JESUS CRISTO: EVANGELHO REINO E MISSÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

A Oração.
O que esperar dos nossos Filhos?
DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
“Cristianismo e Espiritismo”
JESUS CRISTO: EVANGELHO REINO E MISSÃO 27/09/2008 a 03/10/2008
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Conscientização Vocacional
C ATEQUESE 27 CREIO.
A INFÂNCIA DE JESUS.
o acordar da consciência
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
no Evangelho de S. Marcos
MARCOS
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Atos dos Apóstolos 13,22-26 Naqueles dias, Paulo disse: “Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
JESUS CRISTO: EVANGELHO REINO E MISSÃO 27/09/2008 a 03/10/2008
A Videira Verdadeira João 15:1-17
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Batismo de Jesus.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
DEUS TRINDADE.
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
Você encontrará lindos PPS no site:
Rainha dos Apóstolos.
Mãe do Salvador.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
O REINO DE DEUS.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Hebreus 7 A Aliança Superior
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
1.
Um Coração liberto Lucas 15:
O Ministério de Jesus Cristo
Jesus é a VIDA João
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Meus irmãos e minhas irmãs;
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Jesus Cristo a encarnação da graça
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
A Fé que transforma sua vida
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Catequese 2.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
JESUS CRISTO.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Jesus era claro, preciso, objetivo. Seu quadro-negro era o chão,
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Credo.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Transcrição da apresentação:

JESUS CRISTO: EVANGELHO REINO E MISSÃO

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Situando o personagem Jesus de Nazaré. Com Jesus começou uma nova história da humanidade. Ele é a grande luz que brilha nas trevas. É a esperança dos povos, a Salvação do mundo. O seu nascimento marca o centro de toda a história. É o maior acontecimento da história humana. Agora a vida humana toma outro rumo, um retorno à casa do Pai. Começa a era cristã. Por isso dizemos: antes de Cristo e depois de Cristo. Cristo em verdade é o Rei dos séculos. É o ponto convergente de toda a história.

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Segundo o Evangelho QUEM É? “Eu sou o Filho de Deus” (Jo 10, 22-38). “Tu és o Cristo (o ungido), o Filho de Deus vivo” (Mt 16, 15-17). “...Tu és o Filho de Deus? Sim, eu Sou” (Mt 26, 63-64). “Eu sou o pão vivo descido dos céus” (Jo 6). “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Como pessoa histórica, QUEM É? Ao tornar-se verdadeiro homem, pela encarnação, continua sendo Deus e fez-se nosso salvador, nosso libertador. (1 Tm 3,16). Homem simples. Operário. Pobre. Viveu a vida do povo de sua época. Sentiu os problemas que preocupavam a vida do povo. Homem bom. Sabia valorizar as pessoas. Compreensivo. Colocava a pessoa acima da lei: “não é o homem para o sábado, mas o sábado para o homem” (Mc 2,27).

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Como pessoa histórica, QUEM É? Tudo o que falava era de acordo com a vida que levava. Compadeceu-se das multidões e fez o bem a todos (At 10,38). Pregou a libertação: “Convertei-vos, crede na Boa Nova” (Mc 1,15) Vossa libertação está próxima. Vivendo nossa condição humana – verdadeiro Deus e verdadeiro homem – revelou-se Filho de Deus e Senhor da história.

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Como pessoa histórica, QUEM É? É realmente o Messias esperado. “Jesus de Nazaré, compartilhando a vida, as esperanças e as angústias de seu povo, é o Cristo acreditado pela fé da Igreja” (Puebla 98). É o Messias porque assume o humano, restabelece a comunhão entre o Pai e os homens e mulheres.

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Como homem de fé, QUEM É? É exemplo de vida! Modelo de autenticidade: “que o vosso sim, seja sim...” (Mt 5,37) Modelo de simplicidade: “sede simples como as pombas...” (Mt 10,16) Modelo de fraternidade: “amai os vossos inimigos...” (Mt 5,44) “amai-vos uns aos outros...” (Jo 15,12)

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Como homem de fé, QUEM É? Único que salva: “eu sou o caminho...” (Jo 14,6) Compromete-nos na libertação: “eu vos envio...” (Mt 10,16; Jo 10,3) Exige que sejamos perfeitos: “sede perfeitos como vosso Pai é perfeito” (Mt 5,48) Jesus de Nazaré, Cristo vivo, Deus e homem, é modelo de autenticidade, de simplicidade, de fraternidade: único que salva, liberta-nos do pecado, compromete-nos com sua obra (P.956).

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Metodologia de Jesus

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Metodologia Escolhe os apóstolos: Agrupa em torno de si alguns homens de diversas categorias especiais e políticas. Embora confusos e às vezes infiéis, eles sofrem o impacto do amor e do poder que ele irradia. São constituídos alicerces de sua Igreja.

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Metodologia Dá sua vida por nós e ressurge vitorioso: Conforme encontramos em Mt 28, 2-6; Mc 16,6; Lc 24,2-6 e 1Cor 15,3-7. Permanece entre nós: Jesus Cristo glorificado não se afastou de nós. Ele vive na sua Igreja – na Eucaristia: “Eu estarei convosco todos os dias” (Jo 6; Mt 28,20). Está presente entre os que se reúnem em seu nome.

QUEM É JESUS CRISTO? (Lc 4,16-22) Metodologia Envia-nos o Espírito Santo: Pentecostes é o grande começo. É o nascer comprometedor da Igreja. A Igreja será guiada pelo Espírito da Verdade. Agora a vida nova jorrará sem cessar para os que se aproximam da Verdade (Jo 16,13; Puebla 111-116). Nosso caminho para o Pai: Cristo mesmo se identificou como único caminho: “Eu sou o caminho...ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).

JESUS PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ Ele é a Palavra do Pai: Revela-nos Deus como Pai. Cristo é a imagem de Deus invisível (Cl 1,15) Como tal, é o sacramento primordial e radical do Pai: “Aquele que me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). Por Cristo, com Ele e Nele, passamos a participar da comunhão com Deus. Não há outro caminho que leve até o Pai. “Eu sou a porta” (Jo 10,7 e 9). “Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12).

JESUS PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ Vivendo pobremente, ensina-nos a descobrir o que é essencial na vida: “olhai os lírios, olhai as aves... procurai primeiro o Reino de Deus” (Mt 6,25-34). “Marta, Marta, você se preocupa com muitas coisas. Uma só é necessária: ouvir a Palavra de Cristo, vivendo na sua verdade” (Lc 10,38-42).

JESUS PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ O que Ele falou: 1) Falou sobre a vida: “Eu sou a ressurreição e a vida...” (Jo 11,25). 2) Falou sobre o dia-a-dia das pessoas e do povo. Pregou os valores que farão dos homens e mulheres irmãos e irmãs entre si e filhos e filhas de Deus que é Pai. Pregou o Reino de Deus. Não só o pregou, mas instaurou o Reino de Deus, onde Deus reina, onde o egoísmo é vencido pelo amor.

JESUS PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ 3) Revolucionou a mente das pessoa.s Mexeu com a vida de cada um. Exemplo: “Amai os vossos inimigos”; “fazei o bem aos que vos odeiam”; “É meu irmão, minha irmã quem faz a vontade do meu Pai.”; “Quem ama sua vida, perde-a”; “O maná não é o pão da vida: Eu sou o pão da vida...”

JESUS PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ 4) Insistiu que só a verdade é capaz de libertar a pessoa: “a verdade vos libertará.”; E diz mais: “mentira e falsidade não trazem felicidade para o homem e para a mulher: ai de vós sepulcros caiados...cegos, guiadores de cegos... Tendes ouvidos, mas não ouvis... Ladrões, minha casa é casa de oração... Não é a lei que salva, mas o amor... Vocês são a luz e o sal. Vocês são o fermento. Vocês são minhas testemunhas”.

JESUS, MODELO DOS MESTRES Ele era claro, preciso, objetivo; seu quadro negro era o chão, o giz – seu próprio dedo, usava como ilustração o que mais perto estava e à vista de todos: como uma árvore, a natureza uma criança. Tinha apenas duas turmas de alunos: os doze e a multidão. Sua sala de aula tinha por teto o céu e por banco a própria relva. Dava, às vezes, aulas particulares, como à Samaritana, aulas áudio-visuais, enquanto caminhava, aulas diurnas, noturnas, como a Nicodemos. Ensinava no mar e na terra firme, no monte ou em casa, no Templo ou caminhando. O esboço de suas aulas estava em Sua própria mente; preparava-o, preparando-se em Oração ao Pai. Incansável Mestre, seu tempo de ensinar era sempre.