Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

França antes da Revolução
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
1914 – 1918.
25 de Abril de 1974.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
O Domingo sangrento AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu.
A Russia na primeira guerra mundial
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX)
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
História das Cavernas ao terceiro milênio
1ª Guerra Mundial.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Revolução Bolchevique.
Prof. Everton da silva correa
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
A Revolução Russa.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Revolução Russa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
 T RANSFORMAÇÃO R ADICAL, R ÁPIDA E V IOLENTA.  R OMPIMENTO COM A ORDEM ESTABELECIDA.  A INVERSÃO DA H IERARQUIA.  D ESTRUIR PARA RECONSTRUIR. PORTANTO,
“ A Rússia na primeira guerra mundial “
Conjuntura económica e social_1
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Tema da aula Grupo – Capítulo
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
A Era Napoleônica ( ).
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Revolução Russa Rússia.
A REVOLUÇÃO RUSSA Uma revolução perdida.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

Bruna Taynara Jhonatan Fontoura Prof.: Nilza

A Rússia na Primeira Guerra Mundial

AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu em 22 de Janeiro desse ano, (9 de janeiro, segundo o calendário juliano, vigente no país, na época), chegaram à imprensa vimaranense através dos jornais franceses e ingleses, mais concretamente pelo Daily Mail. Os primeiros mais optimistas relativamente ao conflito que os segundos

O bissemanário Comércio de Guimarães na sua edição de 14 de Fevereiro desse ano, dá destaque a este conflito na sua primeira página. Referiu-se aos acontecimentos em S. Petersburgo salientando o repouso aparente graças ao regime “férreo e brutal” de Trepoff, “prendendo, deportando e decapitando sem atenções nem por sexos nem por classes sociais”.

Fora da controlo deste governador continuaram as violências, as greves, as revoltas de soldados, a insurreição em várias cidades russas. Os mortos eram às centenas.

O articulista do Comércio de Guimarães escreveu que “todos os corpos de pessoas fuziladas foram transportados para as esquadras da polícia e até aos pais foram impedidos de tratarem do funeral dos seus filhos.

As valas dos cemitérios enchem-se repentinamente As valas dos cemitérios enchem-se repentinamente. Os cadáveres chegam às centenas em carroças. Os sacerdotes quase não têm tempo para os encomendar.

Muitos têm o rosto desfigurado pelos buracos das balas, alguns apresentam falta de membros.” Mulheres e crianças encontravam-se também entre as vítimas.

Os camponeses deslocaram-se para as cidades para se juntarem aos amotinados. As tropas não conseguiram reprimir as sublevações.

Domingo Sangrento

A Revolução Russa já estava anunciada desde 1905  o regime czarista estava minado por várias forças contrárias: a oposição política da nobreza liberal e da burguesia, as manifestações de operários e camponeses, o crescimento dos partidos socialistas e a insatisfação das minorias nacionais submetidas ao Império Russo e obrigadas a adotar a religião, a cultura e a língua russa, em detrimento das suas. A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial despreparada para uma guerra moderna de longa duração  e  verdade que seu exército possuía o maior contingente de toda a Europa, mas o comando era ineficiente, não havia apoio logístico, faltavam armas e as táticas de guerra eram ultrapassadas.

As ferrovias eram insuficientes para a grande extensão do império, tornando difícil o abastecimento das tropas no front; as estradas de rodagem também eram péssimas e insuficientes e quase sempre cobertas pela neve ou pela lama, e a indústria não tinha condições de atender às necessidades de mobilização. Havia ainda problemas políticos e sociais. O czar e a czarina eram místicos, mentalmente desequilibrados e sempre atendiam às indicações militares e políticas de videntes incompetentes e estelionatários. A alta nobreza era irresponsável, acatando, sem questionar, qualquer decisão mais esdrúxula do czar.

A burocracia civil era incompetente e incapaz de fazer o país funcionar. As tributações eram um fardo pesado para os mais pobres, gerando fome, greves e levantes constantes nas cidades e nos campos. Existia também muita inquietação nas outras nacionalidades dominadas pelos russos. Todos esses focos de tensão obrigavam uma grande parte do exército russo a atuar como policiais, impedindo sua utilização na frente de batalha.

Não refeita da derrota contra o Japão, a Rússia lançou-se numa aventura contra o exército alemão, equipado pelo mais poderoso indústria bélica da época. No final de 1916, o exército russo estava próximo da ruptura Perdera cerca de 5 milhões de soldados, entre mortos, feridos, doentes ou aprisionados pelos inimigos. Na falta de soldados experientes, foram convocados camponeses jovens, arrimos de família, gerando descontentamento no campo e preocupações na frente de batalha.

Em princípios de 1917,0 exércitos russos era uma enorme massa de soldados cansados, maltrapilhos, famintos e desarmados, desejosos da paz e enraivecidos com o imperador. Essa inquietação no front combinou-se com saques de armazéns, com o aumento do movimento grevista nas cidades e com invasões de terras pelos camponeses a  Rússia estava à beira de uma revolução interna muito mais séria e radical do que a de 1905.