A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1

2 A TEORIA DA ORIGEM DO HOMEM

3 Enquanto isso… no jardim do Éden…

4 AS PRIMEIRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
AS MAIS ANTIGAS FIGURAS FEITAS PELO SER HUMANO FORAM DESENHADAS EM PAREDES DE ROCHA, SOBRETUDO EM CAVERNAS.

5 A ARTE TEM ORIGEM NA PRÉ-HISTÓRIA
Marcelino Sanz de Sautuola MARIA

6 MONTES CANTÁBRICOS

7

8 CAVERNA DE ALTAMIRA=CAPELA SISTINA DA PRE-HISTÓRIA

9 RUPESTRE = ROCHA (DO LATIM RUPES)
AS REPRESENTAÇÕES FEITAS NAS CAVERNAS ERAM DE GRANDES ANIMAIS SELVAGENS, NA TENTATIVA DE TENTAR REPRODUZIR AS CAÇADAS DA FORMA MAIS REAL POSSÍVEL- NATURALISTA

10

11

12

13

14 JÁ FORAM ENCONTRADAS IMAGENS RUPESTRES EM DIVERSOS LUGARES, MAS AS MAIS ESTUDADAS SÃO AS DAS CAVERNAS DE: LASCAUX- FRANÇA

15 CHAUVET - FRANÇA

16 TASSILI – REGIÃO DO SAARA

17 SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUI - BRASIL

18 JÁ NOS DESENHOS DOS ANIMAIS O QUE CHAMA NOSSA ATENÇÃO É O NATURALISMO.

19 ENQUANTO OS BISÕES ERAM TEMIDOS PELOS HOMENS DA CAVERNA, OUTROS COMO AS RENAS E CAVALOS NÃO REPRESENTAVAM AMEAÇA ALGUMA.

20 MATERIAIS

21 MÃOS EM NEGATIVO

22 O SER HUMANO RETRATA A SI MESMO
PALEOLÍTICO NEOLÍTICO

23 O SER HUMANO NO NEOLÍTICO DESENVOLVEU TÉCNICAS COMO A TECELAGEM, A CERÂMICA E A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.

24 ALÉM DISSO O HOMEM NEOLÍTICO, COMO JÁ PRODUZIA FOGO,COMEÇOU A TRABALHAR NA FUNDIÇÃO DE METAIS.

25 E AS PINTURAS RUPESTRES REGISTRARAM ESSAS TRANSFORMAÇÕES.

26 ESSES MONUMENTOS PRÉ-HISTÓRICOS ERAM PEDRAS, CRAVADAS VERTICALMENTE NO SOLO, ÀS VEZES BASTANTE GRANDES (MEGALITO, DENOMINADO MENIR).

27 DOLMEN

28 OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS
OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS. ESTAS SÃO DENOMINAÇÕES CONHECIDO COMO STONEHENGE O MONUMENTO ERA UM CÍRCULO EXTERNO QUE MEDIA 86 METROS DE DIÂMETRO. O CÍRCULO INTERNO, COM PEDRAS MAIORES, DE 5 METROS DE ALTURA, CONTAVA 30 METROS EM SEU DIÂMETRO. POSSUÍA 30 BLOCOS VERTICAIS SOBRE OS QUAIS COLOCARAM-SE 30 BLOCOS HORIZONTAIS, FORMANDO UM ININTERRUPTO ANEL DE PEDRA. AINDA MAIS ALTO, SÃO OS CINCO PORTAIS QUE FORMAM A FERRADURA EXTERNA, COM CERCA DE NOVE METROS DE ALTURA E PERTO DE 15 TONELADAS.

29 A ARTE DA ESCULTURA E DA CERÂMICA
OS ARTISTAS PRÉ-HISTÓRICOS FAZIAM TAMBÉM ESCULTURA (PEDRA E METAL)QUE MOSTRAM SEU EMPENHO NA CRIAÇÃO DE OBJETOS E NA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA.

30 UMA DAS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES HUMANAS EM ESCULTURA É A FIGURA DE MULHER.
VÊNUS DE WILLENDORF

31 A vênus de Savignano foi descoberta em 1925 durante os trabalhos de construção de um edifício na vila de Savignano sul Panaro, na província de Módena (Itália).

32 VÊNUS= DEUSA DO AMOR, DA FERTILIDADE E DA BELEZA
VÊNUS DE MILO (SÉC. II A.C.) O NASCIMENTO DE VÊNUS, BOTTICELLI, 1485

33 A ARTE NO IDADE DOS METAIS (DE 6 MIL ANOS ATRÁS ATÉ O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA)
NO FINAL DO NEOLÍTICO, SURGE A METALURGIA, QUE DEU ORIGEM A MAIOR ESTRUTURAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA E CULMINOU COM O APARECIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES E DA ESCRITA. NA IDADE DOS METAIS, O SER HUMANO JÁ HAVIA DOMINADO A PRODUÇÃO DO FOGO. COM ISSO, O ARTISTA PÔDE COMEÇAR A TRABALHAR O METAL.

34 Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha
A IDADE DOS METAIS INSTRUMENTOS DE PEDRA SUBSTITUÍDOS POR METAL: COBRE, BRONZE E FERRO METALURGIA  ARTESANATO (ARADOS, ENXADAS E FOICES MAIS RESISTENTES) APERFEIÇOAMENTO DAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha

35 TÉCNICA DA CERA PERDIDA

36 TÉCNICA DA FORMA DE BARRO

37 A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
QUANDO FALAMOS EM NO INÍCIO DA HISTÓRIA DO BRASIL, EM GERAL VEM À MENTE O ANO DE 1500.

38 HOMEM NA AMÉRICA

39 MAS O “BRASIL” JÁ ERA HABITADO POR POVOS INDÍGENAS HAVIA MILHARES DE ANOS.
VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS: FRAGMENTOS DE OSSOS, OBJETOS, DESENHOS E PINTURAS GRAVADAS EM ROCHAS.

40

41

42 SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESDE 1970 VÁRIOS PESQUISADORES VEM TRABALHANDO EM SÃO RAIMUNDO NONATO.

43 Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Boqueirão da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. 4 A origem dos povos americanos

44 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL
PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, COM MAIS DE 250 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS (ENTRE ELES, O BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA) DATAÇÃO: CERCA DE 20 MIL ANOS ACHADOS: 30 MIL PINTURAS RUPESTRES ESTUDOS RECENTES: SEGUNDO A ARQUEÓLOGA NIÈDE GUIDON, OS RESTOS DE FOGUEIRAS ENCONTRADOS NOS SÍTIOS TÊM MAIS DE 50 MIL ANOS. Professor: a imagem não se encontra no módulo. Pintura rupestre em São Raimundo Nonato, Piauí

45 HÁ IMPORTANTES SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL

46 SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA
RORAIMA

47 SÍTIO ARQUEOLÓGICO PERUAÇU
MINAS GERAIS

48 SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SANTA
MINAS GERAIS

49 AS DUAS DESCOBERTAS DE LUZIA (A PRIMEIRA BRASILEIRA)

50


Carregar ppt "A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google