Desde a Criação ao Pentecostes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Advertisements

Eu Sou Livre Os cegos verão por ti Os mudos cantarão Os mortos viverão Os povos te adorarão As trevas fugirão Por ti eu grito.
Eu Sou Livre OS CEGOS VERÃO POR TI OS MUDOS CANTARÃO OS MORTOS VIVERÃO
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
7 de Junho de 2009 A Santíssima Trindade
CREIO SIMBOLO NICENO Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Mistério do amor PROVIDENTE
DEUS TRINDADE.
MANDA TEUS ANJOS, SOBRE NÓS, E ABENÇOA TODOS QUE ESPERAM EM VÓS MANDA TEUS ANJOS, PRA NOS ENSINAR, A TE LOUVAR E GLORIFICAR.
CREIO EM DEUS PAI.
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Deus é Comunidade de Amor
O REINO DE DEUS.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
A eucaristia Começar.
Grandioso és Tu Manoel Porto Filho S&H 65.
Oração da manhã Coração de Jesus, Coração de Pastor
Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
Mesmo sem ver a santa face do Senhor Jesus e Teu trono acima no céu longe de mim está.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
Aleluia, Aleluia Poderoso é o Senhor nosso Deus (2x)
Santo, Santo, Santo Santo, Santo, Santo Deus onipotente Cedo de manhã Cantaremos Teu louvor.
Reina em Mim Sobre toda a terra Tu és o Rei Sobre as montanhas e o pôr-do-sol Uma coisa só, meu desejo é Vem reinar de novo em mim.
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
MANHÃ.
Oração da manhã Servidores da Missão de Cristo
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
O Criador concebeu uma Obra Nova, quando tornou-se visível aos nossos olhos. Do seio da Virgem Maria, Ele se fez carne, conservando-a íntegra para que,
“Tu serás como um jardim regado..."
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Vencendo a Tentação Lucas 4:1-13 Pr. Azevedo 17/01/2010.
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
Liana Maxwell Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
HOJE O CÉU SE ABRE PRA DERRAMAR SOBRE OS CORAÇÕES TODA A GRAÇA DO PAI.
065 – GRANDIOSO ÉS TU Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, Contemplo a Tua imensa criação, A terra e o mar e o céu todo estrelado Me vêm falar da Tua.
Grupo de Jovens Kerigma 10 de Janeiro de 2014
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
V Domingo do Tempo Comum
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
1.
SEI QUE ÉS VERDADE E VIDA
Grupo de Oração Fonte de Vida
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Derrama o teu amor aqui (2x) Faz chover sobre nós Água Viva
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Filho do Deus Vivo Nívea Soares.
6 - “GLÓRIA AO SENHOR” A NOSSO PAI DO CÉU, TRIBUTA LÁBIO MEU GLÓRIA E LOUVOR! A QUEM SEU FILHO DEU, O QUAL POR NÓS MORREU! A QUEM ME PROSTRO EU:
No princípio era o caos!.
QUERO ABANDONAR-ME EM TEU AMOR SENHOR, QUANDO ESTOU CONTIGO OH PAI
1. Na beleza do que vemos, Deus nos fala ao coração
Paróquia São João Baptista de Vila do Conde
Credo niceno-constantinopolitano
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
1.
GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA ! (3X) JESUS RESSUSCITOU !
VEM ESPÍRITO DE DEUS VEM ESPÍRITO SANTO MANDA TEU FOGO
GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA ! (3X) LOUVEMOS O SENHOR !
1 1 Creio no Espírito Santo. 2 O Espírito, dom do Pai e do Filho 1. O Espírito revelado na história Toda a história desenvolve-se sob o sopro do Espírito.
ESTOU AQUI Estou aqui pra Te louvar Estou aqui pra Te exaltar
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
O QUE ELE ESTÁ FAZENDO.
Desde a Criação ao Pentecostes
Transcrição da apresentação:

Desde a Criação ao Pentecostes O ESPÍRITO SANTO Desde a Criação ao Pentecostes

O Espírito Criador: Senhor que dá a vida O Espírito Santo falou pelos profetas. No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e, pelo Espírito Santo, torna-nos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. O Espírito Santo – como professamos no credo - procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. A seguir afirmamos solenemente que o Espírito Santo falou pelos profetas.

Desde a criação até à nova criação O Pentecostes é como uma NOVA CRIAÇÃO. Não é um acontecimento isolado: a acção criadora do Espírito Santo percorre todas as páginas do Antigo Testamento, como um sopro de vida que tudo renova (Is 64,1)

No Antigo Testamento O Espírito Criador O Espírito profético

O Espírito Criador Na criação encontramos a primeira acção poderosa do Espírito Santo: «A terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e Espírito de Deus movia-se sobre as águas» (Gen 1,1-2). O Espírito Santo é o Principio divino da vida (Sl 104,30); é o Sopro de Deu que cria ordem e unidade no meio do caos inicial. Se Deus retirasse o Seu Espírito por um momento, toda a criação voltaria ao caos inicial (Sal 104,29-30)

O Pai criou através da Sua Palavra e pelo poder do Espírito Santo O Espírito de Deus (ruah elohim) pairava sobre as águas (Gn 1,2). O Espírito tem um papel activo na obra da criação: o Espírito é Criador, não é criatura. Por isso, na criação, podemos ver uma primeira revelação da Santíssima Trindade. Mandas o teu espírito (Ruah), e as coisas são criadas (dabar) (Salmo 104,30) O Espírito é Criador, é Deus, não é uma criatura. É precisamente o que afirmamos no Credo, quando dizemos que Ele é Senhor e dá a vida.

à Sua imagem e semelhança (Gn 1,27) Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança (Gn 1,27) «O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo» (Gn 2,7)

O Espírito Criador 13Tu modelaste as entranhas do meu ser e formaste-me no seio de minha mãe. (Sl 139)

A Criação é obra de Deus, isto é da Santíssima Trindade. O Pai criou pelo poder da Palavra (do Filho), mas tudo estava informe; foi pelo Espírito que o caos inicial começou a tomar forma, beleza, perfeição. A obra criadora de Deus, não se limita ao instante inicial, é algo que vai acontecendo. Pela acção do Espírito Santo, a criação é “conservada” e, também, continuamente renovada e aperfeiçoada.

O Espírito Santo faz passar do caos ao cosmos, ou seja, da desordem à ordem, da confusão à harmonia, da deformação à beleza … com a sua acção renova todas as coisas. Com a morte de Jesus «as trevas dominavam a terra» (Mc 15,13). A humanidade, pelo pecado, caiu no caos. Mas pelo poder do Espírito, Jesus ressuscitou, venceu a morte, e a sua Luz faz renascer a humanidade.

o caos linguistico de babel O Espírito trasforma o caos linguistico de babel Em babel, a humidade caiu na confusão das línguas. No Pentecostes, cada língua junta-se harmoniosamente com as outras e, num só coração e numa só alma, formam uma sinfonia admirável que canta os louvores de Deus.

As trevas cobriam o abismo (Gn 1,2) O Espírito Santo continua a soprar e renovar a Igreja e cada pessoa, mesmo que sejam como terra seca, poeira. O coração do homem é como um abismo, coberto das trevas (Sl 64,7). Longe de Deus, vive dominado pelo “caos” dos desejos, dos projectos, dos propósitos, dos conflitos. É como uma terra árida, sequiosa, sem água. O Espírito de Deus que operava no caos primordial, continua a operar no caos provocado pelo pecado no coração do homem: «Tu és luz nas minhas trevas» (Salmo 18,29)

Vem Espírito Santo, Vem Espírito Criador Tu que no principio pairavas sobre as água Dissipando as trevas do mundo com a Tua Luz E renovando com Teu poder, todas as coisas Vem Espírito Criador, transforma o meu coração Mergulhado no abismo das trevas. Vem transformar meu deserto em jardim Reza em mim a Cristo Jesus, Cura meu coração com Teu Amor, Transforma-me em Jesus Ajuda-me a cumprir a Vontade do Pai Dá-me morte santa, dá-me eterna glória.

Vem, vem, vem, Espírito Santo Transforma a minha vida, quero renascer (4x) Quero abandonar-me em Teu amor, Encharcar-me em Teus rios, Senhor, Derrubar as barreiras em meu coração (bis)