Fábula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(O trabalho com narrativas fabulísticas)
Advertisements

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
CONTO Professora: Josiane.
Fábulas: considerações sobre o gênero
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
OBJETIVOS COMENTAR A BASE HUMANÍSTICA DO PENSAMENTO GREGO
O Surgimento da Filosofia
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
PROJETO REPRESENTATIVIDADE
Literatura Informativa
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
PRINCIPAIS FABULISTAS
TEMA DA AULA.
Cícero paulino dos santos costa
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
AS FÁBULAS.
Literatura oral e tradicional
A Fábula A Fábula é uma narrativa alegórica, geralmente curta, em prosa ou verso, na qual animais irracionais têm atos e atributos de seres humanos em.
Escola de Bichos Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Se reuniram e começaram a escolher as disciplinas. O pássaro insistiu para que.
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
No mês de Setembro comemoramos o
PAIDÉIA.
Gênero Textual: Redação Nº 4 Fábula.
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
MITOLOGIA GREGA.
Introdução aos gêneros literários
Mesopotâmia Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP Brasil A importância da História da Ciência para o ensino das humanidades: um estudo de caso da literatura.
Filosofia, retórica e democracia
Fábula Prof. Bianca.
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
Cap. IV Gênero dramático
Monteiro Lobato Algumas observações.
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
O QUE É FILOSOFIA ?.
Redação Fábula e apólogo Eduardo Batista.
Introdução à Filosofia
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
Gêneros Teatrais.
FILOSOFIA.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Grécia - Cultura.
Prof. Ricardo Filosofia
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Características dos contos e das fábulas
FILOSOFIA.
Crônica Professora Raysa.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Porta-Viagens As fábulas.
O sapo e a rosa.
Professor Jardson Brito
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Literatura oral e tradicional
RACIONALIDADE A Racionalidade é a principal característica humana, no entanto a sua dimensão social e história são tão ou mais importantes. Somos produto.
Introdução CLARICE LISPECTOR FOI LANÇADO EM 1971 REÚNE 25 TEXTOS AO TODO TRATAM DE TEMAS DIVERSOS, TAIS COMO A INFÂNCIA, A ADOLESCÊNCIA, A FAMÍLIA, O.
Era uma vez… A LENDA Narrativa na qual se misturam realidade e ficção. A finalidade da história narrada é apresentar uma explicação sobre um facto real.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
COLEGIO DINÂMICO (letra tamanho 18) MARIA TEREZA DE RAMOS COUTO (letra tamanho 14) A literatura infantil de Monteiro Lobato (letra tamanho 18 em negrito)
MONTEIRO LOBATO SIMONE RODRIGUES DE OLIVEIRA. MONTEIRO LOBATO.
História.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Fábula.
TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL
Transcrição da apresentação:

Fábula

A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de carácter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano

Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático

Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.

A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontraine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento.

As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com: George Orwell, com sua "Revolução dos Bichos" (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política). As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com: .

Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato (que escreveu um livro infantil sobre o assunto) e outros.

Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros.