Nos relatos da Infância de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
que tira o pecado do mundo
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
O Verdadeiro Sentido do Natal
A Boa notícia de Deus aos homens
CRISTOLOGIA I DEUS SE REVELA.
A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
C ATEQUESE 27 CREIO.
A INFÂNCIA DE JESUS.
Nos relatos da Infância de Jesus
na vida pública de Jesus
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
A bendita entre as mulheres
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Cicle B Domingo IV do Advento 21 de Dezembro de 2008 Música: Kyrie natalício (séc.V)
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
7 de Junho de 2009 A Santíssima Trindade
A bendita entre as mulheres
A promessa: descendencia e terra
no Evangelho de S. Marcos
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O nascimento de Jesus Mateus 1: 22 e 23
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Maria Visita sua prima Isabel
DEUS TRINDADE.
Personagens bíblicas. Advento.
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
Ainda não visitastes este site?
O Anjo e Maria.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
1.
A disposição de um Pai Mateus
Jesus Cristo a encarnação da graça
Mensagem Natalina : Jesus é a nossa Paz! Miquéias 5: 2,4,5.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
São João Batista.
Destacaremos no início desta série duas questões que vejo como problemáticas:
BATISMO CEIA.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Catequese 2.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Assunção de Maria.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado...
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
Quem sou eu? Catequese 2.
Nascimento de São João Baptista 24 de junho de 2012 Música instrumental (2’) da Liturgia judaico-espanhola.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Uma mulher cheia de Graça!
Virgem Maria no projeto de Salvação
JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João.
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRGEM MARIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte VIII.
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Que a ária da Cantata 36 de Advento, de Bach, nos traga um alento litúrgico Regina.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS evangelho de Lucas O REINO ESTÁ ENTRE VÓS Ciclo C A melodia ”Qui tollis peccata mundi” de Bach evoca o Baptismo FILHO, TUDO O QUE.
Transcrição da apresentação:

Nos relatos da Infância de Jesus Jesus Cristo é o Senhor Nos relatos da Infância de Jesus Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo… Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos (Eb 1,2.13,8)

Os 4 Evangelhos É fácil notar que o Evangelho de São Marcos, que é o mais antigo, não fala da infância de Jesus. É São Mateus e São Lucas que falam disso. São João vai mais para atrás, antes da criação do mundo quando Jesus vivia ao lado do Pai, antes de vir a terra. Esta diferença tem uma explicação: é que os primeiros cristãos concentraram a atenção no mistério pascal: a morte e ressurreição de Jesus. Os relatos da infância foram escritos depois, mas com a plena consciência que Jesus é o Senhor, o Filho de Deus. Por isso, os relatos da infância têm grande interesse para nós.

O Evangelho de S. Marcos São Marcos não fala da infância de Jesus, mas o seu objectivo é claro: escreve seu Evangelho para demonstrar que Jesus é o Filho de Deus: «Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.» (Mc 1,1)

O NOME JESUS, foi revelado pelo Anjo, em hebraico Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ) ou Yeshua (יֵשׁוּעַ): Javé salva. JESUS É O MESSIAS: Messias é um nome hebraico que indica «O ungido», «O Consagrado». Refere-se, principalmente ao Rei descendente de David. Os cristãos reconheceram que Jesus é o Messias. A palavra "Cristo", em grego Χριστός, Christós, é uma tradução para o grego do termo hebraico mashiach. Jesus é o Cristo; a palavra «Cristo» tornou-se o nome próprio de Jesus: Jesus Cristo. JESUS É SENHOR: em hebraico, Adonai; Em grego: Kirios. Era um título reservado a Deus: «Eu sou o Senhor e não há outro, não existe outro Deus além de mim» (Is 45,5) A expressão «Jesus é Senhor» é uma profissão de fé na divindade de Jesus. FILHO DE DEUS: assim era chamado o povo de Israel: «Assim fala o Senhor: O meu filho primogénito é Israel» (Ex 4,22) também o Rei de Israel era chamado «filho de Deus», no sentido que governava o povo eleito como representante de Deus. Jesus é «o Filho de Deus» porque o Deus de Israel é Seu Pai, ABBA.

obra da Santissima Trindade O Evangelho de S. João A ENCARNAÇÃO obra da Santissima Trindade Depois de séculos de silenciosa espera, o ESPÍRITO SANTO, chegada a plenitude dos tempos, tomo o VERBO ETERNO, que estava no seio de DEUS PAI e colocou-O no seio virginal de MARIA. 1No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus… E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1,1.14)

O Evangelho de S. Lucas 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. (Lc 1,30-32)

será chamado Filho de Deus 35O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.» (Lc 1,35)

a mãe do Senhor 42Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?» (Lc 1,42)

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, 77para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados. (Lc 1,76)

Messias, Senhor, Salvador 10O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. (Lc 2,10)

o Messias do Senhor 26Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. (Lc 2,26)

Aquele que baptiza no Espírito Santo 16João disse a todos: «Eu baptizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. (Lc 3,16)

darás o nome de Jesus Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» (Mt 1,21)

o Emanuel, Deus connosco 22Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. (Mt 1,22-23) 19Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28,20)

A esperança de Israel Jesus é o Ungido, o Messias, o Filho de Deus, o Emanuel, o Deus Connosco, concebido pela acção do Espírito Santo. Nada sabemos dos anos por ele passados em Nazaré, mas Ele crescia em sabedoria e graça, em obediente submissão a Maria e José . José, Isabel, os pastores, Simeão e Ana puseram sua confiança no Senhor, guardavam em seu coração a esperança de Israel – como Maria. Foi prometido pelos profetas e João Baptista lhe preparou o caminho. Foi concebido pelo Espírito Santo e o seu nascimento virginal indica que Jesus é Filho do Pai Celeste, veio para nos salvar, baptizando-nos no mesmo Espírito. A nossa salvação é dom de Deus e não das nossas capacidades. www.padreleo.org