Nesse advento, a Liturgia apresentou vários personagens que prepararam os homens para a 1a vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Verdadeiro Sentido do Natal
Advertisements

“Vigiai” Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B). O ADVENTO possui
Cicle B Domingo IV do Advento 21 de Dezembro de 2008 Música: Kyrie natalício (séc.V)
Feliz Natal Envolto em panos.
A Palavra se fez Ser humano.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Amai-vos com Eu vos amei
A Morada de Deus.
Vigília Pascal.
Mãe de Deus.
Dá-me dessa água.
Vimos a Estrela.
Uma Morada para o Senhor
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
veio morar no meio de nós
Vimos uma Estrela.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
"Um Broto surgirá do tronco de Jessé"
Igreja-Mãe.
O Tabor.
Juiz ou Salvador?.
Fica conosco.
Escutai-o.
Finados.
O Senhor subiu ao céu.
O Profeta.
Nesse segundo domingo do Advento,
Ao aproximar-se o final do Ano Litúrgico, a Liturgia nos convida a estarmos prontos a prestar conta a Deus da administração dos bens que ele nos concedeu.
Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B).
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vimos uma Estrela.
A Sagrada Família.
No Tabor… "Escutai-o" Antes do fracasso da CRUZ, o Filho de Deus mostra-nos a VIDA que nasce da morte.
Pescadores de homens.
Maria e José.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
"Fraternidade, Fundamento
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
A Voz de Deus.
Juiz ou Salvador.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Uma Virgem conceberá.
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Eis o Cordeiro de Deus.
IMACULADA.
Marta e Maria.
"Se o grão de trigo não morrer..."
Vimos a estrela e viemos
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Maria e Abraão.
Trindade.
Uma Mulher.
Uma Mulher.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Caríssimos, “Ao tornar-se ‘filho de Maria’, o filho do Altíssimo quer fazer-se preceder e anunciar pelos pobres e humildes: quer cercar-se de simplicidade.
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
Uma Mulher.
O 3º domingo do Advento apresenta as exigências concretas para recebermos o Senhor que vem. É conhecido como o "Domingo da ALEGRIA". A expectativa da.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
O Sim de Maria.
Transcrição da apresentação:

Nesse advento, a Liturgia apresentou vários personagens que prepararam os homens para a 1a vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na caminhada. Ela é modelo de fé e de esperança aos que aguardam a manifestação da Salvação. Jesus veio ao mundo para torná-lo a sua nova casa, habitando em cada ser humano que o acolhe como Maria ao dar o seu SIM ao anjo e se tornar o primeiro templo vivo do Salvador...

As Leituras bíblicas nos falam dessa realidade... Na 1ª Leitura, Davi prepara uma MORADA para Deus. (2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16) Davi, já idoso, mostra-se insatisfeiro em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do Povo, estar numa simples tenda, debaixo de uma lona... Por isso, deseja construir um templo. O Profeta Natã diz: "Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo."

Deus lhe PROMETE uma casa, uma dinastia perene... Essa promessa se realiza plenamente em Jesus. A 2ª Leitura é um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. (Rm 16,25-27)

O Evangelho mostra a realização da promessa: MARIA, com o seu SIM, torna-se a MORADA de Jesus, preparada pelo próprio Deus. (Lc 1,26-38) - Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso... Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi. - Mas o olhar de Deus não se voltou para as cidades famosas da Judéia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré)... com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo:

+ A Saudação do Anjo: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo." A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura mãe de Jesus, mas sobretudo porque o "Senhor está com ela...", antes mesmo de conceber... O Senhor está conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco? A alegria de Natal só pode ser plena, se o Senhor estiver conosco?

+ A Proposta de Deus: "Conceberás um Filho..". Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, de ainda não viver com um homem, o Anjo lhe garante: "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho..." Como garantia, o Anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice... "porque para Deus nada é impossível..."

+ A Resposta de Maria: Diante disso, Maria dá o seu SIM: "Eis aqui a "Serva" do Senhor, 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra." - O "Faça-se" de Deus criou do nada todas as coisas... - O "Faça-se" de Maria tornou possível a Redenção. O "Faça-se" de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus, que esperava a colaboração dela para realizar o projeto de amor e salvação.

Maria torna-se a "arca da Aliança" da Nova Aliança, pois ela carregou no seu próprio seio a Palavra encarnada do Pai. Se Maria é a arca, Jesus é o "Templo" no qual Deus habita e é encontrado. Nesse templo não há o véu que esconde o rosto de Deus, pois ele é a imagem do Deus invisível. Um templo muito mais precioso que o templo desejado por Davi.

1. Deus ama os homens e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo. 2. Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: Através de um Sim incondicional aos projetos de Deus. * Ele espera também o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus. 3. Maria torna-se instrumento de Deus Uma jovem "mulher" de uma desconhecida aldeia, mas disponível em acolher e testemunhar com amor as propostas de Deus. A História de Maria o que tem a nos dizer?

4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus? Maria respondeu com um "sim" total e incondicional... A exemplo dela, também devemos dar o nosso "Sim" generoso, numa atitude de entrega total a Deus 5. Como é possível essa entrega total a Deus? Através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus. Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar n’Ele. O caminho é o mesmo ainda hoje... para todos nós...

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor. E o nosso coração e a nossa família serão uma MORADA para o Salvador. Só assim o "Senhor estará também conosco..." e a nossa alegria nesse Natal será completa...

Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Da cepa brotou a rama - DR Hinário Litúrgico - CNBB Reginaldo Veloso