobretudo a França, e os países que o derrotaram. Declínio da Europa, que foi duramente atingida pelo conflito Ascensão dos Estados Unidos, que a partir de então tornaram-se uma das grandes potências; Intensificação dos problemas que contribuíram para a implantação do socialismo na Rússia; Aparecimento de regimes políticos autoritários, como o nazismo e fascismo. Aproximadamente 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. Criação da Liga das Nações.

Europa após a 1a G.M.

fim

Nacionalismo Pan-eslavismo: liderado pela Rússia ( que buscava uma saída para o Mediterrâneo), defendiam, principalemente, os sérvios. Pan-germanismo: liderado pela Alemanha, pregava a anexação dos germânicos da Europa Central, principalmente Império Austro-Húngaro. Revanchismo francês: movimento de cunho nacionalista-revanchista que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha e reanexar a região (rica em ferro e carvão) da Alsácia-Lorena.

Os Motivos da Guerra A rivalidade anglo-alemã Competição industrial e comercial. A rivalidade franco-alemã Querela oriunda da Unificação Alemã A rivalidade austro-russa Disputa pela região balcânica. O nacionalismo da Sérvia O projeto da Grande Sérvia.

Mapa da Europa às vésperas da Primeira Grande Guerra

A modernização das armas, como a metralhadora, e a utilização massiva de equipamentos bélicos modernos, marcou a Grande Guerra.