Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

DENGUE – Orientações para a participação Social
Dengue.
Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
DENGUE.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
VIROSES Prof Edilson Soares
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Dengue dengue DENGUE 6ªB ªB 2011 dengue dengue.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Dengue.
PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE Paraná UFPR SEED.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÃNCIA EM SAÚDE
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
Prevenção Contra a Dengue
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
ENFRENTAMENTO EPIDEMIA DE DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
O que é Influenza A(H1N1)?.
DENGUE.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
DDS sobre Leptospirose
Vigilância Epidemiológica
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Água e Saúde.
Dengue.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
E. E. E. Médio Belizário de Oliveira Carpes Orientadora: Eliane Bertol DENGUE Campina Redonda - Espumoso 2015 Autores: Daiane, Ester, Leonardo.
Higiene e Prevenção de Doenças
Aedes: criadouros e soluções
Febre Amarela Caio Capelasso Danilo Costa Penélope Aquino Neto Ricardo Henry Samuel Holder Vanessa Monte.
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
PREVENÇÃO DA DENGUE A MELHOR FORMA DE COMBATE A DENGUE É ELIMINAR O FOCO DE ÁGUA PARADA. DICAS DE COMBATE MANTER A CAIXA DE ÁGUA FECHADA. ENCHER DE AREIA.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV DENGUE 2011 Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br

Vamos conhecer, para combater! SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vamos conhecer, para combater! A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, causada por um vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

ONDE VIVE O MOSQUITO DA DENGUE? SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV ONDE VIVE O MOSQUITO DA DENGUE? Ele vive dentro de nossas casas, escolas, construções,igrejas, convive conosco.

Ciclo Biológico do Aedes SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ciclo Biológico do Aedes A fêmea do mosquito da dengue coloca seus ovos nas vasilhas com água parada e lá os mosquitos se desenvolvem.

Sabendo mais sobre o transmissor da dengue: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Sabendo mais sobre o transmissor da dengue: Um ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias - mais ou menos 1 ano, 2 meses e 25 dias, mesmo em locais que tenham ficado secos por um longo tempo. Quando este local for molhado novamente, ovo volta a ficar ativo, reiniciando o ciclo de vida que vimos anteriormente.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV FIQUE ATENTO! Depois de adulto o mosquito Aedes vive de 30 a 35 dias em média. Durante as chuvas aumentam a quantidade de locais onde mosquito fêmea costuma colocar seus ovos. Fique atento! Não deixe água acumulada.

Ciclo de Transmissão da Dengue SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ciclo de Transmissão da Dengue Como se pega dengue: O mosquito Aedes pica uma pessoa com dengue e fica infectado com o vírus da doença. A pessoa através da picada do mosquito fêmea adquire o vírus e pode desenvolver a doença. O mosquito infectado pica uma pessoa sadia e passa o vírus da dengue para ela.

Depois de 3 a 15 dias a dengue começa a se manifestar na pessoa. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Não há transmissão de dengue pelo contato direto de uma pessoa doente para outra sadia, nem por alimentos, água ou quaisquer objetos! Depois de 3 a 15 dias a dengue começa a se manifestar na pessoa. Existem 4 tipos de vírus da dengue. A pessoa pode ter dengue apenas 4 vezes, cada vez que a pessoa tem dengue é um tipo de vírus diferente,

fonte: Folha online, correio do estado, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Nenhum dos sorotipos de vírus da Dengue é mais perigoso que o outro, uma vez que os sintomas dos quatros são os mesmos, mas a transmissão do tipo 4 é preocupante porque a população não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia, uma vez que a população está suscetível(vulnerável ). fonte: Folha online, correio do estado, Brasil,quinta-feira, 06/01/2011.

Existem 2 tipos de dengue :a clássica e a hemorrágica. O que se sente? SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Quando suspeitar que é Dengue? Existem 2 tipos de dengue :a clássica e a hemorrágica. O que se sente? CLÁSSICA HEMORRÁGICA Febre. Dor abdominal intensa Dor de cabeça. Pressão baixa Dor no corpo . Tonteiras e desmaios Manchas vermelhas no corpo Sangramentos Vômitos. Fezes escuras.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Clássica . . . .

Ainda DENGUE HEMORRÁGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ainda DENGUE HEMORRÁGICA No início da doença, os sintomas são iguais aos da Dengue Clássica. Pode existir ainda: Alteração na pressão arterial, pulso rápido e fraco; Dificuldade em respirar; Diminuição da urina;

Sangramento nas gengivas e narinas; SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vômitos frequentes e tonteiras; Dor abdominal intensa e contínua - dor de barriga; Sangramento nas gengivas e narinas;

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Hemorrágica . . . . .

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Hemorrágica . . . .

O que fazer quando sentir SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV O que fazer quando sentir sintomas da dengue?

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COMO TRATAR DENGUE? Não existe vacina!!! Quem está com dengue deve ficar em repouso e beber muito líquido. . AAS . risco de hemorragia. Não tome medicamentos sem orientação médica. . Não existem medicamentos contra a dengue. As medicações utilizadas são analgésicos e antitérmicos que controlam a dor e a febre. . .

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Formas de combate:

Colocar o lixo dentro da lixeira e mantê-la tampada. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV cada um de nós podemos contribuir para minimizar o risco de Dengue no Amazonas. Manter tampados tanques, barris, tonéis, cacimbas, poços e tudo que possa acumular água. Tratar a água da piscina. Colocar o lixo dentro da lixeira e mantê-la tampada.

COLABORE DA SEGUINTE FORMA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COLABORE DA SEGUINTE FORMA: Nunca deixar acumular água em pneus, deixe-os em locais cobertos. Manter garrafas e demais vasilhas como latas, baldes, bacias, etc, com a “boca” para baixo, evitando que a água se acumule

COLABORE DA SEGUINTE FORMA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COLABORE DA SEGUINTE FORMA: Limpando as calhas e lajes, mantendo as caixas d’agua e demais reservatórios de água limpos e fechados. Não deixando água parada! Limpar o pratinho de plantas pelo menos uma vez por semana ou encher com areia.

Como fazer no meu ambiente de trabalho? SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Como fazer no meu ambiente de trabalho? É fácil prevenir !

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores Fone/fax:3228-5025/3216-7747 Disk Dengue:0800 280 8280 Obrigado a todos! Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br