TRABALHO DE CIÊNCIAS NOME:FELIPE Nº05 RENAN Nº18.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protozooses 3º EM Prof. José Renato.
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
As principais portas dos agentes infecciosos
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
nome:Maria Vitoria , Thais Santana e Tamiris
ÁGUA E SAÚDE.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Protozoário flagelado
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
Protozooses.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Vírus Márcia Regina Garcia.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
Doenças relacionadas à água
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.
Doença Diarréica.
PROTOZOOSES.
As bactérias.
GRIPE sempre deve ser combatida
Revisão para a Recuperação - Protozoários
Ascaridíase Vitor Alexandre.
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Doença Modo de transmissão Doença Modo de transmissão
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
O que é Influenza A(H1N1)?.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
conceitos e informações farmacêuticas
Doença de chagas.
Algas e Protozoários Reino Protista.
GRIPE A.
Biologia 2 Cap. 12 Doenças humanas causadas por protozoários
DDS sobre Leptospirose
MENINGITE.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Água e Saúde.
Características gerais
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Cuidado com o que vamos oferecer!
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Enfermeira: Denise Vicente
Tuberculose.
Febre Tifóide e Hanseníase
REINO PROTISTA.
Cólera.
Doença de Chagas.
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
INFECÇÃO HOSPITALAR.
Higiene e Prevenção de Doenças
Cuidados Preventivos: Assepsia e Controle de Infecções
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Protozoários e Protozooses
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CIÊNCIAS NOME:FELIPE Nº05 RENAN Nº18

CÓLERA A Cólera é uma enfermidade causada por um microorganismo cujo nome é Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano.

TRANSMISSÃO DA CÓLERA É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno. Esses últimos podem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

COQUELUCHE é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações - convulsões, pneumonias e encefalopatias - podem levar o indivíduo a óbito.

QUAL A TRANSMISSÃO Contato direto da pessoa doente com pessoa suscetível (gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou ao falar). A transmissão por objetos recém contaminados com secreções do doente é pouco frequente, visto a dificuldade do agente sobreviver fora do hospedeiro.

Qual é prevenção A vacina contra a coqueluche deve ser ministrada a partir do segundo mês de vida do bebê. Se a criança já vacinada eventualmente contrair a doença, ela se apresentará de forma bastante atenuada e, de modo geral será confundida com um simples resfriado acompanhado de tosse.

PREVENÇÃO DA CÓLERA Procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente de trabalho. - Não se esquecer de cuidados básicos da higiene pessoal como lavar as mãos após utilizar o banheiro. - Lavar as frutas e verduras em água corrente e deixá-las de molho em água com limão (1 limão para cada litro) ou cloro (10 gotas para 1 litro de água). - Ingerir somente água filtrada ou fervida. - Evitar contato direto com água de enchentes e alagamentos, uma vez que, esta, pode trazer, além da cólera, outras enfermidades como a leptospirose, hepatite, etc.

Oque é malaria A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles.

Qual a transmissão A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. A transmissão geralmente ocorre em regiões rurais e semi-rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias. Em cidades situadas em locais cuja altitude seja superior a 1500 metros, no entanto, o risco de aquisição de malária é pequeno. Os mosquitos têm maior atividade durante o período da noite, do crepúsculo ao amanhecer. Contaminam-se ao picar os portadores da doença, tornando-se o principal vetor de transmissão desta para outras pessoas.

Qual a prevenção Ainda não há uma vacina[5] eficaz contra a malária, havendo apenas estudos de alcance reduzido sobre testes de uma vacina sintética desenvolvida por Manuel Elkin Patarroyo em 1987. O Centro de Investigação de Saúde de Manhiça (CISM), instalado na vila de mesmo nome, próximo à Maputo, capital moçambicana, está envolvido na pesquisa para criação da vacina antimalária, juntamente com outros 11 centros de estudos da África. O CISM é o que está mais próximo de submeter à agências internacionais de medicamentos seus resultados, cujas pesquisas avançam na terceira etapa - de quatro - iniciada em agosto de 2009. O CISM desenvolve pesquisas de combate às chamadas doenças negligenciadas que afetam especialmente os países pobres e em desenvolvimento. [6]

Oque é chagas A doença de chagas (também conhecida por: chaguismo e mal de chagas) é um infecção causada por um protozoário chamado de cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi. A contaminação é feita através de insetos, tal como o barbeiro.

A transmissão Os modos de transmissão da doença de Chagas são os seguintes: * Através de vetor via fezes do barbeiro, a qual pode ser inoculada dentro da pele, mucosa dos olhos, nariz ou boca quando a picada do inseto é coçada. * Através de transfusão sanguínea ou transplante de órgão. * Da mãe para o bebê. * Pela ingestão de água ou comida contaminada.

A prevenção Basicamente, pela eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações.

Oque é micose Micoses são infecções incômodas e resistentes, causadas por aproximadamente 100 espécies diferentes de fungos, algumas vezes confundidas com alergias ou mesmo hanseníase. Alimentando-se de gordura e/ou queratina presentes no corpo, os fungos desenvolvem-se quando encontram situações propícias para tal, como alta umidade e calor; ou quando a imunidade da pessoa está comprometida. No primeiro caso, geralmente se trata de uma infecção superficial. No segundo, pode atingir órgãos internos, sendo então classificada como uma infecção profunda. Imunodeprimidos, como portadores do vírus da AIDS, ou mesmo pessoas internadas em UTIs estão mais propensas a adquiri-la.

Qual a transmissão Contato com animais de estimação Em chuveiros públicos Lava-pés de piscinas e saunas Ao andar descalço em pisos úmidos ou públicos Uso de toalhas compartilhadas ou mal-lavadas Equipamentos de uso comum (botas, luvas) Uso de roupas e calçados de outras pessoas Uso de alicates De cutículas, tesouras e lixas não-esterilizadas Contato com material contaminado em geral. Usando roupas umidas por tempo prolongado. uso de sapatos fechados

Qual a prevenção • Enxugar bem o corpo, após o banho. • Preferir usar roupas feitas com fibras naturais, como o algodão, já que ele não retém o suor; e calçados abertos, pelo mesmo motivo. • Usar luvas ao entrar em contato com o solo. • Não entrar em contato com lesões micóticas de animais ou pessoas infectadas. • Não utilizar roupas, toalhas, materiais de manicure, dentre outros, que não sejam de uso individual. • Evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos. • Cuidados especiais aos pacientes imunodeprimidos.