Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
JAPÃO.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Geografia Japão e Oceania.
As formas de relevo Prof. Neno
Trabalho de Geografia.
Petróleo Surgimento do petróleo
Tóquio O futuro aqui, hoje !.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
O Ambiente para Investimentos no Brasil e o EPA Brasil-Japão
Japão Gigante do Oriente.
JAPÃO: A SUPERPOTÊNCIA DO ORIENTE
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Novos Países Industrializados
Distribuição da água no planeta Terra
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Atualidades de Geografia Professor : Célio Júnior
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
O Domínio da Tecnologia
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
Associação de Nações do Sudeste Asiático
JAPÃO.
Riscos e catástrofes.
Cordilheira do Himalaia
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Professor Luciano Henrique
Japão Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Nome: Matheus Rizzo Jordão Nº22 4º A
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Economia dos Estados Unidos da América
Blocos econômicos-APEC
Placas Tectônicas.
Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
América Central Aspectos naturais e povoamento.
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Vulcanismo Ana Karina Maduro N°04.
Geografia.
Patric Santana Silva nº 16
MÉXICO.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Ásia.
Professora de Geografia Col. Est. Eleodoro Ébano Pereira
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Professor Luiz Felipe Geografia
Ásia – Climas Profº Valdinei.
ÍNDIA.
Japão e Tigres asiáticos
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Japão : Aspectos Naturais
Petróleo.
Gay-Lussac Prof. José Victor
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
JAPÃO.
Professor Hudson de Paula
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
As principais formas de relevos terrestre
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Transcrição da apresentação:

Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do Sol Nascente".

O país é um arquipélago de 6 O país é um arquipélago de 6.852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji.

O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.

Geografia Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso com uma cordilheira no centro das ilhas principais, de forma que as pequenas planícies costeiras se tornam as áreas mais povoadas do país. A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o monte Fuji com 3.776 metros de altitude e seu ponto mais baixo fica no lago Hachirōgata, quatro metros abaixo do nível do mar.

Localizado no Círculo de fogo do Pacífico há oitenta vulcões ativos no país e os sismos são muito comuns, ocorrendo mil deles sensíveis por ano. A enorme quantidade de vulcões mostra que nas profundezas do arquipélago o solo é instável e cheio de energia. Isso faz com que o país esteja entre os que mais registram terremotos no mundo.

Ainda que uma ameaça, estes vulcões representam uma importante fonte de turismo. Regiões como Nikko, são famosas por suas primaveras quentes e pelo cenário de montanhas vulcânicas. Os rios japoneses são curtos e de águas ligeiras. Atingem o mar pouco depois de sua nascente nas montanhas acima e formam geralmente deltas em forma de leque.

O país sofre com a alta taxa de suicídio O país sofre com a alta taxa de suicídio. Em 2009, o número de suicídios ultrapassou 30 mil pessoas pelo décimo segundo ano seguido, sendo a principal causa de morte entre pessoas com menos de 30 anos de idade.

Economia Levando-se em conta seu produto interno bruto de 4,8 trilhões de dólares, o Japão é presentemente a segunda economia mundial e a terceira em relação à paridade do poder de compra o que ocorre basicamente em decorrência da cooperação entre o governo e a indústria, de uma profunda ética do trabalho, investimentos em alta tecnologia, redução de desperdício e reciclagem de materiais e de um orçamento relativamente baixo para a defesa.

Dentre as principais atividades industriais estão :

A informática

As exportações japonesas incluem equipamento de transporte, veículos motorizados, produtos eletroeletrônicos, maquinário industrial e produtos químicos. Os principais compradores do Japão são a China, os Estados Unidos, a Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong (em 2005).

Contudo, o Japão possui reduzidos recursos naturais para sustentar o crescimento econômico e por isso depende de outros países em relação a matérias-primas. Os países que mais vendem para o Japão são a China, os Estados Unidos, o Brasil, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, a Austrália, a Coréia do Sul e a Indonésia.

As principais importações do país são máquinas e equipamentos, combustíveis fósseis, produtos alimentícios (carne em particular), químicos, têxteis e matéria-prima para suas indústrias. O principal parceiro comercial do Japão é a China.

O maior banco do mundo está no Japão,

Ciência e tecnologia O Japão é uma das nações líderes nos campos da pesquisa científica, especialmente de tecnologia, maquinário e pesquisa biomédica. Cerca de 700.000 pesquisadores dividem um orçamento de 130 bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento, o terceiro maior do mundo.

Algumas das mais importantes contribuições tecnológicas do Japão são encontrados nas áreas de eletrônicos, automóveis, máquinas, engenharia sísmica, robótica industrial, óptica, química, semicondutores e metais. Japão é líder do mundo em produção e utilização de robótica.