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GEOGRAFIA 8º ANO
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REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Regionalizar: dividir um espaço em regiões. Região: parte de um todo. Possui traços comuns. Toda regionalização depende dos objetivos (Para quê?) Cada objetivo leva a uma regionalização diferente, pois os critérios poderão variar.
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EXEMPLOS (regionalização)
Objetivo: Para melhor estudar ou compreender um espaço. Critério: físico ( é uma opção) Objetivo: Desenvolver áreas mais pobres. Critério: econômico (identificando áreas ricas e pobres)
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Mundo (ver GEOATLAS) (identificação: 4 massas continentais; critério físico)
Velho Mundo: Ásia, Europa e África (57%). Novo Mundo (Novo Continente): continente americano (28%). Novíssimo Mundo (Novíssimo Continente ou Oceania): Austrália e uma série de ilhas (6%). Continente Antártico: 9% das terras do planeta.
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CONTINENTES (ver GEOATLAS) (critério: histórico-cultural)
Europa Ásia África América Oceania Antártida
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ORIGEM DOS CONTINENTES
Pangeia e Panthalassa (200 milhões anos). Teoria da Deriva Continental (1912 – Alfred Wegner). Teoria da Expansão do Fundos Oceânicos (1960 – Harry Hess). Teoria da Tectônica de Placas (1968)
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ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
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CROSTA (continental e oceânica)
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Correntes de convecção do manto
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PLACAS TECTÔNICAS (GEOATLAS)
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ZONAS SÍSMICAS E VULCÕES
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Placas Tectônicas e Magma
Placas Tectônicas: são grandes blocos rochosos, de diferentes tamanhos e formas, que compõem a crosta terrestre e se movimentam constantemente sobre o manto. Magma: material ou rocha fundida existente no manto da Terra (denomina-se lava: ao sair na superfície – erupção vulcânica).
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TECTONISMO (movimentos lentos e prolongados que ocorrem no interior da crosta terrestre, provocando deformações)
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DOBRAMENTOS
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DOBRAS
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ENCONTRO DE PLACAS
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