O misterioso supercontinente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Os agentes formadores e modificadores do relevo
O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados.
Colégio Marista Patos de Minas
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
TEMPO E CLIMA.
A Dinâmica da Litosfera
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Mudança GLOBAL 8º ano.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Águas Continentais.
Elementos e fatores climáticos
Os oceanos e os mares Planeta água..
Professora Fernanda Landim
GEOGRAFIA 8º ANO.
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Planeta Terra - Estruturas
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
Professor Luiz Felipe Geografia
Professora Carol/Geografia
BOM DIA.
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
CAPÍTULO 04 – O PLANETA POR DENTRO E POR FORA
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Dinâmica Interna da Terra.
Atmosfera, clima e tempo.
A Terra e seus fenômenos
Nome: Millena Gomes Nº 24 Profº Letícia Serie: 4º ano DF
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
Agentes Modeladores do Relevo
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
Dinâmica interna VideoVersion=290
Geografia Revisão.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Atmosfera.
DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
Teoria da Deriva dos Continentes
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

O misterioso supercontinente Esse supercontinente do futuro não é o primeiro e não será o último. Geólogos suspeitam que o movimento das massas de terra em nosso planeta é cíclico e que a cada 500 ou 700 milhões de anos elas se juntam. Esse ciclo é três vezes mais longo do que o tempo gasto pelo nosso Sistema Solar para orbitar o centro da galáxia. Isto posto, resta saber o que rege esse fenômeno, e como a vida será na próxima vez que os continentes se encontrarem.

Movimentação dos continentes Os continentes se movem graças à circulação do manto terrestre sob as sete grandes placas tectônicas. Quando elas se encontram, uma placa é forçada a ficar sob a outra, em um processo chamado subducção. Ele separa a crosta do outro lado da placa, permitindo que novas camadas de magma cheguem à superfície para preencher a lacuna. Esse processo faz com que a crosta oceânica seja constantemente criada e destruída. Como os continentes são feitos de rocha menos densa do que aquela mais pesada e mais fina da crosta oceânica, que forma o chão marinho, eles passam acima do manto e escapam da subducção. Como resultado de tudo isso, os continentes mantêm sua forma por centenas de milhões de anos enquanto deslizam vagarosamente pelo planeta. Entretanto, as massas de terra acima da água do mar colidem sempre. E, às vezes, juntam-se para formar um supercontinente.

Continentes podem se juntar Há duas maneiras de os continentes como os conhecemos se juntarem. Se o Oceano Atlântico continuar a se expandir, as Américas em algum momento irão trombar com a Ásia. Por outro lado, uma zona de subducção pode se abrir no Atlântico e trazer o solo marinho de volta, forçando a Europa e a América a ficarem juntas novamente. Isso, essencialmente, recriaria a Pangéia. "Em Pangéia, as latitudes tropicais poderiam ser bem quentes, talvez acima de 44°C. Latitudes medianas teriam verões muito quentes e invernos muito frios, com temperaturas chegando a 20°C ou 30°C negativos, com muita neve", diz Valdes. "Tudo derreteria nos verões seguintes, causando grandes inundações." Apesar disso, vastas áreas no interior ficariam secas, porque as nuvens de chuva não teriam como avançar para terras mais internas. Em climas tão extremos, apenas uma pequena porção do supercontinente seria capaz de sustentar formas de vida. Em Pangéia, segundo Valdes, as terras com melhores condições ficavam em uma zona estreita logo depois dos trópicos. A vastidão do supercontinente futuro também provocará climas extremos. Monções se formarão por causa das diferenças de temperatura entre terra e oceano. "Se você tem uma grande massa de terra, ela aquece e estimula uma megamonção", diz Valdes. .

Trabalho de português Nome:Victor, Amanda, Rafael, Alessandra, Fabiana, Liandra e Patrícia. Prof: Claudenice Ano:8 a