Pré - História Pré-história _do surgimento do Homem a invenção da escrita que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. É reconstituído e estudado por meio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A identidade do homem americano
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
O Debate Sobre a Pré-História
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
Alunos: Carlos Henrique;
Paleolítico.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Os primeiros habitantes da América
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
Professora Taiane História
A origem: Do universo e do homem.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
ARQUEOLOGIA.
Conteúdo de História – 6º ano
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Vestígios Arqueológicos
Descrever as características de cada período da pré-história.
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
Pré-História “Antes da escrita”:.
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
A Origem do ser humano.
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
História Contemporânea Séc. V d.C.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
DIVISÃO TEMPORAL DA HISTÓRIA
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA.
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
Unidade 1 A História antes da Escrita
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Pré - História Pré-história _do surgimento do Homem a invenção da escrita que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. É reconstituído e estudado por meio da antropologia, da arqueologia, da paleontologia. O termo pré-história mostra, a importância da escrita para a civilização ocidental.

Período paleolítico Conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré-histórico que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., Os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, até cerca de 10000 a.C. Eram nômades caçador-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo. Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior .

Período neolítico Também chamado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida). É o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.. Durante esse período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e da domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).

Idade dos metais Período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos. Matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), A metalurgia melhorou e se diversificou, atingindo o ferro, esse era usado principalmente para a fabricação de armas. As esculturas também foram bastante comuns no período e eram feitas de barro com moldes de cera. Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas civilizações da história da humanidade.

As primeiras comunidades - Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade para tornar-se sedentário. Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades. Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio. - Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.

- Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos. - Com o aumento da produção ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.

- Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional - Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade. - Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais.

O neolítico foi o período da pedra polida, na Pré- História. Foram criadas: - lanças com veneno e pedra polida; - arco e flecha; - tecelagem; - cabanas; - casas de barro; - barcos; - atrelagem de animal; - arado e roda.

Alunas: Ana Luisa I .Bertolli n°01 Cintia M. Trevisol n° 02 Paula G. Dobes n° 20 Lina Barbara n° 16

Idade dos Metais

Teoria Evolucionista Nós e todos os seres vivos somos produtos de uma ( Charles Darwin)

Primeiros organismos na água Anfíbios Répteis Big Bang Formação dos planetas Formação dos oceanos Primeiros organismos na água Anfíbios Répteis Primatas Macacos Elo Perdido Mamíferos Hominídeos Humanos

Teoria Criacionista Deus criou o Mundo e todos os seres vivos e nos fez semelhança a ele. ( Gêneses - Bíblia)

Pré-História no Brasil(Sítios Arqueológicos ) Trabalho de História. Pré-História no Brasil(Sítios Arqueológicos ) Alunas: Dayane Nayara Wellen Prof. Leandra 1ano E.M. “B”

· Ocupação da América ESTREITO DE BERING: SEPARA A SIBÉRIA (RÚSSIA) DO ALASCA (ESTADOS UNIDOS). · O FATO: O NÍVEL DAS ÁGUAS DO MAR BAIXOU, FORMANDO-SE UMA PONTE DE TERRA E GELO

). A PESQUISA DE NIÈDE GUIDON: DISCORDA DA HIPÓTESE DE BERING E DEFENDE QUE AS TRAVESSIAS FORAM REALIZADAS EM PERÍODO ANTERIOR. · SÃO RAIMUNDO NONATO: MUNICÍPIO DO PIAUÍ, ONDE SE ENCONTRA A GRUTA DO BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA (SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESCOBERTO POR NIÈDE GUIDON

Reconstituição em laboratório do busto de Luzia, nossa ancestral mais antiga

Caminho percorrido por nossos ancestrais segundo a pesquisadora Niéde Guidon

Vale dos Dinossauros. É um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo.Os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km de João Pessoa. Lá, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros Brasileiros, no fim do século XIX.

Pedra pintada. É uma formação rochosa considerada um sítio arqueológico encontrada no Estado de Roraima. Tem mais de 35 metros de altura e tem altitude de mais de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra encontra-se uma caverna na qual foram encontradas pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos. A pedra pintad

Lapa Vermelha. É um importante sítio arqueológico localizado na região de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais.Trata-se de um maciço calcário às margens de uma pequena lagoa. No penhasco existem quatro grutas, ou lapas, como são conhecidas na região. Foi na Lapa Vermelha IV, no município de Confins, que a missão arqueológica franco-brasileira liderada por Annette Laming-Emperaire descobriu nos anos 70 o crânio de Luzia.Com mais de 11 mil anos, ela é considerada carinhosamente como a primeira brasileira.

O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO DO BRASIL DO INTERIOR: PERTENCIAM A VÁRIAS CULTURAS. VIVIAM DA CAÇA, DA PESCA E DA COLETA DE FRUTOS. CONSTRUÍAM INSTRUMENTOS DE PEDRA E OSSO. ESTRUTURA BAIXA CABEÇA ALONGADA

DO LITORAL HABITAVAM O LITORAL DO ESPÍRITO SANTO ATÉ O RIO DE JANEIRO. ERAM SEMINÔMADES. TINHAM UNIDADE CULTURAL FORMAVAM SAMBAQUIS (MONTE DE RESTO DE ANIMAIS). ENTERRAVAM SEUS MORTOS. MORAVAM EM ALDEIAS (100 A 150 HABITANTES). VIVIAM DA COLETA, DA CAÇA E DA PESCA