ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
SISTEMA ABO Antígenos: substâncias estranhas ao organismo, provocam reações de defesa. Aglutinogênio= antígenos existentes na superfície das hemácias.
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Sistema Cardiovascular
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Aula 26 O sangue.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Alelos Múltiplos (Polialelia)
Colégio Maria Imaculada
GRUPOS SANGUÍNEOS.
Sistema ABO, RH, MN.
SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009
Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.
É responsável pelo transporte, regulação e proteção do nosso organismo.
TECIDO SANGUÍNEO.
Prof. Ana Rita Rainho O sistema Rh.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
Hematopoese, Sistema ABO e Sistema Rh
Alelos múltiplos ou polialelia
Constituição do Sangue
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações.
Alelos múltiplos.
Sistema circulatório.
Constituintes do Sangue e suas funções
Sangue O sangue é constituído por uma parte líquida chamada de plasma e por uma parte sólida composta pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos,
Alelos Múltiplos ou Polialelia
Descobre o teu sistema imunitário através de várias ferramentas de diagnóstico Responsáveis: Glória Nunes Manuela Correia Paula Videira Julho 2010.
Herança dos grupos sanguíneos
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Revisão de Ciências Avaliação mensal – 3º bimestre
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Constituição e funções
Sistema Circulatório.
Polialelia (Alelos Múltiplos)
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Aluno (a): Professora: Patrícia 8º Ano Vespertino
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Grupos sanguíneos Sistema ABO e Rh
Imunogenética: sistemas sanguíneos.
SISTEMA LINFÁTICO.
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Interações de genes alelos DOMINÂNCIA INCOMPLETA E CO-DOMINÂNCIA
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Casos especiais da 1° Lei de Mendel
1 Compreender o Corpo Humano 9
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
SANGUE Página 113.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/ GENÉTICA Tipos sanguíneos ABO

O SANGUE Constituído de plasma, glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. O plasma sanguíneo é a porção líquida do sangue. Contém água, proteínas, sais minerais, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.

Os glóbulos vermelhos São as mais numerosas células sanguíneas. São produzidas na medula óssea vermelha dos ossos. Não possuem núcleo e apresentam formato de disco, o que garantem uma superfície grande para a captação e distribuição do gás oxigênio.

Os Glóbulos Brancos São células dotadas de núcleo. Os glóbulos brancos defendem nosso organismo de duas maneiras: FAGOCITOSE PRODUÇÃO DE ANTICORPOS

As plaquetas As plaquetas estão relacionadas com a coagulação sanguínea. Quando um vaso é lesado, algumas plaquetas se desintegram, liberando uma enzima chamada tromboquinase, que inicia a coagulação do sangue. No final do processo formam-se filamentos de uma proteína chamada fibrina. Esses filamentos organizam uma espécie de rede que retém o sangue, constituindo o coágulo.

Hemorragia É a perda de sangue ocasionada por rompimento de vasos sanguíneos. A hemorragia pode acontecer na superfície do corpo, como na pele, na mãe. Mas pode também ocorrer em estruturas internas do corpo, como estômago e o cérebro.

O sangue e suas defesas ANTICORPOS – São proteínas especiais produzidas por um tipo de leucócitos (linfócitos) que são capazes de neutraliza a ação tóxica dos antígenos. ANTÍGENOS - SÃO ORGANISMOS INVASORES QUE CONTÉM PROTEÍNAS ESTRANHAS AO NOSSO CORPO.

O sangue e sua defesas 2. VACINAS – São produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir nosso organismo a produzir anticorpos.

Os Grupos Sanguíneos Sistemas ABO e Rh Sistema ABO Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO. Grupo A Grupo B Grupo AB Grupo O Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.

Proteínas no Sangue Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: AGLUTINOGÊNIO A AGLUTINOGÊNIO B De acordo com a presença ou não dessas proteínas o sangue é assim classificado: Grupo A – possui somente o aglutinogênio A Grupo B – possui somente o aglutinogênio B Grupo AB – possui os aglutinogênios A e B Grupo O – não possui aglutinogênio

No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutina anti-B. Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A; da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam aglutinação ou o agrupamento de hemácias.

Aglutinogênio/Aglutinina Grupo Sanguíneo Aglutinogênio Aglutinina A anti-B B anti-A AB A e B Não possui O anti-A e anti-B

Aglutinogênio nas hemácias Sistema ABO Grupo Sangüíneo Aglutinogênio nas hemácias Aglutinina no plasma A Anti-B B Anti-A AB A e B - O Anti-A e Anti-B Doações O A B AB

Sistema ABO IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Os grupos do sistema ABO são determinados por uma série de 3 alelos, IA, IB e i onde: Gene IA determina a produção do aglutinogênio A. Gene IB determina a produção do aglutinogênio B. Gene i determina a não produção de aglutinogênios. IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Grupo B IBIB ou IBi Grupo AB IAIB Grupo O ii

Fator Rh A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Quem possui essa substância no sangue é Rh positivo Quem não possui é Rh negativo

Sistema Rh Doações Rh- Rh+ Rh+  indivíduos que possuem a proteína. Fator Rh  Proteína encontrada nas hemácias que pode agir como antígeno se for inserida em indivíduos que não a possuam. Rh+  indivíduos que possuem a proteína. Rh-  indivíduos que não possuem a proteína. Doações Rh- Rh+ Fenótipos Genótipos Rh+ RR ou Rr Rh- rr

Eritroblastose Fetal Doença Hemolítica do Recém Nascido Condições: Mãe: Rh-; Pai: Rh+; Criança: Rh+

OBRIGADO!!! www.angelinatebet.wikispaces.com/ Orkut da escola: escolaangelinatebet@yahoo.com.br