NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.

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Transcrição da apresentação:

NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE

1. Dimensão Histórica Período Jesuítico: 1. Evangelização NRE

1. Laicidade X Confessionalidade 1.1 Dimensão Histórica Período Republicano: 1. Laicidade X Confessionalidade NRE

1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 1.2 Dimensão Histórica Era Vargas: 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Confessional NRE

1. Supressão do caráter confessional 1.3 Dimensão Histórica Período Ditatorial: 1. Supressão do caráter confessional NRE

1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 1.4 Dimensão Histórica Redemocratização: 1. Caráter Obrigatório e Caráter Facultativo 2. Aconfessional NRE

1. Modo do homem ser no Mundo 2. Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 1. Modo do homem ser no Mundo NRE

2. Manifestação de algo sobrenatural 2.1 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Definição de Sagrado: 2. Manifestação de algo sobrenatural NRE

DEB 2.2 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado: 1. Tratamento Religioso objeto de fé DEB

DEB 2.3 Fundamentos Teóricos-Metodológicos Considerações do Sagrado: 2. Tratamento Escolar objeto de estudo DEB

DEB 3. Conteúdo Estruturantes 1. Paisagem Religiosa 2. Universo Simbólico Religioso 3. Texto Sagrado DEB

DEB 4. Conteúdo Básicos - 5ª 1. Organizações Religiosas 2. Lugares Sagrados 3. Símbolos Religiosos 4. Textos orais ou escritos DEB

DEB 4.1 Organizações Religiosas Organizações/Líderes 1. Igreja Universal do Reino de Deus/ Pastor 2. Igreja Ortodoxa Ucraniana/ Padre 3. Islamismo/Xeique ou Califa 4. Budismo/ Monge DEB

4.2 Lugares Sagrados Sinagoga de Curitiba DEB

4.3 Lugares Sagrados Mesquita de Curitiba DEB

4.4 Símbolos Religiosos Om Yin-Yang DEB Roda da Lei

DEB 4.5 Textos orais ou escritos 1. Bíblia 2. Corão 3. Vedas 4. (Tradição Oral Indígena) DEB

DEB 4.6 Conteúdos Básicos - 6ª 1. Festas Religiosas 2. Ritos 3. Temporalidade Sagrada 4. Vida e Morte DEB

DEB 4.7 Festas Religiosas 1. Ramadã 2. Pessach 3. Festival de Krishna 4. Natal DEB

DEB 4.8 Ritos 1. (Ritos Indígenas) 2. Batismo 3. Esbat (rituais wicca da Lua) DEB

DEB 4.9 Temporalidade Religiosa 1. Kumb Mela 2. Losar (passagem do ano tibetano) 3. Hanamatsuri (Festival das Flores) DEB

DEB 5. Vida e Morte 1. Reencarnação 2. Ressurreição 3. Ancestralidade 4. Niilismo DEB

6. Encaminhamento Metodológico 1. Problematização DEB

É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? 6.1 Exemplo É SAGRADO PORQUE EU RESPEITO, OU EU RESPEITO PORQUE É SAGRADO? Islamismo Africanas Indígenas Hinduísmo Judaísmo Budismo Cristianismo Taoísmo DEB

1. Abordagem Teórica do Conteúdo 7. Encaminhamento Metodológico 1. Abordagem Teórica do Conteúdo DEB

7.1 Exemplo Na religião Hindu existem milhares de deuses (Politeísmo). DEB

7.1.1 Exemplo Os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de um único Ser. DEB

7.2 Exemplo Os adeptos dessa religião acreditam que o Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo. DEB

8. Encaminhamento Metodológico 3. Contextualização DEB

8.1 Exemplo A religião existe como um sistema de significados, ritos, normas e papéis que pretende oferecer um caminho de salvação [...] DEB

8.2 Exemplo para seus adeptos. A religião, para alguns, é vista como algo eminentemente social e, ao mesmo tempo, [...] DEB

8.3 Exemplo com função social, ou seja, como uma forma de organizar o mundo e estabelecer as regras e funções de convivência. DEB

9. Avaliação 1. Função: diagnosticar a apropriação do conhecimento por parte dos alunos DEB

9.1 Avaliação 2. Função: diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor DEB

DEB 9.2 Exemplo Formem grupo de cinco pessoas e pesquisem: 1. Qual é o significado do Rio Ganges para os Hinduístas? DEB

9.3 Exemplo 2. Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas? DEB

O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe 9.4 Avaliação O processo avaliativo deve constar no Livro Registro de Classe DEB