Preparando para a Páscoa do Senhor!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Advertisements

FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Quaresma 2011 Reflexão com Catequistas da Vigararia de Gaia Norte
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
Cinzas Seguir....
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Desafios e perspectivas
Vigília Pascal.
CATECUMENATO.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A Comunidade.
A VIDA venceu a morte.
Que a Páscoa aconteça....
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Estigmas de São Francisco
Domingo, o Coração fala ao coração
Jardim do Getsêmani A quaresma no Ano da Fé.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A Vitória da Vida.
No Deserto.
A Paz.
Semana Santa.
Tema: A Quaresma.
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
A Comunidade.
Liturgia – 2011.
No Deserto.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram.
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Economia e Vida.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
«Vimos o Senhor»..
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Imaculado Coração de Maria
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
FELIZ PÁSCOA Ressuscitei e estou com você...
As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projeto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
CATEQUESE COM ADULTO.
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
O que é a Quaresma?.
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Ofício de Vigília.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Tempo Pascal. Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Transcrição da apresentação:

Preparando para a Páscoa do Senhor! Quaresma Preparando para a Páscoa do Senhor!

Um pouco de história… A quaresma em toda a sua história sempre teve o objetivo de preparar para a páscoa. É importante um tempo de preparação para momentos especiais na vida da gente? Fazer memória… Quais?

A celebração da páscoa, nos três primeiros séculos da Igreja não tinha um período de preparação. Limitava-se a um jejum realizado nos dois dias anteriores.

A comunidade cristã vivia tão intensamente o empenho cristão, até o testemunho do martírio, que não sentia a necessidade de um período de tempo para renovar a conversão já acontecida com o batismo. Ela prolongava, porém, a alegria da celebração pascal por cinquenta dias.

Após a liberdade dada por Constantino aí as comunidades começaram a sentir a necessidade de um tempo mais intenso para viver mais coerentemente de acordo com o batismo.

No Oriente, encontramos sinais de um período de preparação à páscoa, no princípio do século IV. No Ocidente, temos testemunhos somente no fim do século IV, da existência de um tempo de preparação para a páscoa. No início, um semana… 4 semanas… depois 40 dias (sentido bíblico).

Sentido: O mais importante da Quaresma é a Páscoa. O protagonista é o Cristo que sobe à Jerusalém, percorre o caminho da Cruz e passa, através da morte, à nova vida que o Pai lhe dá por seu Espírito. Cada ano, a comunidade revive essa experiência pascal...

O sofrimento e a dor fazem parte da condição humana, e a penitência é um elemento importante nas religiões e culturas populares. Negar isso seria alienação.

Mas devemos superar a espiritualidade que fez da quaresma o tempo que revive, pela penitência, os sofrimentos de Cristo. O desafio está em assumir a penitência como método de conversão e unificação interior, como caminho pessoal e comunitário de libertação pascal.

Em fazer da quaresma um tempo favorável de avaliação de nossas opções de vida e linhas de trabalho, para corrigir os erros e aprofundar a dimensão ética da fé, abrindo-nos aos outros e realizando ações concretas de solidariedade...

Hoje em dia, mais do que nunca, sair de si é assumir o diálogo, a abertura às pessoas e culturas diferentes e descobrir que o sentido da minha vida está no outro (Deus e o irmão,ou irmã).

Duração: A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e vai até a manhã da quinta-feira santa.

Símbolos e atitudes: A cor roxa, as cinzas, a cruz, o jejum... lembram o caráter de conversão e nos convidam a dar mais atenção à Palavra de Deus e a prosseguir no caminho de doação da nossa vida aos irmãos e irmãs.

A água, a luz, a insistência sobre a força da vida que vence a morte são elementos que nos convidam a fazer da quaresma um tempo de catequese batismal e renovação do nosso próprio batismo.

Quanto à atitude, fiquemos com a que nos sugere São Bento: “Na alegria do desejo espiritual, esperem a Santa Páscoa". Montagem: Renato,SJ