DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Muscular Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
SISTEMA NERVOSO.
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
T e c i d o M u s c u l a r Características
Os tecidos animais.
HISTOLOGIA 2 TECIDO MUSCULAR E TECIDO NERNOSO.
HISTOLOGIA- TECIDO EPITELIAL
SISTEMA NERVOSO Divisões SNCentral – cérebro e medula espinhal
TECIDOS MUSCULARES Relacionam-se com: locomoção
Níveis de Organização do Corpo Humano.
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
Edilene , Carol e Ana Laura
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Tecido nervoso Jorge Clarêncio Andrade
SISTEMA NERVOSO.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Prof. Regis Romero.
Tecidos do Corpo Humano.
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
Colégio Maria Imaculada
Sérgio Moraes HISTOLOGIA ANIMAL
Tecidos Animais.
Edilene , Janaina e Ana Laura
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
Sistema nervoso.
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
TECIDO MUSCULAR Origem: _ mesodérmica Caract.: _ vascularizado _ inervado _ constituído de células alongadas (fibras musculares)
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Estrutura e Funções dos Tecidos Básicos
CARACTERÍSTICAS GERAIS
COMPOSIÇÃO CORPORAL.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
SINAPSES.
Histologia do Tecido Epitelial
O corpo humano Níveis de organização
O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO
Histologia Professora Ana Carolina.
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Locomotor.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
É formado por células denominadas neurônios
Tecido Nervoso.
Prof. Claudinei Sousa Lima
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
Tecido Nervoso.
Ensino Fundamental , 8º Ano
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
TECIDOS Gisela Rodrigues da Silva Sasso Ricardo Santos Simões
SISTEMA NERVOSO.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Um dos tipos mais simples de epitélio de revestimento é formado por uma só camada de células cúbicas ou cubóides (semelhantes a um cubo). Trata-se, portanto,
Histologia do Tecido Muscular
Tecido Muscular e Nervoso
Transcrição da apresentação:

DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO

Tecido Muscular É um grupo de células musculares agrupadas com vasos sanguíneos e unidas com tecido conjuntivo. Células de formato alongadoFibras. Principal funçãoMovimento. Caracteriza-se pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair , e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.

PRINCIPAIS FUNÇÕES Movimento do esqueleto. Batimentos cardíacos. Circulação sanguínea. Movimento dos órgãos. Intestino. Pulmão. Rim. Outros.

Tecido Muscular Características: Estriações. Um ou mais de um núcleo. Contração voluntária ou Involuntária.

Tecido Muscular

Músculo Esquelético É o tecido que se fixa ao esqueleto. Células longas,cilíndricas, multinucleadas e bastante estriadas. Contração: forte, rápida e voluntária Durante a contração os mm.encurtam e as células ficam mais próximasVasoconstricção. A massagem tem efeitos diretos sobre a musculatura esquelética.

Músculo Liso Conhecido como Visceral. Células não estriadas, afiladas das duas extremidades. Mononucleada Consegue manter contração por mais tempo. Contração lenta, fraca e involuntária.

Músculo Cardíaco Encontrado apenas na parede do coração. Fibras musculares mononucleadas alongadas, ramificadas com estrias transversais. Contração: forte, rápida, contínua e involuntária.

Tecido Nervoso Estrutura Especializada que serve como via de comunicação para o controle das atividades no interior do corpo. Enviam Impulsos nervosos eletroquímicos para todo corpo para receber estímulos e desencadear respostas.

TECIDO NERVOSO É formado por dois tipos celulares básicos: • Neurônios: Células que não sofrem mitose. A função dos neurônios é processar, receber e enviar informações. • Células gliais ou neuroglia: São células que sofrem mitose. A função da neuroglia é sustentação, revestimento ou isolamento, defesa e modulação da atividade neuronal (entre os neurônios).

TECIDO NERVOSO As fibras nervosas compreendem um axônio e envoltórios gliais. O principal envoltório é a bainha de mielina, que funciona como um isolante elétrico. Classificadas em Mielínicas e Amielínicas.

Neurônios O neurônio tem três componentes principais: corpo celular , contendo núcleo e citoplasma ao redor; dendritos, prolongamentos com função de comunicação; axônio, prolongamento com função de comunicação. Os dendritos são prolongamentos que se bifurcam perto do corpo celular e são responsáveis pela recepção dos estímulos nervosos.

PERICÁRIO CORPO CELULAR ou PERICÁRIO: Representa o centro trófico da célula e que também é capaz de receber estímulos. Contém o núcleo e o citoplasma perinuclear, excluindo-se porém os prolongamentos.

DENDRITOS Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando portanto, como "antenas" para o neurônio.

AXÔNIOS O axônio é um prolongamento único e longo, o qual se ramifica na sua ponta terminal. Essa ramificação é o responsável pelo contato sináptico - transmissão ou estímulos. Ele é sempre envolto por substâncias, chamadas células de Schwann e por uma bainha de mielina.

CÉLULAS DE SCHWANN Células de Schwann: São as células que circundam os axônios, formando a bainha de mielina. Estão relacionadas à regeneração de fibras nervosas.

Membranas São camadas delgadas de tecidos com características distintas e diferentes funções: Revestimento externo do corpo e órgãos. Revestimento para tubos e cavidades Âncora para órgãos. Separa estruturas. Reduz atrito entre estruturas.

Membranas Epiteliais Formada por um Epitélio integrado sob tecido conjuntivo. Tipos: Serosa Mucosa Cutânea

Membrana Serosa Camada de epitélio escamoso simples apoiado sobre uma camada de tecido conjuntivo areolar. Forram cavidades ventrais (folheto parietal) e revestem órgãos nelas contidas (folheto visceral). Secretam um líquido seroso,lubrificante que ↓ atrito. Tipos: Pleura-Pulmão Pericárdio-Coração Peritônio-Abdome

Membranas Mucosas Camada de epitélio simples e/ou estratificado que revestem tubos e espaços na parte externa do corpo. Revestem sistemas digestório, respiratório, reprodutor e urinário. Principal função: Secretar o muco para umedecer e proteger membranas. Ex:O Muco retém patógenos Ex: Evitam úlceras

Membrana Cutânea Conhecida como pele. Camada de tecido epitelial escamoso estratificado sobre tecido conjuntivo. Protege o corpo do meio ambiente. Única membrana seca.

Membranas Conjuntivas São membranas sem camada de tecido epitelial. Membranas: Sinoviais Meninges Sacos de tecido Conjuntivo Fáscia

Sinoviais Membranas que revestem as cápsulas articulares, bainhas tendíneas e as bolsas. Secretam líquido sinovial, substância viscosa e transparente(clara de ovo) em articulações, entre mm, entre lig. e tendão, entre mm e lig. Função: Reduz atrito Nutrição Lubrificação

Meninges Múltiplas camadas de membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Função de proteção e revestimento de estruturas complexas. Meninges: Dura-Máter Pia-Máter Aracnóide

Sacos de Tecido Conjuntivo Pericárdio Periósteo Pericôndrio

Pericárdio

Pericôndrio

Fáscia Bainha do Tecido Conjuntivo Faixa ou Lâmina de tecido fibroso que fornece sustentação e proteção aos órgãos. É composta por tecido conjuntivo adiposo entremeado com fibras colágenas e elásticas. Funções: Revestir mm. Separar mm. Proteger mm.

Fáscia

Fáscia Restrição ou aderência podem causar diversos danos: ↓ de Movimento Padrões de compensação ↓ de circulação Tensão Muscular Dor