ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Adverbiais
Emprego do verbo.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações subordinadas adverbiais
Português Professora Pollyanna Mattos.
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
O aluno chegou à noite. Sujeito Verbo Ad. Adverbial TRANSFORME O AD. ADVERBIAL EM UMA ORAÇÃO: O aluno chegou quando anoitecia. O. P.
Orações subordinadas adverbiais
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Ela faltou porque estava doente.
Orações Subordinadas Adverbiais
Classificações das conjunções
SUBORDINADA ADVERBIAL
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais MORFOSSINTAXE
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
CONJUNÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Orações Reduzidas.
Conjunção.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
ADVERBIAIS 1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?"
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
Gramática.
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
PROFESSOR GILMAR COSTA
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Oração Subordinada Adverbial
Adverbiais e Substantivas
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Coordenação e subordinação
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada adverbial - os tipos - 1ª Oração subordinada adverbial temporal I - Começamos a aula de manhã. indica tempo Tem função sintática de.
Disciplina: Comunicação e expressão Profa. Lílian Moreira.
CAPS. 14, 15 E 16 Atividade extra. CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO NA AULA QUE TIVEMOS ONTEM, TODOS TROUXERAM O LIVRO. 1ª ORAÇÃO: CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Escola de Ensino Médio de Croatá – Flávio Rodrigues Ensino de Língua Portuguesa 3º A e B Professora: Rosani Soares.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS. Oração Subordinada Adverbial: é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. Ex: Todos.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Orações subordinadas adverbiais Revisão. Causais Ele gritou porque viu um vampiro. "Margarida começou a chorar PORQUE DIRCEU LHE PISARA O PÉ." (A. Dourado)
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Transcrição da apresentação:

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

Sabendo que os adjuntos adverbiais são a mesma coisa que os advérbios, eles podem indicar várias circunstâncias como: Modo Tempo Lugar Intensidade Negação Dúvida Proporção Causa Consequência Assunto Meio Instrumento Finalidade Conformidade

FUNCIONA COMO ADJUNTO ADVERBIAL DO PREDICADO DA ORAÇÃO PRINCIPAL. EXEMPLO: Se as pessoas olhassem mais para as estrelas, viveriam de outro jeito. Se as pessoas olhassem mais para as estrelas, = O.S. viveriam de outro jeito.= O.P.

As orações adverbiais recebem o mesmo nome que as circunstâncias que são indicadas. A quantidade é de nove tipos de relações aparentemente usadas. As orações adverbiais também podem ser reduzidas, e funcionam da mesma maneira como nas outras subordinadas: infinitivo, gerúndio ou particípio.

Tipos de orações adverbiais: Causais Consecutivas Condicionais Concessivas Comparativas Finais Proporcionais Conformativas Temporais

CAUSAIS Exprimem circunstância de causa, usam-se as conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. As pessoas acham os índios inferiores porque eles têm outros hábitos. Já que não chovia há tempo, as plantas secaram. Chegou cansado, visto que seu trabalho era pesado. Como estava doente, precisava de acompanhamento médico. Uma vez que lhe dei o dinheiro, não posso pedi-lo de volta.

CONSECUTIVAS Exprimem idéia de consequência do fato expresso na oração principal, que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho) Expressou-se com tal firmeza que todos acreditaram. Estávamos tão cansados na viagem que víamos imagens duplas. Chorou tanto na partida que a família se surpreendeu.

CONDICIONAIS Exprimem idéia da condição necessária para a realização do fato expresso na oração principal, se, caso, desde que, contanto que, salvo se, exceto se, uma vez que... Se nos convencêssemos do valor nutritivo dos cereais, a carne seria substituída. Caso ele venha cedo, iremos às compras. Viajaremos ainda hoje, desde que o tempo continue bom. O plano dará certo, contanto que ninguém falhe na sua tarefa.

CONCESSIVAS Exprimem idéia contrária ao fato expresso na oração principal, embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quando, posto que... Embora houvesse leite estocado, ninguém conseguia encontrá-lo. Adorava Elis Regina, ainda que ela fosse “pimentinha”. Por mais que pedissem novas escolas, o Estado não as construía. Preciso de um livro de poesia, qualquer que seja.

COMPARATIVAS Representa o segundo termo da comparação, como, mais...do que, menos...do que, tão...como, tanto...quanto. O ciclista era tão rápido quanto o pensamento. Ninguém sofreu tanto como aquele homem desempregado. O programa de rádio estava mais crítico do que informativo. Nós corríamos como lebres assustadas.

FINAL Exprime idéia de finalidade do fato expresso na oração principal, para que, a fim de que... Antigamente os nobres compravam o perdão para que, depois da morte, conseguissem o céu. Fiz minha autocrítica a fim de que me sentisse melhor.

PROPORCIONAL Exprimem idéia de proporção, simultâneo ao expresso na oração principal, à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais...mais, quanto mais...menos, tanto mais.... Quanto mais limpava o chão, mais poeira caía do teto. À medida que entrávamos, as pessoas saíam. A lua aparecia à proporção que o sol se escondia. A moça ria ao passo que eu me agitava.

CONFORMATIVAS Exprimem idéia de conformidade com o pensamento expresso na oração principal, conforme, como, segundo, consoante... O livro foi publicado conforme pedimos. Os policiais reagiram como tínhamos previsto. Como diziam os mais velhos, beleza não se põe na mesa. Segundo dizem os cientistas, a sociedade das formigas é organizada. Fizeram a fila consoante a ordem da diretora da escola.

TEMPORAIS Expressam idéia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal, quando, logo que, até que, sempre que, enquanto, assim que, antes que... Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa. A antiga moradora me reconheceu logo que me viu. Eu ficaria lendo até que o sono viesse. Sempre que viajamos, os vizinhos cuidam da casa. O garoto sempre dormia enquanto seu pai dirigia o carro. Assim que o Marcos chegar, sairemos do caro. Voltaremos antes que todos percebam.